Fora de Série

Twin Peaks

 

Esta semana estou de regresso com uma série de culto dos anos 90, Twin Peaks que se tornou numa série famosa tanto nacional como internacionalmente arrastando uma legião de fãs.

 

Apresentação

 

Muito do que conhecemos de Lynch surge nesta série, ele explora de uma forma soberba os gaps entre a “suposta” respeitabilidade numa pequena cidade e as camadas de vida inerentes a esta. Cada personagem da cidade tem uma vida dupla que nos é dada a conhecer ao longo da série, à medida que esta vai progredindo vamos conhecendo o lado negro das vidas inocentes. Esta série marca o futuro de Lynch enquanto realizador que não tem um estilo próprio mas acaba por conseguir juntar aqui o tom e a premissa do sobrenatural dos filmes de terror ao mesmo tempo que nos mostra o típico soap opera americano com os enredos pessoais das personagens. Em suma a série reúne humor negro com uma ponta de surrealismo típica do autor.

Sinopse

Twin Peaks foi uma série que surgiu nos anos 90 criada por David Lynch. A série acompanha a investigação liderada pelo agente do FBI Dale Cooper (Kyle Machlachlan) ao assassinato brutal de uma popular adolescente Laura Palmer (Sheryl Lee). A série decorre em 1989 e cada episódio corresponde a um dia.

 

Personagens

 

Laura Palmer (Sheryl Lee) – A sua morte é o catalisador de toda a série, ela é a filha adorada, voluntária num restaurante, foi a rainha do Liceu, e era (aparentemente) a menina dos papás, Sarah e Leland. Contudo Laura tem uma vida dupla – abusava da cocaína, vítima de abuso sexual e trabalhou num casino/bordel na fronteira com o Canadá. Oficialmente namorava com Bobby Briggs (capitão da equipa de futebol) mas mantinha uma relação com James Hurley. Mantinha ainda relações de cariz sexual com outros moradores de Twin Peaks como Ben Horne e o dealer Leo Johson. A descoberta do seu corpo faz com que entre em cena o Agente Dale Cooper. Aparece nos sonhos deste para lhe dar pistas relativamente ao seu assassino.

 

Killer BOB (BOB) – é uma entidade demoníaca que se alimenta do medo e do prazer. Possui os seres humanos e comete actos de violação e assassínio de modo a poder alimentar-se das suas vítimas.

 

Leland Palmer (Ray Wise) – Advogado cujo principal cliente é Ben Horne. Conhecido e respeitado na cidade de Twin Peaks. Juntamente com a mulher e a filha formam a família perfeita. Quando Laura é assassinada, Leland vai-se abaixo e tem um esgotamento nervoso inclusive durante o funeral da filha atira-se para a campa. Fica completamente instável psicologicamente.

 

 

Dale Cooper (Kyle MacLachlan) – Agente Especial do FBI, ele é o protagonista da série que decorre em 1989. Vai investigar a morte da popular estudante de Liceu, Laura Palmer acabando por se apaixonar pela cidade e acaba por criar laços com a comunidade. Cheio de maneirismos, com senso de humor. Tem uma paixão por tarte de cereja e café. Tem ainda por hábito gravar observações e pensamentos relacionados com o caso que está a investigar para uma mulher misteriosa chamada Diane.

 

 

Madeleine “Maddy” Ferguson (Sheryl Lee) – Surge na história para ajudar os tios a superarem a morte de Laura. Parece mais velha que Laura, de resto é em tudo idêntica, excepto o cabelo escuro e os óculos. Fazia passar-se por irmã de Laura. Apesar das semelhanças, a doce e inocente Maddy nada tem a ver com Laura cuja vida pessoal se baseia em sexo e enganos. Maddy tem premonições que incluem Bob tal como Laura tinha e a sua mãe. Torna-se amiga de Donna Hayward e James Hurley para ajudar a investigar a morte da prima. Começa a tornar-se igual a Laura ao longo da segunda temporada. É morta por Leland Palmer (que está possuído por Bob) numa recriação do assassinato de Laura. A morte dela leva à prisão de Leland.

 

 

Donna Hayward (Lara Flynn Boyle) – Melhor amiga de Laura e depois da sua morte vai fazer tudo para saber quem a matou e porquê, com a ajuda de Madeleine Ferguson e de James Hurley (ex de Laura), novo amor de Donna. O pai dela é o médico da cidade. Vive com sentimentos de culpa por namorar com James mas quando Maddie morre, ela e James separam-se. Tem um fugaz relacionamento com Harold Smith que acaba mal quando tenta roubar-lhe o diário secreto de Laura pois este acaba por suicidar-se.

 

 

Benjamin Joseph Horne (Richard Beymer) – é o tipico cidadão rico da cidade, Horne é um dos poucos que não parou no tempo, é um homem de negócios à antiga cujo único desejo na vida é ganhar dinheiro. Tem um lado obscuro que acaba por ser bom e revelá-lo como um ser humano sozinho, deprimido e desapontado com a família e o modo como a vida lhe correu. É um dos suspeitos da morte de Laura mas acaba por ficar provado ser inocente.

 

 

Leo Johnson (Eric Da Re) – Leo é camionista e dealer do mundo da droga. Conhece os irmãos Renault e transporta droga através da fronteira com o Canadá. É casado com Shelly que é empregada num restaurante da cidade e bate-lhe frequentemente. Tem uma relação de cariz sexual com Laura e chega a ser considerado suspeito da sua morte. Estava presente na noite em que Laura é morta por Killer Bob. É contratado por Ben para deitar fogo a um armazém com Catherine Martell lá dentro para poder comprar o terreno. Tenta matar também a mulher Shelly mas é mal sucedido. Fica em estado vegetativo na segunda temporada. No final da série é apanhado por Windom Earl que o torna escravo através de um colar e que o submete a tortura. Acaba por ser abandonado por Earl com uma caixa de tarântulas na cabeça que pode ser libertada a qualquer momento.

 

Windom Earle (Kenneth Welsh) – antigo agente do FBI e melhor amigo de Dale Cooper. É um génio e mestre na arte do disfarce e versado em esoterismo. Earl matou a mulher Caroline, que era o amor da vida de Cooper. Tem um fascínio pelo “Black Lodge” cujos segredos quer desvendar bem como a magia negra inerente a esta. É obcecado com xadrez e decide usar a metáfora quando começa a usar as pessoas como peças do jogo. Escolhe Annie Blackburn como “rainha” e leva-a até ao “Black Lodge”. É morto por BOB quando tenta tirar a alma a Cooper.

 

Jacques Renault – Croupier canadiano, mexe-se no mundo da droga e teve uma relação de cariz sexual com Laura Palmer.

Bernard Renault – mais novo dos irmãos, passa droga na fronteira com o Canadá.

Jean Renault – mais velho dos irmãos e o mais perigoso, veterano no mundo do crime e agente de seguros.

 

Ronette Pulaski – antiga empregada de Ben, estava com Laura na noite em que esta morreu.

 

The Giant (Carel Struycken) – aparece a Cooper nas suas visões, depois de este ter levado um tiro no seu hotel. Dá as pistas para que Cooper descubra quem matou Laura Palmer. Avisa Cooper para que Annie não entre no concurso Miss Twin Peaks. Parece benevolente mas não é.

 

The Man from Another Place (Michael J. Anderson) – habitante do “Black Lodge”, habitado por demónios. Dá as pistas para que Cooper apanhe BOB. Aparece inicialmente num sonho de Cooper, como anão num fato vermelho.

 

Primeira Temporada

Na manhã do dia 24 de Fevereiro, na cidade de Twin Peaks, Pete Martell descobre um cadáver completamente despido enrolado em plástico transparente na beira de um rio. Com a chegada do xerife descobre-se que o corpo é o de Laura Palmer, a rainha da cidade. A notícia da sua morte espalha-se pela cidade rapidamente, desde os moradores aos amigos e família dela. Entretanto é encontrada uma outra rapariga, Ronette Pulaski, a vaguear pela estrada completamente ferida. A partir daqui entra em cena Dale Cooper para investigar, o seu exame ao corpo de Laura revela um “R” escrito debaixo da unha dela. Numa reunião da cidade Cooper informa que a morte de Laura corresponde ao modus operandi de um assassino que matou outra rapariga em Washington e que esse assassino vive em Twin Peaks. A investigação de Cooper rapidamente revela que Laura tinha uma vida dupla, enganava o namorado e prostituía-se com a ajuda de Leo Johnson que era camionista e Jacques Renault que era dealer. Para além disso Laura era completamente viciada em cocaína.

 

A morte de Laura desencadeia reacções variadas na cidade, o pai dela Leland Palmer, que é advogado tem um esgotamento nervoso. A melhor amiga, Donna Hayward, começa uma relação com James Hurley e com a ajuda de uma prima de Laura começa a investigar o psiquiatra desta, Dr. Lawrence Jacoby que tinha uma clara obsessão por ela. Acaba por ser inocente mas é atacado num parque e hospitalizado sem qualquer memória do incidente. Ben Horne, o homem mais rico de Twin Peaks, planeia destruir o moinho da cidade e matar o seu dono Josie Packard e a amante deste Catherine Martell, para poder comprar o terreno a preço reduzido e iniciar um novo projeto. A filha deste apaixona-se entretanto por Cooper e começa a espiar a cidade para poder ter a atenção deste e ajudá-lo na morte de Laura. Cooper questiona todos e acaba por descobrir uma ligação a Renault e decide segui-lo por achar que ele é o assassino, confronta-o com as descobertas feitas. Renault leva um tiro quando é preso e em seguida é hospitalizado. O pai de Laura, depois de saber da sua prisão, entra no hospital e mata-o. Ao voltar para casa Cooper leva um tiro de um homem com uma máscara acabando assim a temporada.

Segunda Temporada

Depois de Cooper levar um tiro fica semi-consciente e acaba por experienciar uma visão com um gigante que lhe revela pistas relativamente ao assassino de Laura e tira o anel de Cooper prometendo devolver quando ele perceber as premonições. Catherine Martell sobrevive ao incêndio mas finge a própria morte para se vingar de Ben. Leland Palmer envelhece da noite para o dia e regressa ao trabalho depois da morte de Renault. Entretanto é descoberto o diário de Laura através de Dana. No diário Laura revela que Bob, um amigo do pai, abusava sexualmente dela e que ela mergulhou no mundo das drogas como escape. Cooper investiga os amigos e associados de Leland. Bem Horne acaba por confessar que estava a ter um romance com Laura mas que jamais a mataria porque estava apaixonado por ela.

Maddy Ferguson é mais tarde encontrada morta e envolvida em plástico e pele de animais que havia no escritório de Ben, este é preso pelo assassinato de Laura e visitado por Catherine, que lhe diz que pode ilibá-lo das acusações porque estava com ele na noite em que Laura morreu. Cooper reúne os suspeitos porque está convencido que vai “receber” um sinal e identificar o assassino. Leland Palmer acaba por ser o corpo em que Bob encarnava para poder matar, logo Palmer é o assassino da filha e de Maddy. Bob confessa todos os crimes e acaba por fazer com que Leland Palmer se suicide. Morre nos braços de Cooper mas confessa que Bob sempre o possuiu desde criança e pede perdão reencontrando-se com a filha no Além.

Com a investigação concluída, Cooper decide abandonar Twin Peaks mas acaba por ser tramado por tráfico de droga por Renault e suspenso do FBI. Renault culpa Cooper da morte do irmão Jacques. Jean é morto num tiroteio com a polícia e Cooper fica ilibado das acusações, entretanto um antigo colega de Cooper do FBI, Windom Earl, volta a Twin Peaks para entrar num jogo mortal de xadrez com Cooper, em que cada peça que este consiga morre alguém. Cooper envolveu-se no passado com Caroline, esposa de Earl (que estava num programa de protecção), Earl matou-a, cortou Cooper com uma faca e foi internado numa instituição psiquiátrica. Escapa e vem para Twin Peaks para ter a sua vingança.

Cooper continua a investigação sobre Bob e as suas reencarnações e acaba por descobrir que na floresta existe dois sítios místicos, o “White Lodge” e o “Black Lodge”, sítios extra dimensionais numa clara analogia ao Céu e ao Inferno cujos portões se situam na floresta. Cooper percebe que Bob, o Gigante e o Homem do outro Mundo vêm de lá. Cooper apaixona-se por Annie Blackburn que ganha o concurso de Miss Twin Peaks que é por sua vez raptada por Windom Earl que quer o poder do “Black Lodge”. Cooper segue Earl e Annie e acaba por ver o espírito de Laura que lhe dá profecias do futuro demonstrando assim o poder do “Black Lodge” através de leis que desafiam o tempo e espaço. Revê ainda Maddy e Leland Palmer e encontra Annie com Earl. Cooper dá a sua alma por Annie e Earl mata-o. Bob aparece e reverte o tempo fazendo com que Cooper volte à vida, Bob mata Earl e tira-lha a alma. Dias depois Cooper e Annie são encontrados na floresta pelo xerife. Annie é hospitalizada, as feridas de Cooper são ligeiras e tratadas no hotel. Cooper pergunta por Annie e diz que vai lavar os dentes. Quando entra na casa de banho e olha ao espelho, o reflexo mostra um Cooper no qual Bob encarnou. Ele bate com a cabeça no espelho e com um riso maníaco pergunta repetidamente por Annie acabando assim a série com um mistério por resolver.

 

Porque não posso perder esta série?

Porque todo o enredo é pensado de uma forma brilhante e o universo David Lynch é completamente twisted. Todos os episódios têm uma carga surreal mas altamente bem formada e um argumento soberbo a meu ver…

 

Onde posso ver?

Existem as duas temporadas em DVD.

  • Ana Cláudia Oliveira

    Grande Série!

  • TaniaM

    Eu era viciada!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close