fbpx

«Seinfeld»

David Ferreira
3 min leitura

Fora De Série2012

Esta semana o Fora de Série é sobre uma das míticas séries dos anos 90, ou não estivesse a falar de Seinfeld.

Protagonizada por Jerry Seinfeld – o mesmo nome da sua personagem da série. Seinfeld é um humorista que faz stand up, e que, na série, utiliza os factos do seu dia-a-dia como alvos do humor nos seus espectáculos. Juntamente com ele, George Costanza (Jason Alexander), o seu melhor amigo; Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus), a ex-namorada que agora é amiga e Cosmo Kramer (Michael Richards), o vizinho “marado” de Seinfeld.

Antes de dar a minha opinião sobre a série em si, é preciso dizer o que despertou o interesse de um jovem de 21 anos numa série com 23 e da qual não se lembra de ouvir falar sequer quando era mais novo. Fui levado por completo pelas primeiras críticas a Friends, em que se dizia que esta era uma wanna be Seinfeld sem o chegar a ser, por muito por causa do estilo mais corriqueiro e não tanto com aquele ritmo que as séries americanas habitualmente têm. Como grande fã que sou, nada mais podia fazer que ver, assim que possível, Seinfeld para confirmar (ou não) a alegada cópia (sim, sei que passado um tempo, os críticos de Friends os críticas mudaram de opinião).

Sobre Seinfeld, ainda vou a meio da primeira temporada mas desde já digo que de Friends – que estreou depois desta – só tem mesmo o café (assim como Cheers também tinha, e não me lembro do espaço bar tenha sido “privatizado” por um programa). A série, apesar de datada em algumas observações de Jerry – exemplo das duas mulheres no supermercado (hoje em vez de cheque seria mais o cartão de crédito/débito) -, há mesmo muita coisa que se passasse hoje, continuaria a ser atual. Isto é das boas coisas do humor bem feito: a intemporalidade. E para essa intemporalidade tem um nome: Jerry Seinfeld, uma das grandes mentes que passaram pelo panorama televisivo mundial.

Na próxima semana, o Fora de Série estará de regresso com uma nova série.

Moderador do fórum e designer