fbpx

Luther

A Televisão
3 min leitura

Luther é uma série policial transmitida pelo canal  de televisão britânico BBC que nos leva a seguir a história do brilhante (embora perturbado) detective John Luther (Idris Elba) e dos seus métodos implacáveis para apanhar serial killers, bem como a sua luta pessoal para reconquistar a ex-mulher, que ainda ama apaixonadamente ou para esquecê-la. Recheada de bons momentos de acção, cheios de suspense e tensão, Luther é a série ideal, para quem gosta de policiais rápidos e inteligentes.

Luther é o protótipo do detective, bruto e brutal, profundo, exalando uma aura de mistério, o que de imediato torna a série muito mais intensa e apetecível do que 24 ou mesmo Missão Impossível.

Luther tem um ritmo mais rápido e alucinante, quase não dando tempo ao telespectador de pensar, uma vez que o próprio detective em causa é obcecado com os seus casos e não tem o menor pudor em esticar todos os limites para os resolver, mesmo que isso signifique fazer quase as mesmas coisas que as pessoas que tenta deter.

Luther é mais uma série psicológica, que tenta penetrar no interior das mentes assassinas de cada episódio, desvendando as suas motivações e verdadeiras intenções.

O Melhor

A relação de Luther com a vilã da série, Alice (Ruth Wilson) uma assassina fria e calculista, que matou os pais,  tanto ou mais inteligente do que Luther, e que este não tem meios de provar a sua culpa no caso, desenvolvendo-se uma ligação de quase amizade entre ambos. Esta ambiguidade bom/mau que centra a série dá-lhe o seu tom de diferença, interpretado brilhantemente por estes dois actores.

As brilhantes actuações de todo o elenco (principal e secundário) que tornam esta série britânica muito superior a qualquer uma americana do género.

A melhorar

Os clichés dos casos a resolver que por vezes tornam os episódios uma linha de montagem por vezes demasiado densa e repetitiva.

Infelizmente, muitos casos perdem toda a sua veracidade, tornando-se alguns até hilariantes. É esta oscilação constante de casos bons (que nos levam a apanhar sustos valentes) e maus que fazem a série cair em descrédito.

Contudo, Luther acaba por se um thriller psicológico inovador neste género de séries policiais, mais subtil e realista, tornando-se mais viciante do qualquer um dos anteriores.

Acaba por prender a atenção do telespectador pelo enredo magistral (a cargo de Neil Cross), tornando a série num poderoso e vendável produto de tv.

Siga-me:
Redactor.