fbpx

Legend of the Seeker

Diana Casanova
11 min leitura

Fora de Série é um novo espaço do TV Universo a cargo de Diana Casanova, Jorge Pontes, Mónica Guimarães e Tânia Martins. Aqui vamos analisar as séries do momento, mas também recordar séries que já terminaram. Pretendemos que este espaço seja dinâmico, pelo que desafiamos todos os nossos leitores a opinar sobre cada uma das produções analisadas em cada crónica, bem como estamos receptivos a sugestões de mais séries para aqui serem abordadas.

Avancemos de imediato para a primeira série em análise. Hoje vamos até Midlands, o universo de fantasia da série Legend of the Seeker (A Lenda do Guerreiro), uma produção muito cuidada e que merece ser vista, com a marca Disney/ABC.

Baseada nos livros Sword of Truth (Espada da Verdade) de Terry Goodkind, a série conta a história de Richard Cypher (Craig Horner), um homem simples que quando inesperadamente se encontra com Kahlan Amnell (Bridget Regan) descobre que afinal é dele que depende o futuro do mundo, pois é o verdadeiro Seeker (Guerreiro) que tem o poder para derrotar Darken Rahl (Craig Parker) – um terrível tirano que comanda D’Hara. Para tal, Richard conta com a ajuda não só de Kahlan Amnell, mas também de Zeddicus Z’ul Zorander (Bruce Spence) e mais tarde, no decorrer da segunda temporada, de Cara Manson (Tabrett Bethell). São estes os seus aliados nesta luta para derrotar o mal.

Conheça agora o trailer desta série, referente à 1ª Temporada.

 {youtube}VYuNvus-0-M{/youtube} 

Quem é quem?

  • Richard Cypher (Craid Horner)

É um homem humilde que vive em Hartland. Um simples guia florestal cuja vida muda completamente assim que encontra Kahlan Amnell. Iniciando uma caminhada para cumprir a profecia que diz que conseguirá derrotar o tirano de D’Hara (Darken Rahl), esta sua luta será conduzida com base nos seus valores: humildade, coragem, sentido de justiça e até alguma ingenuidade, pois trata-se de um mundo que ele não conhece, incluindo a magia que tem dentro de si e aquela que é utilizada pelos seus companheiros de viagem (Kahlan e Zedd). Neste sentido, será uma caminhada de descoberta e aprendizagem contínua, em que terá de lidar com terríveis males e perigos, contando com a ajuda e experiência de Zedd e Kahlan.

 

  • Kahlan Amnell (Bridget Regan)

É uma Confessora, o que significa que com um simples toque consegue fazer com que qualquer pessoa faça a sua vontade, nutrindo por si um amor incondicional que só termina com a morte da Confessora. Essencialmente, os confessados deixam de viver por si e passam a viver para a sua Confessora. Este seu poder fez com que a maioria das pessoas tenha um enorme medo dela, do seu olhar, do seu toque. Todos receiam “perder-se” para sempre. No entanto, Kahlan, como as outras Confessoras, exercem este poder para descobrir a verdade, desvendar crimes e como defesa própria. Kahlan é uma personagem muito rica, constantemente dividida entre o seu dever e o amor, demonstrando a sua força, coragem, mas também compaixão e sentido de justiça.

 

  • Zeddicus Z’ul Zorander (Bruce Spence)

É um feiticeiro que se encarregou e encarrega de guiar e orientar Richard, tendo sempre sabido que se tratava de um rapaz especial. Foi Zedd que o salvou em criança quando Darken Rahl o tentou raptar, com vista a aproveitar-se do dom de Richard. Zedd acrescenta sabedoria e experiência a este grupo, mas também uma vertente mais cómica, sendo que tem um apetite insaciável. Por outro lado, também é um pouco mais céptico em relação ao sentido de justiça que ambos (Richard e Kahlan) têm, pois percebe que nem sempre se pode salvar todos, nem sempre se consegue ser justo. É essa experiência que procura passar para os seus parceiros mais novos.

 

  • Darken Rahl (Craig Parker)

É o temível líder de D’Hara que procura alargar o seu império, baseado numa cultura de medo e repressão. Para tal procura derrotar o Seeker, pois o povo considera a sua existência um motivo de esperança e uma motivação para que lutem contra este tirano. Darken Rahl receia também que a profecia que afirma que será derrotado por este terá de ser contrariada. Por outro lado, este também deseja deter o poder de Confissão, para de forma mais fácil conseguir controlar o seu povo. Nesse sentido, também deseja capturar Kahlan Amnell por forma a “extrair-lhe” esse poder ou simplesmente dar-lhe filhos Confessores.

 

 

  • Cara Manson (Tabrett Bethell)

Cara apenas se junta ao grupo no final da primeira temporada, sendo uma personagem permanente na segunda. Trata-se de uma Mord-Sith, cujos poderes estão num Agiel, que faz sofrer qualquer pessoa que lhe toque. As suas principais características são força, coragem e lealdade, mas ao juntar-se a Richard, Kahlan e Zedd começa uma caminhada de volta à sua “humanidade” após ter sofrido horrores que a fizeram ficar (quase) insensível a todos os níveis e com uma ânsia de matar e infringir sofrimento nas pessoas enorme. Por outro lado, estas suas características também fazem dela uma personagem muito cómica, que com a sua integração na série veio adicionar uma nova dinâmica ao anterior trio, questionando muitos dos seus métodos.

Porque não devo perder esta série?

Legend of the Seeker retrata um mundo de fantasia de forma magistral. Essencialmente, é uma lufada de ar fresco numa televisão em que predominam séries policiais e médicas.

Em termos de representação está muito conseguida, destacando-se os actores principais, quase desconhecidos, e a química que nutrem entre si. Contudo, também pudemos apreciar participações especiais de alguns actores consagrados, como Charisma Carpenter (Xena) ou Keisha Castle-Hughes (nomeada para um Óscar).

O trailer que vos apresentámos anteriormente permite-nos ter uma ideia dos cenários absolutamente incríveis que servem de pano de fundo a esta história épica. Aliada a isto está uma combinação de aventura, romance, mistério, magia, humor e até uma lição de vida bastante interessante. É sem dúvida uma série para ser vista por toda a família ou não tivesse sob a chancela Disney.

O que podia ser melhorado?

Eu diria que há muito pouco a ser melhorado com excepção da escrita, em que por vezes ocorrem algumas inconsistências entre episódios, sendo que o facto de se tratar de uma série em que a magia e o sobrenatural predomina não é justificação para toda e qualquer modificação ou criação mais estapafúrdia, existindo vários episódios em realidades alternativas, perdendo um pouco a sequência da história.

Onde posso ver?

Sábados, às 19h15

Quartas-feiras, às 21h15

Quintas-feiras, às 15h05

Onde comprar?

Para já, a série apenas se encontra disponível no estrangeiro, em sites como Amazon, sendo que será lançada num futuro muito próximo uma edição região 2, aquela que é possível ser reproduzida na maioria dos leitores de DVD europeus.

Curiosidades:

Vamos terminar a crónica com algumas curiosidades acerca de Legend of the Seeker.

  • A série foi gravada na Nova Zelândia e conta com Sam Raimi (Homem-Aranha) bem como Rob Tapert como produtores, tendo sido ambos responsáveis pelas produções Xena, a Princesa Guerreira e Hércules.
  • A série de livros Sword of Truth iniciou-se em 1994 e já existem 11 livros publicados:

Wizard’s First RuleStone of TearsBlood of the FoldTemple of the WindsSoul of the Fire

Faith of the FallenThe Pillars of CreationNaked EmpireChainfirePhantomConfessor

Estando ainda previsto para o próximo ano o lançamento do livro nº 12 – The Omen Machine, tentando aproveitar o sucesso que a série tem feito, embora sem qualquer promoção de relevo, nos EUA.

  • A primeira temporada baseou-se essencialmente no primeiro livro – Wizard’s First Rule, enquanto a segunda temporada se focou fundamentalmente no livro Stone of Tears, embora haja referências a outros livros no decorrer dos episódios.
  • A banda sonora criada por Joseph LoDuca (Xena, a Princesa Guerreira e Hércules) foi premiada com um Emmy na cerimónia de 2009. É absolutamente fabulosa.
  • Desde Maio deste ano que a série foi dada como cancelada. Contudo, os fãs juntaram-se para iniciar uma campanha para tentar salvá-la. Não seria a primeira e esperemos que não seja a última. Este cancelamento teve a ver com o facto da empresa que detém a maioria dos canais em que era exibida estar com grandes dificuldades financeiras e a Disney/ABC (produtora) não conseguiu vender a mesma até ao momento. Neste sentido, incentivo todos a visitarem o site www.saveourseeker.com e fazerem parte da campanha que já conseguiu angariar cerca de $30,000 em doações de fãs, utilizados na promoção da mesma e, especialmente, conseguiu o apoio do escritor Terry Goodkind. Pessoalmente, continuo a ansear por mais episódios, pois trata-se de uma das minhas séries favoritas. Haja paciência e determinação para o conseguir.

Voltaremos para a semana com mais uma crónica Fora de Série. Não perca!

Diana Casanova

Relacionado:
Redatora e cronista