Fora de Série

Gilmore Girls

Hoje regresso com uma série tirada do baú… Gilmore Girls – Tal Mãe, Tal Filha! A série criada por Amy Sherman-Palladino com Lauren Graham e Alexis Bledel apresenta-nos o dia-a-dia da mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore e da sua filha Lorelai “Rory” Leigh Gilmore.

http://www.youtube.com/watch?v=x0shLINhTH4

Lorelai Gilmore fez a sua parte de más decisões na vida, mas tem feito o melhor que pode para educar a filha Rory e fazer com que esta entre na faculdade. Lorelai teve Rory com apenas dezasseis anos e isto causou atrito com seus conservadores pais, Richard e Emily Gilmore. Esta família de classe alta decidiu unanimemente que Lorelai teria de se casar com o pai de Rory e, devido a imensas disputas, Lorelai decide fugir de casa, emancipar-se e criar Rory sozinha.

Encontra protecção na pequena cidade de Stars Hollow, onde as pessoas são pouco usuais. A pequena cidade, que parece ter saído de um livro de contos infantis, é um local agradável para se viver. Cheia de pessoas que as tratam bem, como Sookie St. James, cozinheira na pousada em que Lorelai é gerente e Luke Danes, dono do café mais movimentado de Stars Hollow, que tem uma paixoneta por Lorelai.

Lorelai vê-se num dilema, logo no início da história, com o que fazer para que a filha entre para o liceu privado de Chilton, conhecido por conseguir que os seus alunos entrem nas Universidades mais conceituadas dos EUA sendo óptimo para Rory, que quer entrar para Harvard. Para tal, decide deslocar-se a Hartford e pedir aos pais um empréstimo, ao qual eles acedem com a condição de que os jantares de sexta-feira sejam realizados com eles até ao fim do secundário de Rory.

No decorrer das três primeiras temporadas, Rory envolve-se com Dean (Jared Padalecki), com quem mantém uma relação estável durante algum tempo, e posteriormente com o sobrinho de Luke Danes, o bad-boy Jess Mariano. Ao mesmo tempo Lorelai envolve-se com Max Medina, professor de Rory em Chilton, além de ter encontros casuais com o pai de Rory. Entretanto, sua relação com Luke tende a demonstrar leves doses de interesse e envolvimento.

No fim da terceira temporada, Rory acaba por decidir ir para a Universidade de Yale, em detrimento ao plano inicial de ir para Harvard. Embora aprecie a sua nova vida e o curso de jornalismo, chega a deixar a faculdade no final da quinta temporada mas acaba por voltar. Em Yale, conhece Logan, herdeiro milionário e arrogante cujo comportamento é totalmente oposto aos princípios de Rory, não assumindo uma relação séria com ela.

No final da quarta temporada, Lorelai e Sookie inauguram a pousada, Dragonfly Inn, que atinge grande sucesso. Lorelai enfim rende-se e inicia uma relação com Luke, que dura dois anos e voltam a namorar no final da série. Para garantir a ida para a privada Yale, Rory faz um empréstimo com os avós, reiniciando assim os jantares de sexta-feira.

A série acabou na sétima temporada.

Quem é quem?

Lorelai Victoria Gilmore (Lauren Graham) – Lorelai é a jovem e independente mãe solteira de Rory. As duas parecem mais duas amigas do que mãe e filha, têm um relacionamento na base da cumplicidade e união. Lorelai e a melhor amiga Sookie St. James, são donas de uma pousada, o Dragonfly Inn. A vida amorosa de Lorelai é repleta de altos e baixos, o que mostra a sua falha em manter relacionamentos estáveis. Tem uma boa relação com os amigos e conhecidos de Stars Hollow.

Lorelai “Rory” Leigh Gilmore (Alexis Bledel) – Rory é uma adolescente inteligente. Estudante de Chilton (nas três primeiras temporadas), entra para a Universidade de Yale no início da quarta temporada, quer formar-se em Jornalismo e quer tornar-se correspondente internacional. Os relacionamentos dela tem muito espaço ao longo da série, namorou com Dean Forester, o bad boy Jess Mariano (sobrinho de Luke Danes) e o herdeiro milionário Logan Huntzberger.

Lucas “Luke” Danes (Scott Patterson) – Dono de um café em Stars Hollow, Luke quer sempre ajudar os outros, tendo estes pedido ou não. Descobre na sexta temporada que tem uma filha de um relacionamento anterior. Apesar de aparentar ser um homem agreste, que trata mal as pessoas, Luke está sempre a pensar nos que estão à sua volta esquecendo-se dele mesmo por vezes. É apaixonado por Lorelai desde o início da série, mas só se envolve com ela na quarta temporada.

Sookie St. James (Melissa McCarthy) – Sookie é a atenciosa chef e melhor amiga de Lorelai. Resolve os problemas de Lorelai relacionados com a comida pois além de ser sócia de Lorelai no Dragonfly trabalha na cozinha como chef. É uma das poucas pessoas que Emily Gilmore aprecia. É casada com Jackson Belleville (fornecedor de vegetais) e juntos têm dois filhos, Davey e Martha.

Richard Gilmore (Edward Herrmann) – Richard é o pai de Lorelai Gilmore, avô de Rory Gilmore e marido de Emily Gilmore. O pai foi Charles Gilmore e a mãe chama-se Lorelai “Trix” Gilmore, a inspiração do nome da filha. Trabalhou como vice-presidente executivo para a companhia de seguros Gehrman-Driscoll Insurance Corporation. Deu aulas de Economia em Yale.

Emily Gilmore (Kelly Bishop) – Mãe de Lorelai Gilmore e avó de Rory Gilmore. Tem um génio dominador, ao longo da série lida com os sucessivos ataques das duas primeiras Lorelais, a filha e “Trix”, a mãe de Richard. Já com Lorelai III (Rory), a relação é amigável, carinhosa e tranquila.

Lane Kim (Keiko Agena) – Melhor amiga de Rory Gilmore. Estudaram juntas no Stars Hollow High antes de Rory ir para Chilton. Sofre uma pressão constante da mãe, uma coreana conservadora, mas que no fundo tem um grande coração. Torna-se baterista de uma banda de rock e mais tarde casa-se com o vocalista desta, Zack Van Gerbig. O guitarrista da banda, Gil, era interpretado por Sebastian Bach, ex-vocalista do Skid Row.

Jess Mariano (Milo Ventimiglia) – É sobrinho de Luke. Foi morar em Stars Hollow contra a sua vontade por ter uma vida instável e rebelde em Nova Iorque. Tal como Rory, adora ler e segue um estilo independente, como bad-boy. Tem um breve relacionamento com Rory.

Michel Gerárd (Yanic Truesdale) – Foi concierge no Independence Inn e, mais tarde, no Dragonfly Inn. É mal-humorado e gosta de provocar toda a gente, tem sotaque francês e gostos bem específicos. Apesar de ser snob, é amigo de Sookie e Lorelai.

Christopher Hayden (David Sutcliffe) – Foi namorado de Lorelai Gilmore na adolescência e é pai de Rory. Passa a maior parte do tempo afastado, mas mantém contacto com a filha.

Paris Geller (Liza Weil) – Amiga de Rory, conheceu-a em Chilton. Inicialmente as duas davam-se mal mas com o tempo ficaram amigas. Depois de Chilton, Paris estudou com Rory em Yale.

Kirk Gleason (Sean Gunn) – Sem dúvida a figura mais excêntrica de Stars Hollow, é um jovem estranho, ao longo da série é o “faz-tudo” na cidade, a cada episódio tem um trabalho diferente, acaba por protagonizar as cenas mais engraçadas da série.

Dean Forrester (Jared Padalecki) – Primeiro namorado de Rory, é o típico rapaz sério, responsável, respeitador, mas de origem humilde, o que faz com que não seja aceite pelos avós de Rory, que não vêem futuro no relacionamento. Casa-se com Lindsay, mas, no fim da quarta temporada, trai a esposa com Rory. Acabado o casamento, tenta recuperar o namoro com Rory, mas a vida os dois agora parece realmente inconciliável.

Jason “Digger” Stiles (Chris Eigeman) – Jason é sócio de Richard e tem um relacionamento às escondidas com Lorelai, relacionamento este que é revelado a todos causando uma série de conflitos que terminaram no fim do namoro.

Logan Huntzberger (Matt Czuchry) – Conhece Rory na faculdade onde tiveram um relacionamento aberto no inicio mas que depois evoluiu para namoro sério. Chega a pedi-la em casamento. O pai é um snob jornalista.

Por que não posso perder esta série?

Gilmore Girls cativa pelo clima de constante optimismo e alegria. É uma daquelas séries perfeitas para assistir quando precisamos de acreditar que, no final, tudo acaba bem. Lorelai e Rory são tão dependentes uma da outra que não dá pra escolher uma delas.

Onde posso ver?

Infelizmente já não dá em nenhum canal de TV, existem as temporadas iniciais em DVD.

Curiosidades

  • A cidade de Stars Hollow foi baseada em Washington Depot, Connecticut. Amy Sherman passou algum tempo lá durante uma viagem com o marido para ver o papel de parede de Mark Twain.
  • O papel de Luke era para ser, originalmente, uma mulher, mas eles acharam que já tinham demasiados papéis femininos e optaram por trocar para um homem, Scott Patterson. A personagem também não era suposto ter uma participação muito grande, mas os produtores gostaram tanto da química entre Luke e Lorelai e decidiram mantê-lo na série.
  • Alex Borstein deveria ter sido Sookie St. James, papel para o qual Melissa McCarthy foi escolhida posteriormente, mas teve que desistir já que ela era a Lois em Family Guy. Em vez disso, interpretou a harpista Drella durante os quatro primeiros episódios.
  • A maioria dos scripts para TV (de uma hora de duração) têm entre 45-50 páginas mas por causa do ritmo rápido das conversas entre Lorelai e Rory, os scripts de Gilmore Girls geralmente acabavam por ter entre 75-80 páginas.
  • A cidade de Stars Hollow, onde Lorelai e Rory vivem, na verdade é um set nos estúdios da Warner Bros. chamado Midwest Street. Foi construído originalmente em 1946 para um filme chamado Saratoga Trunk.
  • Frase que aparecia em quase todos os episódios e que se celebrizou, “Life is short, talk fast!

Tânia Martins

 

Curiosidades

ü A cidade de Stars Hollow foi baseada em Washington Depot, Connecticut. Amy Sherman passou algum tempo lá durante uma viagem com o marido para ver o papel de parede de Mark Twain.

ü O papel de Luke era para ser, originalmente, uma mulher, mas eles acharam que já tinham demasiados papéis femininos e optaram por trocar para um homem, Scott Patterson. A personagem também não era suposto ter uma participação muito grande, mas os produtores gostaram tanto da química entre Luke e Lorelai e decidiram mantê-lo na série.

ü Alex Borstein deveria ter sido Sookie St. James, papel para o qual Melissa McCarthy foi escolhida posteriormente, mas teve que desistir já que ela era a Lois em Family Guy. Em vez disso, interpretou a harpista Drella durante os quatro primeiros episódios.

ü A maioria dos scripts para TV (de uma hora de duração) têm entre 45-50 páginas mas por causa do ritmo rápido das conversas entre Lorelai e Rory, os scripts de Gilmore Girls geralmente acabavam por ter entre 75-80 páginas.

ü A cidade de Stars Hollow, onde Lorelai e Rory vivem, na verdade é um set nos estúdios da Warner Bros. chamado Midwest Street. Foi construído originalmente em 1946 para um filme chamado Saratoga Trunk.

ü Frase que aparecia em quase todos os episódios e que se celebrizou, “Life is short, talk fast!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close