Fora de Série

Family Ties

 

 

 Esta semana regresso ao Fora de Série numa viagem até ao passado com Family Ties…Quem Sai aos Seus em Portugal.

 

Apresentação

 

Sinopse

A história de Family Ties leva-nos ao quotidiano da família Keaton durante os anos da administração Reagan. O enredo incide na diferença ideológica entre os pais Elyse e Steven Keaton, ex-hippies de orientação política de Esquerda, e o filho mais velho Alex, republicano e conservador. Temos ainda as duas irmãs de Alex, Mallory e Jennifer. Tanto Alex como Mallory adoram o Presidente Reagan e acabam por exibir atitudes tipicamente conservadoras, Alex é um novo Republicano e Mallory é uma rapariga materialista por oposição à mãe e que acaba inevitavelmente por ser apresentada como alguém com cabeça oca sempre a ser gozada pelo irmão. Jennifer, a mais nova, partilha dos valores morais dos pais e só quer ser uma criança normal. Elyse e Steven acabam por ter um quarto filho, Andrew que nasce em 1984, o qual Alex tenta moldar à sua imagem conservadora.

A série aborda temas tão vastos como a igualdade racial, igualdade de géneros, ou mesmo Watergate chegando a citar líderes políticos da época. Temos ainda os típicos problemas associados à família, à educação durante a infância e a adolescência, os limites à liberdade dos filhos, problemas financeiros, rivalidade entre irmãos, rotina do casal, conjugação entre o papel de mãe e profissional.

 

Personagens

 

Steven Keaton (Michael Gross) – é o pai e chefe de família. Trabalha como executivo no canal de televisão local – WKS.

Elyse Keaton (Meredith Baxter) – é a mulher de Steven e mãe dos irmãos Keaton. No início da série sabe-se que é arquitecta mas que interrompeu a carreira durante 12 anos para ficar em casa com os filhos, volta a trabalhar durante a segunda temporada.

Alex P. Keaton (Michael J. Fox) – Pode ser considerado a personagem principal da série. Alex é o filho mais velho de Steven e Elyse e, ao contrário dos pais, é bastante conservador tendo como herói Nixon e Reagan. Muito inteligente e extremamente bem-sucedido em termos académicos, Alex adora dinheiro e ambiciona trabalhar em Wall Street. Anda sempre bem vestido, habitualmente de fato e gravata, e costuma usar uma pasta de executivo. Grande parte da comédia da série deve-se aos seus comentários mordazes, sobretudo sobre a irmã Mallory.

Mallory Keaton (Justine Bateman) – é a mais velha das filhas de Steven e Elyse, embora mais nova que o irmão Alex. É pouco dotada intelectualmente, facto que Alex não se cansa de salientar, mas muito bonita, atrai com facilidade a atenção dos rapazes da sua idade. Viciada em compras e interessada em moda, acaba por descobrir o seu talento na moda.

Jennifer Keaton (Tina Yothers) – é, no início da série, o membro mais novo da família Keaton. Enquanto criança é uma “maria-rapaz”, mas à medida que vai crescendo vai fortalecer a relação com Mallory, o que se reflecte também nos gostos e na maneira de vestir.

Andrew Keaton (Garrett e Taylor Merriman/Brian Bonsall) – É visto quase como um filho por Alex, que lhe ensina tudo sobre Economia e sobre a Bolsa e que lhe compra fatos e gravatas para que se possam vestir de igual.

Skippy Handelman (Marc Price) – Vizinho dos Keaton e amigo de Alex, tem uma paixoneta por Mallory.

Nick Moore (Scott Valentine) – Namorado de Mallory a partir da quarta temporada, para grande preocupação da família.

Ellen Reed (Tracy Pollan) – Bailarina com quem Alex tem a sua primeira relação séria, entre a quarta e a quinta temporada.

Lauren Miller (Courteney Cox) – Namorada de Alex a partir da sexta temporada.

 

Curiosidades

  •  O Labrador preto que aparece nos créditos finais da série era o cão do produtor que se chamava Ubu, sendo a frase com que terminava a série “Sit Ubu, Sit – Good Dog”
  •  O Presidente americano Ronald Reagan admitiu que esta era a sua série favorita nos anos 80
  •  Tracy Pollan que fez de namorada de Alex Keaton na série, casou mais tarde com Michael J. Fox na vida real

 

Porque não posso perder?

O humor da personagem do Michael J. Fox é qualquer coisa de soberbo e acho que marcante a nível carreira para o actor, depois todo o enredo e drama familiares inerentes à série e ao contexto dos anos 80.

 

Onde posso ver?

Na RTP Memória aos sábados e domingos pelas 13:15h

Existem todas as temporadas em DVD

 

 

 

Tags

/* ]]> */