Fora de Série

Dawson’s Creek

Bem-vindo a mais um «Fora de Série». Hoje, analisamos uma série que já terminou a sua produção original. Trata-se de «Dawson’s Creek».

Na estória, o protagonista Dawson Leeri (James Van Der Beek), Joey Potter (Katie Holmes), Pacey Witter (Joshua Jackson) e Jen Lindley (Michelle Williams) estão prestes a deixar a adolescência e a tornar-se jovens adultos. A vida destes quatro adolescentes habitantes de Capeside (Massashusetts, EUA) é o mote para mostrar de forma dramática todas as peripécias, desde os primeiros anos na escola primária até a vida na universidade, tratando de todo tipo de dramas e problemas da adolescência e sociedade. A título de curiosidade, a história de Dawson Leeri foi baseada na adolescência do criador da série, Kevin Williamson.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=raGFI8pUau0]

Durante as seis temporadas, foram vários os atores a passar por «Dawson’s Creek», Busy Philips (5-6), Meredith Monroe (3-4) ou Kerr Smith (2-6), entre outros… Apenas o protagonista James Van Der Beek, Katie Holmes – que teve aqui o seu primeiro papel de destaque em televisão, e que lhe valeu 6 nomeações para melhor atriz nos prémios «Teen Choice Awards»-, Michelle Williams – que deu vida a Marilyn Monroe, no filme estreado este ano sobre a diva de Hollywood dos anos 50 e 60, «My Week with Marilyn» -, e Joshua Jackson – que pode ser visto, desde 2008 na série «Fringe», como um dos protagonistas, Peter Bishop.

«Dawson’s Creek» não é uma grande série, mas é daquelas que um jovem com 10 anos, meu caso, via como se se tratasse de um grande produto televisivo. Foge também ao típico drama juvenil do facilitismo, em que os jovens facilmente têm tudo, como se nada na vida custasse, ou puro e simplesmente não se tivesse, por impossibilidade de qualquer natureza.

 Em Portugal, a série passou na TVI, nas tardes de semana, em 2001, dobrada em português, e se bem me lembro nunca passou por completo, apenas alguns episódios de cada temporada e de forma intermitente.