fbpx

Chuck

Diana Casanova
11 min leitura

Analisadas que foram duas séries canceladas e outras duas ainda em exibição, continuamos com mais uma série que passou por momentos de indefinição aquando do final da 2ª temporada, sendo que se encontra actualmente na sua 4ª Temporada. Bem-vindos a mais uma crónica Fora de Série. Chuck é Fora de Série.

Criada por Josh Schwartz e Chris Fedak, Chuck é considerada uma série de comédia e acção em que se foca na história de um jovem técnico informático – Chuck Bartowski (Zachary Levi) – cujo cérebro é acidentalmente carregado com um programa super-potente, que permite identificar os criminosos mais procurados e, mais tarde, também se revela uma mais-valia em termos de capacidades físicas (incluindo luta). Por isso, são destacados para sua protecção e orientação dois agentes secretos – John Casey (Adam Baldwin) e Sarah Walker (Yvonne Strahovski). Assim, Chuck inicia uma caminhada de segredos e algumas “omissões” perante os seus amigos e família, pois tem conhecimento dos ficheiros mais confidenciais do Governo norte-americano.

Contudo, terá de continuar com a sua vida normal, pelo menos aos olhos dos outros, trabalhando numa loja de informática – Buy More – e tendo contacto com um grupo de colegas bastante “alternativo”, sendo que cada um deles tem uma obsessão específica mas todos eles podem ser apelidados de Nerds. É aqui que muita da comédia acontece, resultando em cenas hilariantes.

Existe ainda o núcleo da família do protagonista de Chuck, que inclui a sua irmã Ellie (Sarah Lancaster) e o seu marido – Devon Woodcomb ou Captain Awesome (Ryan McPartlin). É esta história familiar que, embora nas primeiras temporadas fosse pouco explorada, acaba por servir de fio condutor das mais recentes temporadas, sendo revelados muitos segredos inesperados relativos ao passado familiar dos Bartowski.

Fique agora a conhecer o trailer referente à 1ª temporada.

{youtube}ou9czHz7AJA{/youtube}

Quem é quem?

Nesta crónica poderá encontrar também os nomes no Twitter de alguns dos actores. Não deixe de os seguir!

Protagoniza esta série e é um jovem nerd que não conseguiu acabar a faculdade, mas trabalhada nos Nerd Herd, um serviço de reparação de computadores da Buy More. Um dos seus amigos da faculdade, e muito bem sucedido, Bryce acaba por lhe confiar este ficheiro que contém os segredos mais bem guardados da América. Ao receber um e-mail, Chuck recebe automaticamente o ficheiro no seu cérebro e a partir daí começa a ter “flashes” de informação quando vê algum criminoso, algum símbolo ou qualquer outro objecto que desencadeie o seu intersect (nome que é dado ao programa).

Como é habitual nos nerd, Chuck não tem muito sucesso com as mulheres e passa a maior parte dos dias a jogar videojogos com os seus colegas da Buy More. Morgan é o seu melhor amigo e confidente, sendo que muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.

Chuck é humilde mas medroso (na maioria das vezes e até às mais recentes temporadas). Divertido mas emotivo e carente. Usa o humor e a boa disposição para esconder alguma fragilidade e receios. Tem bastante dificuldade em manter as suas actividades secretas, pois não gosta de mentir aos amigos e familiares e, outras vezes, por manifesta incompetência. No fundo, é um jovem que tinha tudo para ser normal até lhe ter sido descarregado o intersect e ter conhecido a Sarah (por quem se vai apaixonar) e o Casey.

Espiã da CIA, é destacada para orientar e proteger Chuck. Acaba por se deixar envolver pelo nerd e os seus segredos e fragilidades vão sendo revelados, à medida que, de certa forma, recupera o interesse por aquilo que vai além da sua actividade profissional. Na realidade, tem receio de se envolver com as outras pessoas, devido aos seus traumas de infância e problemas familiares. Desta evolução na personagem e da sua própria descoberta pessoal, surgem cenas de grande emotividade.

Tenta ser fria, mas acaba por ser emotiva. Tem receio de perder as pessoas que ama (o que inclui Chuck), mas não revela os seus medos. Tem sempre uma postura de grande auto-estima e confiança, quando, na verdade, e muitas vezes, não é verdadeira. Mentir está nos seus genes, como (quase) todos os agentes secretos.

É mais um agente que é destacado para cuidar de Chuck. Também ele tem vários traumas e segredos que vão sendo descobertos ao longo das várias temporadas. É visto como um homem duro e cruel. O rugido é a sua imagem de marca. Temido e respeitado por todos, mas com hábitos bastante divertidos ou não coerentes com essa imagem de durão.

É o melhor amigo de Chuck, sendo o seu pendor para a infantilidade, mas também para o divertimento e amizade verdadeira. É igualmente colaborador na Buy More e a amizade entre ambos é um dos pontos chave desta série, sendo o duo responsável por momentos de grande emotividade, mas também absolutamente hilariantes. Esta grande química também se fica a dever à amizade que une os actores fora do ecrã.

  • Ellie (Sarah Lancaster)

É médica e irmã mais velha de Chuck. Depois do desaparecimento dos pais de ambos, é Ellie que ajuda Chuck a seguir a sua vida e está constantemente a motivá-lo para ser mais ambicioso e não se contentar com uma vida inteira a trabalhar na Buy More. Ela sabe que Chuck é muito mais do que aquele técnico de informática que presta assistência a computadores, mas não está a par dos segredos que este esconde a respeito da sua nova “profissão” enquanto espião.

  • Devon (Ryan McPartlin)

Casado com Ellie, tem um papel que em termos de importância vai crescendo ao longo das temporadas. Auto-apelida-se de “Capitão Maravilha”, que denota a sua grande confiança, tanto quanto à sua preparação física mas também a nível intelectual. À semelhança da sua esposa é médico mas, apesar disso, é bastante distraído e é completamente incapaz de levar uma mentira avante, não que não queira, mas por incapacidade de disfarçar seja o que for.

Big Mike (Mark Christopher), Jeff (Scott Krinsky), Lester (Vik Sahay) e Anna Wu (Julia Ling) são o núcleo da Buy More, que como já foi referido tem das dinâmicas mais divertidas e interessantes da televisão actual.

Por que não devo perder a série?

Como já foi sendo dito no decorrer desta crónica, a junção de acção e comédia que Chuck consegue fazer é absolutamente magistral. Após duas temporadas um pouco “mornas” em termos de definição do rumo da série, a 3ª e 4ª temporadas desenvolveram a história em si, bem como as personagens, revelando segredos e pormenores sobre o seu passado que deixam os espectadores a querer saber mais.

Utilizando uma fórmula bastante comum e já vista, creio que uma das mais-valias da série é sobretudo o núcleo de actores e personagens, a sua riqueza de interpretações e a quantidade de conteúdos a explorar quase parece infinita. Por outro lado, trata-se de uma comédia que aposta em situações de incómodo, revelando grande cumplicidade entre todos os actores.

O que pode ser melhorado?

Na minha opinião, esta série só peca por ter apenas 42 minutos por semana. De facto, trata-se de uma das séries mais divertidas, dinâmicas e interessantes que se encontram em exibição. Apenas nas primeiras duas temporadas se notou um pouco a falta de um fio condutor para a história, que rapidamente foi encontrado e Chuck encontra-se com uma qualidade incrível.

Onde posso ver?

 

 

 

Quartas-feiras às 22h45

 

Quartas-feiras às 23h56; Quintas-feiras 4h30 e 16h47

Onde comprar?

1ª e 2ª temporadas encontram-se disponíveis nos locais habituais, sendo que a 3ª temporada foi lançada na Amazon no dia 7 de Setembro. Os packs das temporadas incluem materiais extra muito interessantes, como apanhados e cenas cortadas.

Curiosidades

  • Como já foi referido anteriormente, a série esteve em risco de ser cancelada no final da 2ª temporada. Contudo, devido à campanha denominada Save Chuck, os fãs conseguiram arranjar um patrocinador que permitiu renová-la e já se encontra na 4ª temporada nos EUA. Isto foi possível, devido à base sólida de fãs que Chuck conseguiu arrecadar, tornando-a numa das séries mais adoradas actualmente em exibição, embora com resultados médios em termos de audiências na terra do tio Sam.
  • Devido à febre Nerd, Zachary Levi, o protagonista da série, criou recentemente um site com material nerd, incluindo merchandising. Chama-se The Nerd Machine e podem aceder através do link: http://www.thenerdmachine.com/
  • Jeffster é outra das grandes febres que surgiram após Chuck. Jeffster é uma banda formada por dois dos amigos de Chuck, talvez os mais “estranhos” – surgindo da conjugação dos seus nomes – Jeff e Lester – e cujas performances deixam milhares de fãs em êxtase. Despeço-me esta semana deixando um desses momentos. Divirtam-se e não percam Chuck.

{youtube}lErkYdnr_50{/youtube}

Até breve.

Diana Casanova



Relacionado:
Redatora e cronista