Fora de Série

Castle

O “Fora de Série” regressa esta semana com “Castle”. Série estreada na mid-season de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=JyZc_aY1vnE

Sinopse

Castle é uma série de investigação criminal protagonizada por Nathan Fillion, que interpreta Richard Castle e pela atriz canadiana Stana Katic, que faz o papel de Kate Becket, detetive de homicídios da polícia nova-iorquina (NYPD).

Na apresentação do seu livro “Storm Fall”, Castle é interrompido pela polícia, que o detém para interrogatório. Motivo? Alguém anda a cometer crimes da mesma forma que ele os descreve nos seus livros. É inquirido por Kate Beckett e fica como consultor neste caso. Mais tarde, e graças à sua relação privilegiada com o Mayor de Nova Iorque fica como consultor ao lado de Beckett.

A partir daqui começam as aventuras de “Kate Beckett” e “Rick Castle”.

Personagens

Richard Castle(Nathan Fillion) – Rick Castle é um famoso escritor de romances policiais. Vive aborrecido com o seu próprio sucesso e ambiciona mais ação na sua vida. Trabalha ao lado de Beckett, a sua nova musa literária(a quem chama de ‘Nikki Heat’ nos seu livros), graças à sua amizade com o Mayor de Nova Iorque. É divorciado e vive com a sua mãe Martha Rodgers e a sua filha Alexis.

Detective Kate Beckett (Stana Katic) – É uma mulher dura, persistente e pouco emotiva “Kate Beckett” é das mais jovens e talentosas inspetoras da secção de homicídios da NYPD, onde ingressa motivada pelo assassinato da sua mãe, Johanna Beckett, e da sua determinação em descobrir mais tarde ou mais cedo quem a assassinou. No início não gosta muito da ideia de ter “Castle” como ‘pendura’ no seu dia-a-dia, mas com o passar do tempo muda de ideias, ao ponto da existência de uma constante tensão romântica entre os dois. Beckett é igualmente fã dos livros de Richard Castle, apesar de o negar inicialmente.

Detective Kevin Ryan (Seamus Dever)Ryan começou a carreira na polícia na secção de Narcóticos, mas é na resolução de homicídios que dá cartas como um dos melhores inspectores. É também o melhor amigo de Javier Esposito, também seu colega de trabalho.

Detective Javier Esposito (Jon Huertas) – Antes de se tornar detetive de homicídios, “Javier Esposito” esteve nas Forças Especiais americanas de combate ao crime organizado. Tem um caso com Lanie Parish, a médica-legista do departamento de homicídios da NYPD.

Lanie Parish(Tamala Jones) – Lanie está no topo da carreira e tem um grande sentido de humor e é a confidente de “Kate”, de quem é muito protectora. Tem um caso amoroso com o detetive Javier Esposito.

Captain Roy Montgomery (Ruben Santiago-Hudson) – É o Capitão da NYPD, mantém sempre um olhar atento a todas as investigações e tem uma grande admiração por Kate Beckett e da dupla que forma com Richard Castle. O personagem Roy Montgomery morre durante a 3ª temporada, sendo substituído por Victoria Gates.

Captain Victoria Gates (Penny Johnson Jerald) – É a nova ‘capitã’ da NYPD, e tem um perfil diferente do seu antecessor. Victoria foi a mais rápida a formar-se como inspectora, sendo batida apenas pela sua subordinada Kate Beckett. Quer subir depressa na hierarquia da policia e não é grande admiradora dos contributos de Castle nas investigações do departamento, pois tem medo que isso venha a prejudicar a sua ascensão.

Martha Rodgers (Susan Sullivan) – Mãe de Richard Castle. É uma ex-vedeta da Broadway e que espera pelo próximo fracasso do filho. É a protetora e confidente da neta, Alexis, filha de Castle.

Alexis Castle (Molly Quinn) – É a filha de Richard Castle e consegue na maior parte das ocasiões ter mais juízo que o próprio pai, de quem tem uma grande admiração.

Por que não devo perder esta série?

Pessoalmente gosto desta série pela forma humana como é tratada a investigação policial. Não se limita à resolução de casos de policia e acabou. Explora as relações pessoais entre os personagens. Além disso a história que suporta a série, a investigação da morte da mãe de Kate Beckett dá um outro interesse à história, pois nunca se sabe quando este assunto volta a ser abordado durante as investigações de homicídios. 

O que podia ser melhorado?

Como em todas as séries existem erros e/ou previsibilidades no guião. Em ‘Castle’ um defeito que eu encontro é o pouco interesse que se dá a alguns dos personagens, como por exemplo do casal Lanie Parish e Javier Esposito.

Onde posso ver?
Em Portugal, esta série tem transmissão na TVI e AXN. Atualmente o AXN já estreou a 4ª temporada e os novos episódios podem ser vistos às 22h30 de 6ª feira. Da TVI ainda não há informação quanto à estreia da nova temporada.

Curiosidades

– Os livros de Castle já foram publicados pela ABC (canal de emissão original da série), entre eles alguns livros de Banda Desenhada, sendo o último “Derrick Storm” em parceria com a Marvel Comics.

– Cada episódio de “Castle” demora 8 dias a gravar, mais o tempo que demora a Pós-Produção.

O ‘Fora de Série’ estará de volta na próxima semana!