Fora de Série Rubricas

«Amazing Race»

amazingrace (1)

Quantos de nós já não desejaram dar a volta ao mundo? Já no século XIX Júlio Verne escrevia sobre uma viagem pelo mundo em «A Volta ao Mundo em 80 Dias». Nessa altura era ficção científica, agora é o tema de um reality show da televisão norte-americana. Agora é uma realidade que está ao alcance de alguns. Passados todos estes anos, o fascínio pelo desconhecido e pela diversidade cultural continua a imperar.

Amazing Race é uma criação de Elise Doganieri e Bertram van Munster, em que duplas de concorrentes se juntam e percorrem várias etapas pelo mundo inteiro para conseguir conquistar o prémio final, após algumas semanas em que são eliminadas duplas de participantes. Passando por sítios desconhecidos e surpreendentes, é necessário concluir com sucesso diversas tarefas que são adaptadas, muitas vezes, à própria cultura do país em que está inserida.

Multipremiada, esta série é um sucesso de audiências desde a sua estreia no início da década passada, tendo já sido criadas várias versões da mesma, espalhadas também por várias origens. E porquê? Porque se foca num mundo fascinante, o nosso. Por entre culturas diferenciadas, paisagens maravilhosas e aventuras surpreendentes, Amazing Race é um programa, que apesar de reality (confesso que não aprecio o género particularmente), é muito interessante.

Embora com um modelo básico, a verdade é que conseguimos percorrer os quatro cantos do mundo sem sair do sofá. Um concurso que mais do que entreter, nos oferece conteúdos culturais e vai além das ofertas que, geralmente, as reality competitions nos proporcionam. Para os apaixonados por viagens, é uma série essencial. Amazing Race, realmente.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=KZI4zFJevBs]