fbpx

Um ano depois, já não conta!

A Televisão
4 min leitura

De segunda a sexta, assistimos a Agora é que Conta, o concurso que surge na TVI aquando da polémica transferência de Fátima Lopes. Prometia-se um programa ganhador, inovador e sobretudo, distinto, pois nunca antes se pagara “contas na televisão”. Concordando ou não com a descrição da altura, a verdade é que, um ano depois e agora na condução de Leonor Poeiras, de quando em vez substituída por Marisa Cruz, a promessa da estação de Queluz de Baixo não é mais do que uma fonte de rendimento para o canal.

Cada vez mais, e agora passando para o campo da especulação, acredito que a 21 de Setembro de 2010, quando Fátima Lopes surgiu pela primeira vez com um projeto, num outro canal privado que não a SIC, tudo não passou de uma estratégia. A tal data, Júlia Pinheiro já estaria mais do que convidada para integrar os quadros da SIC e quiçá a decisão já estivesse pensada. Especulando, ou não, as nossas hipóteses aumentam, e facto é o descontentamento de Fátima Lopes ao abandonar o canal que a fez nascer e crescer. Quem nos não diz que a apresentadora não sabia já das propostas da estação de Carnaxide a Júlia Pinheiro? E quem poderá provar, senão a própria Fátima, uma certa amargura pelo canal que a “arrumou” nos talk-shows, enquanto ao lado a colega e amiga de profissão explorava todo e qualquer formato, assumindo a “cara” da estação líder?

Dúvidas que, não existindo o poder e a influência uma Oprah Winfrey em Portugal, nunca nos serão clarificadas. Ainda assim, do que falamos hoje no Falar Televisão é do concurso das tardes da TVI, que, e rematando o assunto da sua criação, poderá não ter passado de um meio para arrastar Fátima Lopes, quiçá descontente, do canal liderado por Francisco Pinto Balsemão. Ainda assim, este “meio” poderá estar a chegar ao fim, ou não, tudo depende das estratégias definidas por José Fragoso, o homem do leme de Queluz de Baixo, que não há muito tempo navegava por mares mais públicos e mais no centro de Lisboa.

A derradeira questão é: está ou não na altura de terminar com este concurso, que poderá não ter passado de uma estratégia da TVI? O que estará preparado para a essencial rentrée do canal, com a reformulação de o A Tarde é Sua e mudança de visual de Você na TV ? Será que os quinze minutos destinados ao diário da Casa dos Segredos 2, tomarão proporções maiores? Quem sabe o reformulado talk-show de Fátima Lopes, agora preparado para a sua apresentação, não traga um novo horário que suprima da grelha da TVI, este concurso que muitos desejam não existir, pelo desgaste televisivo de que é alvo.

Estou certo de que, esta questão que a muitos assiste, desaparecerá na primeira quinzena do mês próximo, mas… Será que o Agora é que Conta sofrerá a mesma resolução da nossa questão?

Siga-me:
Redactor.