fbpx

Tudo como há 20 anos

A Televisão
3 min leitura

Falartelevisãodestaque

Por NEK para o A Televisão.

A cada mudança, uma nova esperança, é assim que nos últimos tempos os fãs de televisão têm vivido. Infelizmente mantém-se quase tudo como há 20 anos. Continuamos com os mesmos canais e a mesma definição de imagem.
Sinto-me triste ao olhar para os outros países e ver 30 canais na TDT enquanto aqui temos 4 canais generalistas mais o canal do parlamento que muito poucos se lembram.

Há cerca de 20 anos conhecíamos o sistema Pal Plus, pelas mãos da Quatro, mais conhecida como TVI. Um sistema inovador que adaptava a imagem automaticamente ao televisor onde estivéssemos mas que foi descontinuado pouco tempo depois. Esse sistema é o equiparado ao 16:9 atual.
Neste momento somos o país da Europa com menos canais em sinal aberto e dos únicos (para não dizer o único), da Europa Ocidental a ter canais generalistas que ainda transmitem em sinal aberto no formato 4:3.

Neste milénio a RTP 2 foi o primeiro canal a optar por transitar as suas emissões para 16:9, seguindo-se a RTP 1 que atualmente transmite só alguns filmes mais antigos e a informação em 4:3. Espera-se que no entanto esta situação mude no dia de aniversário da RTP, visto ter sido anunciado que haveriam mudanças na informação a nível de grafismo. A expectativa é crescente mas a verdade é que não existe uma certeza que tal venha a ocorrer.

Sempre se ouviu que a televisão faz engordar alguns quilos, mas tal situação deixa de ocorrer a partir do momento em que os canais passem a emitir em 16:9, dando a forma dos objetos e de quem aparece no ecrã mágico o mais natural possível.
Talvez a maioria da população ainda não tenha percebido as diferenças entre o 16:9 e o 4:3, sabendo que apenas os atores das suas séries ou novelas preferidas da RTP 1 e da RTP 2 estão mais magros do que nas televisões privadas, tudo isto porque normalmente os televisores e as boxs são colocadas erradamente num 4:3 esticado, pois ninguém gosta de ver o seu plasma com barras pretas aos lados.

O melhor exemplo é sem dúvida quando uma série internacional está a ser transmitida ou até um jogo de futebol que tenha barras por cima e por baixo, o chamado letterbox e se o televisor estiver bem configurado o telespectador tem a sensação de estar a ver a partida numa moldura como se fosse um quadro.
Gostava de ver muito em breve a próxima edição do Factor X e a estreia de um formato que se diz inovador (Rising Star), tal como merece, em 16:9.

Depois disto tudo que foi dito, não será altura de mudar? Tenho a certeza que sim!

43_169

Siga-me:
Redactor.