fbpx

Típico português

A Televisão
3 min leitura

Falar Televisão

Como se costuma dizer: «Em equipa vencedora não se mexe». Se por um lado esta afirmação faz sentido – pois não se vai mexer num projeto que é vencedor seja a que nível for – por outro não é bem assim e já vamos perceber porquê. O povo português tem muito medo de mudanças, estranha sempre qualquer «peça» fora do sítio.

O programa das tardes da TVI estava há três anos com o cenário d’ As Tardes da Júlia, as únicas alterações foram as cores, com logótipo péssimo e em termos de conteúdos… Bem, depende dos gostos de cada um. No que concerne às audiências é um formato vencedor, contudo não lhe dá o direito de continuar com os mesmos moldes para sempre ou, como é costume na TVI, até começar a perder para concorrência.

Quando soube das mudanças dos cenários, grafismo, logótipos e até conteúdos dos principais programas do day time da estação de Queluz de Baixo pensei que dissesse respeito apenas ao Você na TV! (claro está para combater uma concorrência que agora se mostra mais forte, Queridas Manhãs, SIC, com Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues). Porém, como referi no início deste parágrafo, as mudanças eram efetivamente no plural. Fiquei expectante, como é óbvio, pois o A Tarde É Sua já merecia uma transformação pelo menos no cenário, grafismo e logótipo há algum tempo. Finalmente, Fátima Lopes iria ter ao fim de três anos uma casa verdadeiramente sua. O cenário é enorme. Se Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira em jeito de brincadeira disseram que passaram de um T1 para um T2, Fátima Lopes também. O único ponto contra é mesmo a distancia do público ao centro do cenário, onde se encontra a apresentadora. O logótipo está mais clean, mais fresco e em conjunto com as cores não dá um ar tão pesado ao programa. Por último, o grafismo não poderia estar melhor (em comparação com o anterior).

Sabe-se agora que as mudanças no programa vespertino do canal da Media Capital não se ficam por aqui. Os conteúdos, a parte essencial de qualquer formato, irão sofrer também algumas alterações. Sinceramente, acho que A Tarde É Sua precisa destas mudanças todas sendo que convém fazê-las agora antes da concorrência começar com o seu plano de mudar as tardes. Parece-me que quem não ficou muito contente foi Fátima Lopes que ao Correio da Manhã afirmou que «não havia necessidade de tantas mudanças», justificando-se com os bons resultados obtidos. Que Fátima não se esqueça que um dia está a ganhar e no outro pode estar a perder.

Até quarta!

Siga-me:
Redactor.