fbpx

Regresso ao Passado

A Televisão
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

Caramba. Ontem, mais uma vez, a minha box lá de casa voltou a andar dois anos para trás. Sim, regressou a 2011 sem eu lhe pedir, a desgraçada! A questão que se impõe: como é possível existir um sistema tão tecnologicamente avançado que permita esta incrível regressão? Não sei. A verdade é que não deixa de ser irónico colocarem José Sócrates como comentador na RTP1. Ninguém previa isto. Ninguém. Quando pensávamos que já tínhamos visto tudo, eis que reaparece o ex-primeiro-ministro na televisão. E o pior é que parece que está tudo igual… Sem tirar nem pôr. Definitivamente, não se percebe o porquê.

Parece então que as petições não tiveram efeito algum. Mas, esperem lá… alguma vez uma petição em Portugal foi bem sucedida? I don’t think so. Bem, mas não entremos por aí. Até porque agora não é altura para colocar as culpas no país. Não é mesmo. Então é assim: ninguém gosta, ninguém vê, ninguém contribui para o sucesso televisivo do ex-primeiro-ministro. Contudo, as audiências têm “falado” de outra forma, ainda que ontem – Marcelo Rebelo de Sousa na TVI tenha “esmagado” a nova rúbrica de Sócrates na RTP1. Mas esta não deixou de ser o programa mais visto do dia no canal público… Ora bem.

Isto tudo para dizer que é extremamente estranho (e absurdo) a RTP contratar alguém que gerou (e continua a gerar) tanta controvérsia em Portugal. Havia necessidade? Precisávamos mesmo disto? Não havia outra solução? Outros “comentadores”? Vai melhorar a nossa cultura? É positivo para o país? É positivo para a RTP? Acrescenta algo ao nosso dia-a-dia? São tudo questões sem resposta aparente. Só mesmo quem tomou esta decisão, sabe a sua devida finalidade. Mas eu cá, não sei (e acredito que não estou sozinho neste turbilhão de dúvidas). Enfim, o mal disto é que ninguém nos ouve. Até ao dia…

Siga-me:
Redactor.