fbpx

Reality Shows «aportuguesados»

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisao2012 Reality Shows «Aportuguesados»

 

Não vem de ontem, nem de hoje. Cada vez que vejo qualquer canal generalista da nossa televisão apresentar um novo reality show penso: Lá vem uma cópia de um formato internacional de grande sucesso! Mas, quando vejo o formato original dos Estados Unidos que passa no cabo concluo que afinal não é uma cópia, é uma tentativa de cópia!

É certo que as realidades são diferentes. É certo que estamos a falar de Portugal e não dos Estados Unidos, ou no caso do «MasterChef» da Austrália, mas é impossível não comparar.

«The Biggest Loser» e «MasterChef» prefiro, sem dúvida nenhuma, os formatos originais internacionais. Esses sim cativaram-me e prenderam-me ao ecrã com vontade de ver mais e mais! Os desafios, produção, protagonistas e apresentadores são quem fazem do programa um sucesso que ganha dimensões internacionais, e para mim é esta a grande diferença para as ‘tentativas de cópias’ passadas no nosso país.

Atualmente podemos ver o «Toca a Mexer», cópia do «Dance Your Ass Off» também ele de grande sucesso nos EUA, e constatamos que sucesso é palavra que não cola ao “nosso” «Toca a Mexer». As audiências têm sido fracas e não me parece que isso vá mudar agora que o programa se aproxima do fim. É óbvio que uma das causas é a transmissão de um reality show, e esse sim polémico, num outro canal. Mas será só isso?

Repito: É claro que isto é Portugal e não um grande país. É certo que não podemos pedir tamanho sucesso repentinamente, mas podemos ao menos tentar melhorar? Tenho saudades de ficar entusiasmada com um reality show nos nossos canais generalistas, e aqui não entra o Secret Story, claro. Falo de programas saudáveis, que passam boas ideias e ainda ensinam alguma coisa e aqui obviamente este último não cabe.

Siga-me:
Redactor.