fbpx

Querido Pai Natal…

A Televisão
3 min leitura

Falar Televisao2012 Querido Pai Natal...

Querido Pai Natal,

Com o aproximar de um novo ano, penso que é a altura certa para uma renovação nos programas televisivos. Os portugueses precisam (mais do que nunca) de conteúdos novos, de novos conceitos, novos mundos, novas mudanças e muita inovação. Face à atual situação (bem, isto já chateia… sempre “atual situação, atual situação…”), não há dinheiro para investir, nem grandes oportunidades para arriscar… Contudo, se é possível fazer uma «Casa dos Segredos», um «Toca a Mexer» ou até mesmo um «Dancin’ Days», também se podem fazer outras coisas bem inovadoras, não é?

Há muito tempo que se especula «The X-Factor» em Portugal, mas até agora nada. Considero que esta seria uma boa aposta (se não se afastasse muito do formato original) e que tinha tudo para vencer nas noites de domingo. Outra sugestão seria o programa «Killer Karaoke», no qual os participantes têm de cantar – aconteça o que acontecer: pode aparecer-te uma cobra à frente, podes levar com um saco de farinha em cima ou até é possível que tenhas que tocar numa doninha. O importante é que nunca pares de cantar. Enfim, é um programa que merece ser visto.

Contudo, também é possível fazer televisão sem ser “macaco” e ir copiar outros formatos. É possível fazer novelas sem esmiuçar sempre os mesmos rostos, as mesmas histórias (ainda que camufladas), os mesmos protagonistas, enfim o mesmo do mesmo (do mesmo). É possível apostar em programas nacionais com novos talentos do mundo da comunicação, ou até mesmo rostos consagrados que tenham algum mérito e valor. É possível existirem programas de música, sem contratarem sempre as mesmas bandas e cantores (há tanto artista por aí… Aurea, Mónica Ferraz, The Klepht – não merecem eles algum destaque?). Enfim, há um turbilhão de caminhos por onde enveredar.

Ainda na semana passada alguém disse: «Porque é que as pessoas só vêem Casa dos Segredos e novelas?». Ora, por se calhar as mentalidades estão formatadas apenas para isso. Quem tem os quatro canais, é com isso que se tem de contentar. As estações dão-nos a ementa (obrigatória) e nós comemos. E, por vezes, esquecemos que há outras soluções. Há mundos por descobrir e, sinceramente, há que “desformatar” de toda esta ementa e dar valor a outras coisas que também merecem a nossa atenção.

Por isso, Pai Natal, espero que leias esta minha carta e tragas bons projetos para a televisão em 2013. Isto se o mundo não acabar mais cedo, não é?

Deixo-te ainda aqui alguns vídeos do programa «Killer Karaoke», para te aguçar ainda mais a curiosidade:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=MRA5XeRZGIM]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=oWmD0chO9JA&feature=plcp]

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uKRlEJqI1mg&feature=plcp]

Siga-me:
Redactor.