fbpx

Portugal voltou a parar

Diana Casanova
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

Foi no passado domingo que chegou ao fim a novela mais vista da última década em Portugal. Com a marca da Globo e um historial que a favoreciam, a verdade é que «Gabriela» ultrapassou todas as expectativas em termos de audiências. Quem é que aqui há uns seis meses diria que as novelas brasileiras voltariam a ter os seus tempos áureos? Eu, certamente, não diria, embora lhes reconhecesse a qualidade que apenas a Globo consegue imprimir nas suas produções.

«Gabriela» veio dar esse impulso nú (sim…) e cativar, uma vez mais, os portugueses. De facto, décadas depois, o país voltou a parar para ver o final desta novela que agora teve como protagonista Juliana Paes. E o seu adversário foi nada mais nada menos do que a edição de «Secret Story» com melhor audiência de sempre no nosso país e a mais polémica. Deste modo, fica realçado o poderio da produção da Globo (e do nudismo na caixinha mágica), que, inclusivamente, ajudou a estação e, em particular, «Vale Tudo» a subir e muito na tabela audimétrica. Há já muitas semanas que a SIC não conseguia vencer um domingo. De facto, a estratégia de alargar a novela e terminá-la a um domingo foi uma jogada vencedora.

Ainda assim, há que realçar que dificilmente «Avenida Brasil» vai agora conseguir catapultar o horário nobre da SIC para os valores da sua antecessora. Contudo, estou convencida que vai manter valores bons. Apenas «Destinos Cruzados» poderá vir a contrariar esta tendência de vitória da ficção de Carnaxide. Quem vencerá? No fim do mês já saberemos.

 

Redatora e cronista