fbpx

Os destinos não colam e cruzam-se ao sábado

A Televisão
4 min leitura

Falar_Televisao 2012

Destinos Cruzados estreou no passado domingo. A novela mais esperada pelo público da TVI finalmente chegou ao ecrã com o objetivo de arrancar as audiências à concorrente SIC. Parece-me que, até agora, nada feito! Ainda é cedo, é verdade. Uma coisa é certa, a novela protagonizada por Alexandra Lencastre e Virgílio Castelo vai enfrentar um caminho doloroso, muito doloroso…

A estação de Queluz de Baixo optou, ao contrário do que fez com Doida por Ti (que estreou numa quarta-feira), por estrear a novela de António Barreira num domingo à noite. Em Portugal, é a noite mais forte da semana. Ficou a pouco mais de 10 mil espectadores de Dancin’ Days. Sim, a SIC, com receio que o destino da sua «galinha dos ovos de ouro» se cruzasse com a novela da TVI ou por precaução, resolveu emitir mais um episódio especial para travar a estreia da sua atual concorrente. À primeira vista, com estes resultados, parecia que íamos ter um bom duelo tipo «Ficção SIC vs. Ficção TVI», mas não foi isso que aconteceu. Destinos Cruzados, teve uma semana digamos normal. Só um doido é que poderia esperar que a novela liderasse face à hegemonia de Dancin’ Days desde o passado verão.

Pois bem, o diretor da TVI, de seu nome Luís Cunha Velho, não tremeu face a estes resultados. Não teve a infeliz ideia de, por exemplo, esticar a duração dos episódios como aconteceu no passado, ou simplesmente começar 10 minutos antes e acabar 20 minutos depois de Dancin’ Days. Luís Cunha Velho não seguiu as pisadas do seu antecessor, José Fragoso. Pelos menos, até agora, não mostrou sinais de pânico e lá inventou uma estratégia para ver se cola. Chama-se «A Seguir» e «A Seguir ao Jornal das 8». Após o termino de cada novela (exceto Doce Tentação, como é óbvio) são mostradas três ou quatro cenas, para aguçar o apetite, do próximo episódio da novela seguinte que já bate à porta para entrar na casa do espectador. Também já não existe os cinco ou seis minutos de «Próximos Episódios», agora intitula-se de «Próximo Episódio» e só tem a duração de dois a três minutos. Mas até agora isto não funcionou…

Perante estes resultados, o atual diretor não vai de modas e espeta com ficção aos sábados. À partida «tá ganho»! A nível estético não é muito bom «levar» com novelas de segunda a sábado mas, por outro lado, pode ser uma boa solução para captar algum público que até gosta deste formato e como não tem noutro canal (à exceção da TVI Ficção, para quem é Meo) fica pela TVI. Como é óbvio se esta estratégia resultar os louros só serão colhidos daqui a umas duas semanas pois apenas um sábado não dá para nada.

Sem os diários de fins de semana da Casa dos Segredos 3 e Casa dos Segredos – Desafio Final, em horário nobre a estação de Queluz de Baixo optou por colocar, não só Destinos Cruzados, mas também Louco Amor e Doce Tentação. Agora, referindo-me à nova novela, os destinos deles (também) se cruzam ao sábado.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.