fbpx

O que se passa na TVI?

A Televisão
4 min leitura

Falar Televisao2012 O Que Se Passa Na Tvi?

Desde a saída de José Eduardo Moniz que a TVI já não é o que era. Até aqui tudo bem. Nada que ninguém não saiba. O “estranho” é que se anda a passar algo “estranho” nesta estação. Coisas que não fazem sentido algum. Coisas que deviam resultar e não resultam. Projetos para estrear, que nunca mais estreiam. Alguém não anda a tomar as medidas certas… isso é certo. Mais que certo.

Comecemos então pela novela «Lua de Papel» (nome provisório ou não, não faço a mínima ideia), que tem sido muito abordada na imprensa. Sara Matos está a adorar a sua nova personagem e promete surpreender neste novo desafio. Um projeto que era apontado para substituir «Morangos com Açúcar», foi colocado de parte e a sua nova data permanece ainda no “segredo dos deuses”. E, ao ponto de os atores já começarem a manifestar alguma indignação e frustração, é deveras preocupante. É certo que a TVI não tem surpreendido na ficção ultimamente, mas não será nada bom ter uma novela numa gaveta. Porque o que fica na gaveta demasiado tempo, perde cor e ganha pó. O público quer coisas “frescas” e não matéria antiga.

Relativamente a «Giras e Falidas», também é uma incógnita (mas não tanto como «Lua de Papel»). Anda no ar a suspeita de que estreie ainda esta semana. No entanto, as promoções desta sitcom começaram a passar há muito pouco tempo. Não faz sentido algum (para a TVI) que sempre soube promover os seus conteúdos de forma bastante inteligente, agora dar pouco destaque a uma aposta que até pode dar alegrias e sucesso à casa.

Outro tema a abordar: «Somos Portugal». Se começou por ser engraçado, diferente e giro de se ver, então agora já cansa. E não é pouco. Não há paciência nem tempo para passar uma tarde inteira a ver aquilo que vemos quase todos os dias na RTP1. As festas populares, o povo português, as músicas embirrantes (e sempre as mesmas), a coitada da repórter que trabalha enquanto os apresentadores (protagonistas) comem que nem uns perdidos. Mais valia que voltassem a colocar filmes repetidos nesse horário, não? Talvez.

Mas não é só a TVI que, a meu ver, está a errar. A SIC parece que quer caminhar para o mesmo sentido, muito por culpa deste novo sucesso na área da ficção (com «Gabriela» e «Dancin’ Days»). Isto porquê? Porque agora o que se quer em Carnaxide é encher o telespetador com novelas e mais novelas. Vamos lá dar-lhes novelas, que eles estão a gostar disto, pá! Mas… será que ainda não entenderam que a ficção também já não é o que era em Portugal? Os portugueses estão fartos de histórias inventadas, querem é conteúdos da vida real. Já basta de romances previsíveis, intrigas mais que vistas e vilões tresloucados.

E é com isto que digo, é necessário mudar a forma como se faz televisão em Portugal. Não é por uma coisa fazer sucesso, que a outra “coisa” também fará.

Siga-me:
Redactor.