fbpx

O day time fugiu

A Televisão
4 min leitura

Falar_Televisao 2012

Todos nós sabemos que, a nível audiométrico, uma liderança só é considerada «boa» se a estação de televisão obtiver resultados satisfatórios em todos os horários. Ora, é esse o assunto do Falar Televisão desta sexta-feira.

Sejam bem-vindos!

Pois é, o horário nobre do canal de Carnaxide vai lançado, contudo, não se pode dizer o mesmo do day time. Começando no programa das cartas e acabando na Conceição Lino é um autêntico desastre. A TVI limpa por completo o dia à sua principal concorrente. A dupla, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, no Você na TV, dá um excelente lead-in ao Jornal da Uma, que por sua vez oferece às novelas, dos tempos dourados da TVI, e que se prolonga até à Fátima Lopes no A Tarde É Sua.

Quando Júlia Pinheiro saiu da TVI rumo à SIC, muitos pensaram «Pronto, ela vai para as manhãs e lá se vai a liderança do Goucha e da Cristina que, por acaso, ela ajudou a conquistar». No entanto, isso não aconteceu. No programa das tardes, Júlia Pinheiro conseguia atingir bons resultados e até a liderança, mas tudo mudou desde que se tornou na Querida Júlia. Parece que de queridos, os resultados não têm nada. O mesmo se pode dizer das tardes da SIC que de boas, no que toca às audiências, também não têm nada. Mas o que é que o Goucha e a Cristina têm que a Júlia não tem? E o que é que a Fátima tem que a Conceição não tem?

Na minha humilde opinião, resposta é simples mas, possivelmente, contraditória (ou não). Os espectadores portugueses são muito pautados pela rotina, muito conservadores. Estão naquele sítio e não mudam porque estão habituados àquilo, ponto final. Esta teoria pode explicar as audiências do Você na TV face ao Querida Júlia. Então e à tarde? A Fátima Lopes também vem da SIC. Perguntam vocês: «Os espectadores só têm hábitos de manhã?». Não, neste caso a conversa é outra. A Fátima Lopes, quando se mudou para a estação atualmente liderada por Luís Cunha Velho, começou num formato, Agora É Que Conta, que sucedia As Tardes da Júlia, com bons valores face à concorrência. Ora, quando a «querida» fez as malas rumo ao canal de Pinto Balsemão, já a Fátima andava pela TVI, habituando os olhos dos espectadores do canal quatro. Desta maneira, quando Fátima Lopes subiu no horário da tarde o público não estranhou muito porque já a conhecia daquela banda.

Sinceramente, tenho pensado muito nisto e, até agora, não encontro outra razão para estes valores tão díspares no day time entre as duas privados. De manhã a diferença é abismal, de tarde por vezes aproximam-se, mas pouco. É caso para dizer, [na SIC] o day time fugiu.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.