fbpx

O “Big Brother Seleção”

A Televisão
2 min leitura

A seleção nacional vende. Desde sempre assim foi. Com uma lufada de ar fresco dada pelo 2º lugar no campeonato da Europa de 2004, a seleção portuguesa tem sido a mais requisitada pelas marcas e pelas próprias estações de televisão sempre que se joga um campeonato do mundo de futebol ou, em especial, um campeonato da Europa. Mas parece que este ano a necessidade de vender a marca “Portugal” (sim, porque tudo agora é considerado marca) multiplicou de intensidade e, ainda nem o Europeu começou, e já estamos todos nós saturados de fait-divers à volta dos atletas nacionais.

Por isso, as declarações dos treinadores portugueses Carlos Queiroz e Manuel José não são nada de que não estivéssemos à espera que, mais cedo ou mais tarde, começassem a renascer. E com razão. As estações televisivas nacionais estão desde há semanas obcecadas com a seleçãonacional. A RTP dá-se ao luxo de criar uma vazia emissão especial, à porta de um estádio de futebol, com os cantores pimba do costume e João Baião a gritar, sistematicamente, “força Portugal!” enquanto meia dúzia de pessoas assiste àquilo de guarda-chuva aberto já que o tempo não estava para grandes festejos. Na SIC, a seleção tem honras de horário nobre. Não, não me refiro às notícias do Jornal da Noite. Refiro-me sim às exclusivas imagens dos tão apregoados “bastidores” da seleção. Balneários, almoços, jantares, tudo serve para filmar os atletas e ganhar mais uns milhares lá em casa. Na TVI, a Tarde É Sua de Fátima Lopes passa a regime intermitente, dadas as pertinentes interrupções para diretos que nos mostram o autocarro da seleção rumo ao aeroporto.

As generalistas têm sido isto nos últimos dias. O povo, em casa, aplaude os atletas-heróis que renascem de 4 em 4 anos. Gente com dois dedos de testa denúncia o autêntico “circo” que se te montado mas que, felizmente, promete não durar muito já que não há seleção que aguente tamanho “big brother”.

Futebol O &Quot;Big Brother Seleção&Quot;

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.