fbpx

«O Astro» vai brilhar

A Televisão
6 min leitura

No dia em que a Globo estreou, no Brasil, a sua nova macrossérie (o remake de «Gabriela»), a SIC anunciou a estreia do produto com aquele registo que foi para o ar naquele canal brasileiro no ano passado: «O Astro» (escrito por Alcides Nogueira).

Macrossérie, assim lhe chama a Globo, é, basicamente, uma mini-novela. A ação desenrola-se como numa novela, mas em vez de ter, no mínimo, 120 capítulos, fica-se pelos 60 (mais coisa, menos coisa). A estação criou este formato no ano passado, abrindo uma nova faixa horária para exibir este tipo de produto: o horário das 11 (23:00). Tanto que «O Astro» é, muitas vezes, apelidada como sendo «a primeira ‘novela das 11’», em referência ao seu horário de exibição. Por parte da Globo, a previsão é que haja, uma vez por ano, a exibição de uma macrossérie, sendo que, para este formato, estão guardados o remake de novelas de grande sucesso da estação (primeiro «O Astro», atualmente «Gabriela» e já se fala que a macrossérie do próximo ano será o remake de «Dancin’ Days»).

«O Astro», quando estreou no ano passado, surgiu no seguimento das comemorações dos 60 anos da telenovela brasileira. Esta produção, um remake da novela com o mesmo nome exibida nos finais da década de 70 (escrita, nessa altura, por Janete Clair), alcançou bons índices de audiência e esse fator foi fundamental para dar continuidade a este tipo de produto. O horário tardio contribuiu para que a produção fosse mais «desinibida», contendo cenas de nudez ou cenas íntimas.

Por cá, a imprensa há muito que anunciou que a SIC iria exibir «O Astro». Depois, alguns responsáveis pela estação deram a entender que havia essa vontade. Especulou-se, avançaram-se períodos de tempo para tal acontecer, mas, de certa forma, esqueceu-se que tal viria a acontecer. Ou que pudesse acontecer já nos próximos dias. A estação, surpreendendo tudo e todos, lançou uma promo anunciando a estreia d’ «O Astro» já para daqui a duas semanas. Desta vez, a imprensa ou os sites especializados em conteúdo televisivo, não conseguiram desvendar esta intenção da estação. E a SIC, aproveitando que alguns dos seus produtos estão a terminar, veio baralhar tudo e todos, preparando-se para trocar às voltas à concorrência que não esperava por isto. Aliás, ninguém esperava!

Parecia que o «Gosto Disto!» era o produto certo para regressar no início de julho… mais precisamente dia 2, o dia em que está agendada a estreia d’ «O Astro». Contava-se que, com o final de «Rosa Fogo», «Dancin’ Days» subisse ao horário das 22:00 e o «Gosto Disto!» regressasse para o seu antigo horário (faixa das 21:00). Até aqui tudo normal, ou seja, previsível. Mas a questão é que, até agora, ainda não surgiu qualquer promo ou referência à estreia da nova temporada (que, sabe-se, já está a ser gravada). Ficará o «Gosto Disto!» na gaveta, ficando o horário nobre preenchido com «Dancin’ Days», «Insensato Coração» e «O Astro» (não necessariamente por esta ordem!)? Ou virá, também, o «Gosto Disto!» e «O Astro» para o horário nobre, ficando o mesmo com quatro produtos? Parece-me de mais… Há também a questão de que «Morde & Assopra» termina na próxima sexta-feira; mas, para o horário, já lá está «Fina Estampa»… será que a SIC vai querer pôr outro produto no horário? «Perfeito Coração», ao início da tarde, também está perto do fim… voltará a SIC a apostar num produto brasileiro para aquele horário? Sim, eu sei que «O Astro» pode ser demasiado ousada para o horário das 14:00, mas a RTP1 também exibiu aí «Paixões Proibidas» e esta novela também era ousada! Quantas hipóteses, questões e dúvidas…

Com exibição diária, «O Astro» deverá durar até ao fim de setembro ou até à primeira quinzena de outubro (tudo depende da exibição do produto, sendo que os episódios têm 30 ou 45 minutos). E espero que vá para o horário nobre. Sei que se correrá o risco de ter formatos semelhantes nas noites da SIC (abdicando-se do entretenimento do «Gosto Disto!» e ficando só com ficção), mas não acho que tenha espaço ao fim da tarde e, após das 14:00, por mais que fosse melhor que «Podia Acabar o Mundo», acho que a SIC não «quer» salvar as tardes! E, se «quisesse», havia hipóteses melhores! Portanto, acho que «O Astro» vai mesmo para as noites da SIC (antes ou após «Insensato Coração» é que é a questão!). Depois, em setembro, com o fim de «Insensato Coração», surgirá o remake de «Gabriela». Este é o meu palpite. As certezas estão do lado da SIC que confundiu tudo e prepara-se para fazer rasteiras à concorrência. Se terá sucesso com esta táctica? Não sei… «O Astro» vem aí e se vai brilhar ou não, tudo dependerá do seu horário e do tratamento que a SIC lhe der!

Siga-me:
Redactor.