fbpx

Nunca é demais lembrar

A Televisão
2 min leitura

O dia aproxima-se a passos largos. Não, não é o apocalipse (apesar de o poder ser para alguns). A partir de Janeiro do próximo ano, os portugueses vão entrar na nova era da televisão, a era digital. A generalidade das casas ainda recebe sinal analógico e o switch-off  obrigatório vem dar algumas dores de cabeça com certeza. Hoje resolvi chamar a atenção para este tema, apesar de não estar relacionado diretamente com os conteúdos televisivos.

A minha preocupação, como já referi anteriormente, está na forma como a transição está a ser transmitida pelos media. À primeira vista, as campanhas publicitárias parecem dúbias: as pessoas pensam que transitar para o digital significa subscreverem um serviço de televisão por cabo/satélite. Esta “falha de discurso” já tinha, aliás, sido aproveitada por algumas empresas do género em algumas zonas menos informadas do país: pequenos grupos de pessoas no terreno tentaram aproveitar-se das populações menos informadas para lhes venderem esses serviços.

Convém explicar por isso, que a transição para o digital não tem que ver com a subscrição de canais cabo. Apenas que a transmissão dos canais generalistas será efectuada através de sinais digitais, e não analógicos. Se não tem um televisor compatível com as normas da Televisão Digital, será necessário comprar uma pequena box descodificadora para que continue a ver os canais generalistas. Mais uma vez, cuidado com os esquemas! Desconfie de boxes demasiado caras.

Espero que a informação seja clarificada rapidamente, sobretudo para a população mais velha que se pode sentir mais perdida e alheada nesta transição.

Mais informações em http://tdt.telecom.pt/

Siga-me:
Redactor.