fbpx

Jogos Sem Fronteiras

A Televisão
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

Este tema poderia ter começado a sua discussão há anos ou meses atrás, mas ontem conheceu mais um dos intermináveis episódios que compõem esta discussão eterna que provavelmente não terá fim. Na noite passada, não muito noite, deparei na TVI24 com a transmissão de um jogo de futebol dedicado à pobreza no canal de informação da estação de Queluz de Baixo.

Este não é um caso isolado e certamente não será o único, pois esta crónica em nada mudará o que por lá se faz no entanto a emissão trouxe me à memória uma eterna discussão: será o futebol, jornalismo ou entretenimento?

Relembro-me do último episódio que trouxe à baila esta discussão. Quando a TVI transmitiu o último europeu e Pedro Ribeiro emprestou os seus comentários pouco ou nada jornalísticos ao relato do jogo e desenvolveu nos telespetadores uma alergia a este novo movimento do comentário futebolístico nacional.

A linha que separa o desporto nomeadamente o futebol da informação é ténue e dela parecem renascer algumas questões de fundo que não interessam agora para o caso.No entanto, confesso-me um purista e apesar de toda a conjuntura à volta da informação em desporto ter mudado- os programas de desporto são agora mais descontraídos, com humor e comentadores anónimos para que o publico alvo se identifique e não se sinta tentado a mudar de canal- longe dos tempos em que um pivô apresentava de forma bruta as notícias que os fãs não queriam saber, cada vez essa linha parece transpor para um lado e para o outro onde as novas caras procuram impor esta nova forma de fazer ou produzir informação.

A resposta acima colocada para ela não tenho resposta mas enquanto não se definem fronteiras era importante que as transmissões de jogos de futebol andassem longe dos canais de informação séria devia ter o seu lugar.

Siga-me:
Redactor.