fbpx

Fernando, o salvador!

A Televisão
3 min leitura

Seja bem-vindo a mais um Falar Televisão. É certo que estamos no inicio da semana, contudo, a vitória nas audiências do Telejornal já vêm de trás e a rubrica de hoje passa pela análise desses números. Destacamos, assim, Fernando, o salvador! De certo que a vitória do bloco noticioso da noite da RTP tem muito a ver com o programa antecessor – O Preço Certo.

Não acredita? Então acompanhe-me nesta análise…

Fernando Mendes iniciou o seu percurso à frente de O Preço Certo no ano de 2003. Assim, estes 9 anos a dar prémios e a alegrar quem o vê, fizeram com que o público se rendesse à sua presença na grelha da RTP. Por esse motivo, arrisco-me a dizer que este é o apresentador que mais vale, audiometricamente falando, dentro da estação pública. É certo que muitos se questionam se o concurso é ou não serviço público, no entanto, os resultados calam qualquer um. Num dia de direito de antena, o Telejornal não ganha e isso mostra um canal frágil, apesar de sabermos a importância que a informação tem na estação.

Fernando Mendes Fernando, O Salvador!

Uma coisa é certa: sem tirar o mérito aos profissionais da RTP, estou convicto de que, se um dia Fernando Mendes sair, o bloco informativo da noite não conseguirá vencer o horário das 20h00. Estarei enganado?

Tenho também noção de que, numa estação como a RTP, as audiências não têm um peso tão elevado, isto porque, é mais importante fazer serviço público do que, e isto em certos dias, os números audiométricos ou número de pessoas que assistem a um determinado programa. No entanto, duas entrevistas numa só semana e a publicidade cansativa feita para a estreia de Sexta às 9, mostram, de certa forma, a preocupação dos profissionais do canal estatal.

Ontem, dia 21 de fevereiro, o programa apresentado por Fernando Mendes fez uma audiência média de 10,8% e um share que ultrapassou os 29%, enquanto que o Telejornal foi o programa mais visto do dia com 12,4% de rating e 30,5% de share. Este é apenas um exemplo de muitos que poderia ser utilizados e que marcam o peso do apresentador nos números feitos, tanto pelo seu programa, como pelo sucessor.

Fernando Mendes Fernando, O Salvador!

Recorde-se que Nuno Santos estava na RTP antes de se mudar para a SIC, tendo, no entretanto, voltado para o primeiro canal. Enquanto diretor de programas da estação de Carnaxide, tentou a todo o custo levar o profissional, no entanto, a transferência não foi consumada, tendo o canal do Estado estabilizado o apresentador.

Conseguirá o primeiro canal segurar o «espetáculo» de Fernando Mendes?

Siga-me:
Redactor.