fbpx

Entre Vistas

A Televisão
3 min leitura

Falar_Televisao 2012

«Entre vistas e entre mim e a televisão.»  é este o meu lema de sábado, a seguir ao Primeiro Jornal, na SIC. ENTRE as 14:10 e as 14:45 estabelece-se ENTRE mim e o televisor uma barreira quase que inexcedível para poder ver, com toda a atenção, a minha ENTREvista semanal.

Aos fins de semana podemos ver muitos conteúdos repetidos, quase que repisados na televisão portuguesa, mas uma entrevista semanal, super bem conduzida por Daniel Oliveira, que denota uma certa cumplicidade com o entrevistado, ninguém nos tira.

Talvez…ou melhor dizendo…de certeza que muitas pessoas não gostam de assistir ao famoso Telejornal, ou à telenovela da noite do canal de que menos gostamos. Quiçá existem pessoas que não suportam aquele talk-show da manhã ou a série infantil que já repetiu cada episódio umas 50 vezes, mas uma entrevista, gravada em alta definição, num local um quanto peculiar escolhido pelo entrevistado, sob o pretexto de uma conversa intimista, é, sem margem para dúvida, uma produção que temos o direito e, porventura, o dever de assistir, se não ao fim de semana a um dia útil.

Perfil apresentou-se como um magazine em que «todas as semanas, passado, presente e futuro da televisão privada vêm a público, através de histórias insólitas, testemunhos inéditos e momentos irrepetíveis.». Chegou, viu e … embora não muito longe da liderança, não venceu. Já Face to F@ce, de Felipa Garnel, prometeu ser «um programa a não perder […] Um programa de conversa informal, intimista, que tenta abordar todas as facetas do entrevistado. […] É um talk show.» Ambas, como tantas outras produções, são produções de qualidade.

Vários são os programas que nos relatam e nos historiam um pouco da vida pessoal e profissional de algumas das caras mais vistas no quadradinho pequeno lá de casa, no retângulo gigante de uma sala de cinema ou numa outra figura geométrica colossal em que permaneci no outro dia para ouvir o último álbum do meu artista favorito. No entanto, nem todos nos surtem com uma abordagem pessoal e, por vezes privada, do quotidiano dos convidados.

Entrevistas a políticos, nos jornais informativos das generalistas e privadas, entrevistas a desconhecidos, principalmente em talk-shows, entrevistas a atores, nomeadamente no programa De ator para ator da TVI Ficção, entrevistas a humanos, no Alta Definição.

Siga-me:
Redactor.