fbpx

O «bluff» da RTP1

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

Com a escolha de Manuela Moura Guedes para conduzir o regresso de Quem Quer Ser Milionário?, a RTP não só conseguiu surpreender o público como também a concorrência. Não se sabe ainda se a escolha vai ditar o sucesso do concurso, mas é indiscutível que a RTP1 entra assim mais forte nesta rentrée. A surpresa é ainda maior quando, numa recente entrevista ao Diário de Notícias, o diretor de programas da estação pública garantia que a RTP não ia ter «um setembro de novidades», para manter a estabilidade da grelha.

Mas esta não foi a única surpresa da RTP1 para a rentrée. A tão prometida novela portuguesa de longa duração «para o início da tarde», Os Nossos Dias, vai afinal estrear antes do Jornal da Tarde, às 12h15. Será a primeira vez em muitos anos que uma estação aposta numa telenovela para aquele horário, ainda para mais uma telenovela portuguesa inédita. É difícil antever o resultado desta aposta que marca uma rutura com o padrão do daytime das três estações generalistas. Resta saber que soluções vai a RTP1 encontrar para o início da tarde – continuam as novelas estrangeiras, o Portugal no Coração começa mais cedo, ou ainda teremos mais surpresas?

Hugo Andrade aposta forte nesta rentrée, talvez pressionado pela exigência de melhores audiências na estação pública. Com o regresso de Quem Quer Ser Milionário para o horário nobre e uma novelas nas manhãs, o diretor de programas da RTP1 põe as cartas na mesa. Mas estas decisões são tão inesperadas e contradizem de tal forma aquilo que vinha sendo assumido pelo canal do Estado, que só se pode tirar uma de duas conclusões: ou foi tudo decidido «em cima do joelho», ou Hugo Andrade andou este tempo todo a fazer «bluff».

Siga-me:
Redactor.