fbpx

As páginas vão ser reescritas

A Televisão
6 min leitura

Falar Televisao2012 As Páginas Vão Ser Reescritas«Páginas da Vida» vai chegar à SIC para ser repetida. Até aqui, nada de novo ou nada que me espante, visto que novelas repetidas já passam há imenso tempo na estação de Carnaxide. O que me pode espantar e, à primeira vista, «ferir suscetibilidades» é o horário da sua exibição. E a SIC volta a surpreender… mas nem sempre é pela positiva!

A novela da TV Globo assinada por Manoel Carlos, que chegou à SIC a 26 de dezembro de 2006, regressa (quase) seis anos depois para ser reposta. É um bom produto e, sem dúvida alguma, merece voltar a ser exibida. Não desmerecendo «Viver a Vida», mas «Páginas da Vida», novela do mesmo autor e posterior à outra, bate qualquer produção do Maneco dos últimos tempos. Apesar de «Viver a Vida» estar atualmente a ser exibida no novo canal Globo da ZON, sem dúvida alguma que «Páginas da Vida» é das melhores opções para repetir em sinal aberto, na SIC. Foi uma novela que, na época, conquistou os portugueses (aliás, qualquer obra do Maneco tem essa «magia» e esse «poder»!) e, apesar de voltar a ser exibida, certamente que tem força para fazer frente a qualquer produto da concorrência.

Sendo o produto que é, e tendo em conta o estado da SIC em certos horários, o mais lógico, quanto a mim, é que a novela brasileira fosse ocupar um lugar que, há muito e erradamente, está a ser ocupado por produções portuguesas: o horário pós-«Primeiro Jornal». A hora de almoço, desde que terminou a repetição de «Alma Gémea» (tendo «Perfeito Coração» e «Podia Acabar o Mundo» assumido o horário), tem estado o descalabrado e, para piorar, tem arrastado o talk show que se lhe segue para baixo. Sim, eu sei da história toda de que não há dinheiro e a repetição do produto português sai a custo zero (ou quase!), mas até que ponto é que as audiências da estação compensam ou não os custos de grelha?

Ao contrário do previsível, «Páginas da Vida» vai, segundo avança o voz off na promoção, para o final da noite. Pressupõe-se, assim, que seja exibida após «Avenida Brasil». Nem acho que seja assim tão mau: ocupará o horário depois das 00:30 e certamente que a produção será mais apelativa que as séries repetitivas que estão há anos naquele horário (e que já cansam!). A questão que se impõe é: qual será a novela que sucederá «Gabriela»? É que o remake caminha para o fim e, em vez de surgir a promoção a uma nova novela, começam a promover uma produção para repetição? Será que vamos ver «Páginas da Vida» como a próxima novela do horário nobre? Uma novela repetida em vez de uma produção inédita?! Isto é que eu já acho de mais… São bem capaz de fazer recuar «Avenida Brasil» para ser exibida no horário de «Gabriela» (quando esta terminar) e pôr «Páginas da Vida» depois das 23:30. Não me parece que esta seja a melhor opção, depois da SIC ter conquistado o horário nobre e ter mantido essa liderança.

Prefiro ver «Páginas da Vida» em reposição ao início da madrugada que a entrar pelo horário nobre dentro. Acho que ter uma novela em repetição na faixa 21:00-00:30 é desprestigiante e gritante no que toca a orçamento! Ainda para mais quando têm uma série de produções made in TV Globo em lista… Se queriam algo na linha do Manoel Carlos, que os portugueses gostam muito, apostavam na novela inédita «A Vida da Gente» (para o horário das 23:30, colocando «Avenida Brasil» mais cedo no horário de «Gabriela» após o fim desta, estaria muito bem). Até mesmo «Amor Eterno Amor» ficava bem ao fim da noite… Não são produções tão fortes quanto «Avenida Brasil», mais caras por serem inéditas e recentes, mas acho mais sensato apostar-se numa produção inédita para horário nobre. Quanto a mim, apesar de estar a fazer baixos valores no Brasil, a próxima novela a chegar à SIC e para substituir «Gabriela» deveria ser «Guerra dos Sexos»: é cómica, leve e, acima de tudo, é um remake com o qual o público português tem alguma afinidade (claro que não deveria manter o sucesso/audiência de «Gabriela», mas parece-me que nenhuma conseguirá!).

Posso estar a idealizar um cenário ou, realmente, pode ser mesmo isto que venha a acontecer: apostarem num produto em reposição para ocupar o lugar que, até agora, estava destinado a produtos inéditos (e em pleno horário nobre!). Resta esperar para ver o que acontecerá na próxima segunda-feira, dia da estreia de «Páginas da Vida». E perceber, nas próximas semanas, o que acontecerá quando «Gabriela» se despedir dos ecrãs. Prefiro estar enganado e, realmente, surgir em breve uma produção inédita para horário nobre. E que «Páginas da Vida» fique, muito bem, ao início da madrugada, apesar de poder estar muito melhor ao início da tarde sucedendo «Podia Acabar o Mundo»!

Siga-me:
Redactor.