fbpx

As duplas da televisão portuguesa

A Televisão
4 min leitura

Boa noite! No Falar Televisão de hoje, o assunto recai sobre as duplas que fizeram ou continuam a fazer furor na televisão portuguesa. Depois das declarações de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, quanto ao desejo de continuarem a trabalhar juntos, refleti sobre o sucesso cada vez maior dessas duplas, bem como, sobre a importância que as estações televisivas dão a essas parcerias de apresentação.

Quem não se lembra dos apresentadores de Contacto? Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues faziam as delicias dos telespetadores no horário da tarde, com muita boa disposição e, sem nunca perderem o profissionalismo. Com uma cumplicidade que lhes é característica, os dois profissionais tornaram-se «donos» do horário de transmissão do seu programa.

Contacto As Duplas Da Televisão Portuguesa

Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são, sem dúvida, a dupla televisiva mais badalada do momento. Vitoriosos, ganham todos os projetos que apresentam juntos. Recordo-me de Uma Canção para Ti e, muito recentemente de A Tua Cara não me é Estranha, para não falar de todos os especiais já realizados.

A RTP tem, hoje, duas duplas que se destacam: João Baião e Tânia Ribas de Oliveira que apresentam juntos Portugal no Coração, bem como, Jorge Gabriel e Sónia Araújo, estes todas as manhãs conduzem Praça da Alegria. Os primeiros mostraram há dias o seu desejo em continuar a trabalharem juntos na RTP, pois acreditam: «temos tudo para crescer». Ambos os casais de apresentadores fazem um trabalho notável todos os dias, em prol do serviço público de televisão.

A 14 de setembro de 2009 estreava-se Francisco Menezes na apresentação televisiva ao lado de Rita Ferro Rodrigues. Em parceria conduziram a Companhia das Manhãs durante mais de um ano. Quando esta dupla se separou, surgiram em sua substituição Nuno Graciano e Vanessa Oliveira que de forma discreta, em termos de audiências, apresentaram o talk-show até à chegada de Querida Júlia.

Foi exatamente com a estreia deste último que surgiu uma nova parceira, embora tivesse sido curta, deu muito que falar. Júlia Pinheiro e Ana Marques juntaram-se para levarem em frente um projeto, na altura ambicioso e acabado de nascer na SIC.

Outro duo que merece ser destacado é o de Sílvia Alberto e Pedro Granger. Em tempos, apresentaram juntos as duas primeiras edições de Ídolos na SIC. Volvidos sete anos, voltam a trabalhar juntos na condução do Festival RTP da Canção 2012.

Muitas outras duplas desenvolveram, ao longo dos anos, um trabalho televisivo interessante. Mas porque razão têm as estações de televisão cada vez mais interesse nesse trabalho conjunto? Desde há uns anos que as duplas de apresentadores são uma constante. Começaram apenas em galas esporádicas e passaram a programas diários como talk-shows ou até mesmo a formatos de entretenimento que vão para o ar em horário nobre.

Considero que, para além da divisão de tarefas enquanto apresentadores é também importante que exista uma cumplicidade e mais do que uma relação profissional para que o projeto possa correr de feição e tornar-se mais sólido. Sem dúvida que os apresentadores de Você na TV! são os mais completos da televisão portuguesa, sem desfazer o trabalho, dedicação e profissionalismo de todos as outros. Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, para além de serem ótimos profissionais no audiovisual, são portadores de uma energia natural que os une e   faz deles os vencedores nas manhãs.

E para ti, quais são as grandes duplas da televisão portuguesa?

Siga-me:
Redactor.