fbpx

«A Verdade» é que (provavelmente) alguém leu isto!

A Televisão
5 min leitura

Falar_Televisao 2012

No dia 18 de fevereiro, escrevi aqui uma crónica – a implorar aos Deuses – um programa de televisão para os talentosos Youtubers do nosso país. E, tal foi o meu espanto, quando na semana passada me apercebi que a TVI vai mesmo apostar nesta temática tão atual. Coincidência (ou não), desejo realizado (ou não), crónica lida (ou não), a verdade é que o meu pedido chegou aos ouvidos de alguém. Enfim, chegou onde eu queria que chegasse. Hell yeah! E é incrivelmente bom saber que os desejos ainda se concretizam, sem termos de recorrer ao génio da lâmpada. Não é?! É pois!

Contudo, nem tudo são rosas. A Verdade de Cada Um é um programa juvenil que vai estrear na estação de Queluz de Baixo já no próximo sábado de manhã. E o erro começa provavelmente aqui. Um programa com transmissão ao sábado de manhã não me parece que vá ter algum impacto, quer a nível de audiências, quer a nível de… impacto! Lá está. E, pior do que isso, dá a sensação que terá meia dúzia de episódios e depois desaparece sorrateiramente da grelha (como se nada fosse). Não era bem este cenário que eu tinha sonhado aqui há cerca de um mês, mas também não posso reclamar muito. Afinal de contas, tive o que pedi. Mas o Nurb já avisou: se tiverem muitos Likes na rede social, talvez passem para outro nível (ou como quem diz: para um horário mais fofinho). Quem sabe, quem sabe…

343Lt2O «A Verdade» É Que (Provavelmente) Alguém Leu Isto!

Críticas e ofensas à parte, aleluia que alguém pensa finalmente em formatos juvenis. Sim, aleluia! Ultimamente, parece que esta categoria andava meio esquecida, não? Pois, se calhar é só impressão minha, que ando para aqui a dizer tolices e disparates. Capaz de ser isso. É que não é ao acaso que a camada mais nova do nosso país já não sabe o que é a televisão. Não sabe! Ponto final, parágrafo, muda de linha, travessão. A maioria dos «putos» (e desculpem a expressão) está-se completamente nas tintas para a RTP, a SIC ou a TVI. Perguntem simpaticamente a um miúdo de 12 ou 15 anos se conhece o ator X, a apresentadora Y ou o jornalista Z e depois digam-me qual foi a maravilhosa reação. Sim ok, não me comecem a agredir, porque eu sei que existem brilhantes exceções – aliás, como em tudo na vida. Mas digo isto, porque a rotina diária destes jovens passa muito por: escola, casa, Facebook & sleep. E é no Facebook que encontram os seus maiores ídolos: os Youtubers.

Daí a necessidade de existir urgentemente um programa de televisão relacionado com estes artistas. Primeiro porque espelham a nova sociedade (ui ui, esta agora foi uma saída algo arriscada) e, depois, porque como já disse anteriormente: há por aí muito bom talento (sem qualquer ironia: há mesmo talentos orgásmicos) a precisar de uma oportunidade. A sério. Tudo bem que ainda é cedo para fazer avaliações certeiras (e assertivas) de A Verdade de Cada Um, mas acredito que poderá trazer uma agradável frescura e inovação à caixinha mágica. Contudo, claramente que tem os seus prós e contras. Os protagonistas do programa – Kiko is Hot, Nurb, Diogo Sena e Anny is Candy são ótimos (excelentes) no Youtube, mas ainda não sabemos como se safam numa «cena» mais à séria. Geralmente, a coisa torna-se mais assustadora e complicada, mas deixo aqui o benefício da dúvida.

Enfim, o importante é que não se esqueçam que o público juvenil também existe (e, inquestionavelmente, as crianças/adolescentes são o futuro). Por isso… toca a apostar em conteúdos televisivos para eles!

Obrigado e até um dia destes (não, eu volto para a semana, a sério!).

Siga-me:
Redactor.