fbpx

A Feira da Ladra

A Televisão
2 min leitura

José Rodrigues dos Santos tem engrossado o coro de vozes que vem da RTP mostrando uma enorme indignação com os resultados apresentados ao longo da última semana pela GFK. Mas o pivô do Telejornal talvez se tenha destacado pela forma. Na Notícias TV desta semana, diz que o novo sistema de medição audimétrica foi comprado numa “feira da ladra”.

E José não poderia ter escolhido palavra melhor. Feira. Não para classificar sistemas de medição totalmente legítimos, mas sim na forma como se adequa naquilo que se tem tornado a constante troca de galhardetes entre a televisão pública e as entidades reguladoras, tal como, a CAEM e a própria empresa contratada, a GFK.

Ng1042090 A Feira Da Ladra

Se há algo, até agora, a lamentar foi o facto da GFK ter sido a escolhida no concurso para a nova medição de audiências. Foi o sistema que apresentou maiores e mais crassas falhas, e, só por isso, o seu afastamento seria indiscutível. Mas a CAEM assim não o considerou, e as falhas desde o início do mês têm sido constantes e flagrantes.

Se há responsabilidade a colocar em alguém, será apenas à CAEM. Não à GFK, que se limita a fazer o seu (fraco) trabalho. Os resultados que apresenta não são nenhuma surpresa para quem esteve envolvido na eleição da empresa vencedora.

Agora, há que mudar caso haja vontade das entidades oficiais. O que não me parece provável, quando também a vontade da RTP é, certamente, circunstancial e advém do facto da estação ter caído. Porque, caso o sentido tivesse sido inverso, duvido que na Marechal Gomes da Costa as críticas seriam estas…

Siga-me:
Redactor.