fbpx

20 anos mereciam melhor

A Televisão
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

A TVI fez ontem 20 anos. 20 longos anos de história de uma televisão que tem hoje um ADN bem diferente daquele com que começou a Televisão Da Igreja. Numa televisão onde as Galas são uma dos ex-libris da estação, a celebração do vigésimo foi também ela animada por um verdadeiro desfile de estrelas no Centro Cultural de Belém.

Numa noite e quadra que se falou tanto de José Eduardo Moniz e da era a.M e d.M (antes de Moniz e depois de Moniz) provavelmente o génio e sensibilidade televisiva do antigo diretor fez-se mais sentir do que algumas pessoas querem fazer parecer.

Um espetáculo de variedades, que de variedade teve muito pouco onde reinaram mesmo, os artistas de sempre. José Cid, Rita Guerra, João Pedro Pais, nomes que não retiram a legitimidade de uma estação que se orgulha de levar o que é português e de Portugal aos portugueses ou que não devesse homenagear os que tantas vezes emprestaram o seu trabalho às bandas sonoras das suas novelas mas a TVI ,foi em tempos, uma estação de inovação.

Rábulas sem graça, onde os protagonistas da estação foram colocados nas situações mais caricatas, onde a naturalidade andou longe e o constrangimento não levou os «atores» ao seu melhor. Foram muitos os que faltaram e muitas as homenagens àqueles que outrora vestiram a camisola da estação ainda que o ADN tenha mudado, a família não se escolhe, nem se esquece.

20 longos anos, de uma estação que desperta amores e ódios  que quer se goste ou se odeie tem um espaço e um lugar cativo na história da televisão portuguesa e cuja celebração merecia mais e melhor. Afinal de contas, não é todos os dias que se fazem 20 anos.

Siga-me:
Redactor.