fbpx

Ricardo Pereira

Diana Casanova
3 min leitura
Hoje venho homenagear o jovem actor Ricardo Pereira, dado o seu novo projecto na televisão nacional e todo o seu trajecto no mundo da representação.

Nascido a 14 de Setembro de 1979, no concelho de Sintra, efectuou um percurso escolar igual ao de tantos outros jovens, estudando no Liceu Camões e depois frequentando na Universidade Lusófona, o curso de Psicologia. Foi apenas com 21 anos que se estreou como actor, no Teatro Nacional D. Maria II, com a peça Real Caçada ao Sol de Peter Shaffer.

Mais tarde, entra no mundo da televisão, com a novela A Senhora das Águas, no ano de 2001, realizando pequenas participações desde aí em diversas produções nacionais. Contudo, podemos dizer que o seu grande boom de notoriedade se deu aquando da sua ida para o Brasil, para protagonizar a novela Como uma Onda, da Rede Globo. Seguindo-se as novelas Jura, Floribella (2ª temporada) e, agora, Perfeito Coração, em que assumiu um papel de grande protagonismo.

Entretanto, também participou nas seguintes produções brasileiras: Prova de Amor (Rede Record), Pé na Jaca (Globo) e Negócio da China (Globo). Esta última permanece na “prateleira” da SIC, inexplicavelmente, na minha opinião, na medida em que por ter actores portugueses no elenco teria certamente algum sucesso, ou antes, não seria um completo fracasso.

Neste contexto, é evidente que Ricardo Pereira é o actor português que mais sucesso teve além fronteiras, no que toca ao mercado brasileiro, inclusivamente porque assim que terminar as gravações da nova aposta da SIC (Perfeito Coração) se especula que poderá voltar para o Brasil e protagonizar mais uma história da Globo. De notar, ainda, que o actor tem assumido papéis de grande protagonismo nestas produções, não é um mero personagem secundário. Goste-se ou não do actor, ache-se ou não talentoso, há que reconhecer o seu esforço e dedicação que lhe permitiram alcançar um estatuto relevante no Brasil e cá em Portugal, embora, no nosso país, sem tanto relevo, do meu ponto de vista.

Para além disso, também tem realizado inúmeras aparições no grande ecrã e no teatro, destacando os filmes O Crime do Padre Amaro, Amália e Second Life.

Trata-se ainda de um jovem actor, pelo que haverá ainda uma evolução expectável e certamente muitos mais projectos virão tanto do outro lado do Atlântico como no nosso país. Numa altura em que muito se discute entre os portugueses e brasileiros, devido à divulgação (no mínimo tardia) do vídeo de uma actriz brasileira a brincar/gozar (dependendo do ponto de vista) com o nosso país, é importante realçar estes casos de intercâmbio de elevado sucesso.

Despeço-me com amizade, relembrando o desafio que lancei no dia 8 de Outubro e sugiro que deixem os vossos comentários aqui ou no fórum. Até daqui a 10 dias.

Diana Casanova
Relacionado:
Redatora e cronista