fbpx

Diogo Morgado

Diana Casanova
4 min leitura
Estrelas Medium Diogo Morgado Diogo Morgado

 

Tendo em conta o protagonismo que o Diogo Morgado tem ganho nestes últimos dois anos, julgo que seja a altura indicada para o homenagear, agora que é novamente protagonista de uma produção da SIC.

Nasceu no dia 17 de Janeiro de 1980 em Lisboa, embora tenha passado grande parte da sua infância no Alentejo com a família, a quem é muito apegado.

Como alguns outros actores, iniciou a sua carreira no mundo da moda, com apenas 14 anos. Tendo participado em algumas produções televisivas até ao telefilme Amo-te Teresa (2000) que lhe deu uma grande projecção, com apenas 20 anos, Diogo já mostrava o seu talento no pequeno ecrã, na SIC. Esta projecção também se ficou a dever ao facto deste ter sido o primeiro telefilme criado pela SIC (fazendo parte de uma série de inúmeros e muito bons produtos televisivos). Contudo, não podemos subvalorizar o desempenho do actor.

Diogo Morgado tem vindo a desempenhar papéis de grande relevo – protagonista – mas também pequenos personagens, sendo que, ainda assim, lhes dá um toque único e surpreendente, como aconteceu na sua interpretação no filme O Crime do Padre Amaro, também ele produzido pela SIC.

Até aqui referi apenas produtos da SIC, mas também na TVI, o actor ganhou espaço, sendo protagonista, inclusivamente, da novela Tudo por Amor (2002) e algumas séries de humor.

Contudo, foi mais uma vez na SIC que ganhou uma popularidade e exposição enormes. Falo-vos da sua participação em Vingança (2007) como Santiago Medina. Julgo que é unânime que não obstante a complexidade da personagem por ele desempenhada, Diogo Morgado conseguiu sobressair num leque de actores fantásticos. Demonstrando, assim, um dos seus pontos fortes, desempenhar personagens com grandes cargas dramática e de intensidade emocional, de tal forma que, como o próprio chegou mesmo a referir, era difícil deixar o Santiago para trás e ser apenas o Diogo.

Foi, sem dúvida, uma página nova na ficção nacional. Uma história que emocionou a todos e em particular Santiago Medina que deixaram um vazio na nossa televisão e, a meu ver, uma marca na história das produções televisivas no nosso país.

Apesar do actor ser excepcional no que toca a transmitir emoções, sofrimento, … Também teve inúmeras participações em programas de comédia, tais como O Prédio do Vasco (TVI), Os Malucos do Riso (SIC), entre outros, revelando assim a sua faceta mais divertida e engraçada, de forma espontânea.

Na televisão, ainda se aventurou pela apresentação, nomeadamente de programas juvenis – Dá-lhe Gás!

Importa ainda, realçar que não foi só na televisão que Diogo Morgado se destacou, também no cinema o actor fez várias incursões, das quais destaco a participação no filme brasileiro A Selva. Quanto ao teatro, destaco a peça Acredita, estou possuído, mais uma vez uma comédia hilariante, exibida já na televisão pela TVI e  disponível no youtube, para quem quiser assistir. Aconselho vivamente.

Só agora, Diogo Morgado aceitou ser novamente protagonista de uma história do canal de Carnaxide, após ter sido dada como certa a sua participação na sucessora de Vingança – Resistirei – a qual não se veio a verificar, optando por resguardar um pouco a sua imagem e descansar do papel tão desgastante como Santiago Medina. Actualmente, desempenha Rodrigo em Podia Acabar o Mundo, um engenheiro agrónomo que luta pela guarda do seu filho.

Por fim, só falta dizer que, fruto da sua projecção causada pela Vingança, o actor também teve diversas solicitações para campanhas publicitárias, sendo a mais recente a participação no catálogo da marca Throttleman.

Para mais pormenores deste actor, sugiro uma visita ao seu site, parceiro do TVUniverso, onde podem encontrar vídeos, fotografias, mais dados, …

Não se esqueçam de dar a vossa opinião no fórum sobre Diogo Morgado ou sobre a crónica. Até daqui a dez dias.

Diana
Casanova

Relacionado:
Redatora e cronista