Estrelas na Terra

Catarina Furtado

Hoje o Estrelas na Terra vem homenagear uma das mais conhecidas figuras da nossa televisão, a eterna namoradinha de Portugal – Catarina Furtado.

Nascida a 25 de Agosto de 1972, poucos saberão que a apresentadora tem o curso de dança do Conservatório Nacional de Lisboa (1990), sendo que a sua formação se estendeu também além fronteiras, com a frequência da London Internacional School of Acting (entre 1995 e 1997).

A sua estreia na televisão dá-se em 1991, na apresentação do programa TopMais no canal estatal. Contudo, seria na SIC, com o programa Chuva de Estrelas (1993) que viria a ganhar um enorme destaque, afirmando-se como uma das melhores apresentadores da sua geração. Viria, também, a apresentar o programa Caça ao Tesouro (SIC), bem como mais tarde deu nome a um programa da vida social e televisiva – Catarina.com. Apesar de ter ganho notoriedade na SIC, há uns anos regressou à casa que a criou (RTP) e, desde então, tem vindo a apresentar diversos programas, tais como Operação Triunfo, Dança Comigo e prepara-se para estrear o formato Dá-me Música.

Para além disso, enquanto actriz, Catarina Furtado também fez algumas participações pontuais em filmes, como por exemplo em: Pesadelo Cor-de-Rosa, mas também integrou o elenco de algumas séries televisivas como foi o caso da recente Liberdade 21, ou das mais antigas Uma Aventura, A Ferreirinha, entre outras.

No que respeita ao teatro, recentemente, também fez a sua estreia, numa peça encenada pelo seu marido – João Reis.

Porém, não poderemos resumir a sua carreira à televisão, cinema e teatro, pois Catarina Furtado é também embaixadora da boa vontade das Nações Unidas para as crianças, realizando frequentemente acções de caridade e de solidariedade, inclusivamente com deslocações ao continente africano.

De facto, podemos dizer que se trata de uma apresentadora multi-facetada, com um espaço próprio na nossa televisão, sendo encarada como exemplo pelas gerações que agora começam a surgir.

Até daqui a dez dias.

Diana Casanova
diana.casanova@tvuniverso.com