Esqueceram-se de Mim

Esqueceram-se de… Diogo Ferreira! (100ª edição)

Boa noite, seja bem-vindo à centésima edição da rubrica que recorda as personalidades esquecidas do pequeno ecrã: Esqueceram-se de Mim! Nesta edição recordamos um actor que, embora não parecendo, se encontra afastado da representação desde 2008. Ainda se lembra de Diogo Ferreira?

Apesar de ainda hoje a cara do actor aparecer em televisão nas repetições de Inspector Max e Rebelde Way, o que pode influenciar a percepção do telespectador quanto à sua ausência da representação, o facto é que Diogo Ferreira não grava nenhum novo projecto desde 2008, aquando da aposta da SIC na novela infanto-juvenil. Com presença regular em teatro, televisão, publicidade e cinema até cerca de 2009, o ator fez vários trabalhos com relativo impacto e conseguiu assim aparecer em várias apostas das estações, mais concretamente na TVI e na SIC.

Tendo começado profissionalmente nas andanças da representação em 2003, quando fez uma participação especial em Coração Malandro, deu logo nas vistas e rapidamente transitou para a novela seguinte, Mistura Fina, contudo, e novamente, em apenas alguns episódios. Ainda assim, a TVI deu-lhe a oportunidade de integrar a série Inspector Max, onde pôde mostrar o seu trabalho enquanto ator e provar que a formação recebida na Globo em 2002 tinha sido uma mais-valia para a sua carreira.

Enquanto teve convites na televisão apareceu em várias publicidades, incluindo uma do Minipreço e outra da Federação Portuguesa de Cardiologia, destacando-se ao mesmo tempo no teatro com as peças Mary, Mary e O Gato. Também no cinema deu nas vistas e para além de produções nacionais passou pelo cinema francês em Marriage Mixt.

Sempre empenhado em saber mais, desde 1995 que Diogo Ferreira tem vindo a procurar manter-se actualizado na área da sua formação, apostando regularmente em cursos e workshops que lhe permitam aprender e desenvolver-se mais enquanto ator. Um dos últimos cursos frequentados foi o de formação de actores da Universidade Moderna dirigido por Tozé Martinho.

Sem trabalho na área da representação, decidiu ingressar no curso de enfermagem na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, encontrando-se actualmente no segundo ano. Sendo um dos poucos jovens atores cuja imagem física não se encaixa nos padrões atuais pretendidos pelas estações, leia-se corpos musculados e bem definidos, é pena vê-lo afastado há tanto tempo do ecrã sem novas personagens.

Por vontade própria ou por falta de papéis onde se possa encaixar, a verdade é que Diogo Ferreira é mais um dos atores que permanece esquecido no tempo…até hoje!

Anselmo Oliveira