fbpx

«World War Z»

A Televisão
3 min leitura

Cine Opiniao 2012

 

 

De regresso a este Cine trago-vos uma das estreias mais aguardadas deste ano, falo do novo filme com Brad Pitt, «World War Z»!

World War Z Final Movie Poster «World War Z»

Gerry Lane (Brad Pitt), ex-funcionário da ONU, quase perde a vida num inexplicável ataque que deixa o mundo inteiro mergulhado no caos. Mais tarde, descobre que um vírus desconhecido, responsável por transformar pessoas em zombies, deu origem a um conflito à escala mundial. Numa tentativa desesperada de encontrar uma solução, Gerry é convocado pelas entidades governamentais e enviado com uma equipa de cientistas para a zona de conflito. Objetivo da missão: entrevistar os raros sobreviventes espalhados pelo mundo, perceber como o vírus prolifera e, desse modo, encontrar maneira de acabar com a pandemia que ameaça extinguir a Humanidade.

Um thriller de ficção científica com realização de Marc Forster (“Monster’s Ball – Depois do Ódio”, “007 – Quantum of Solace”) e argumento de Matthew Michael Carnahan, baseado na obra de Max Brooks (filho do realizador Mel Brooks).

Quando pensamos em filmes de zombies pensamos no típico estereótipo de uns efeitos especiais e um enredo terrivelmente repetitivo mas «World War Z» é muito mais do que isso, para além de ter como protagonista Brad Pitt acaba por nos mostrar uma antevisão do mundo assaltado por zombies e todo o horror inerente visto de várias perspetivas. Tem toda uma panóplia de efeitos especiais a nível de imagem que impressionam mas acaba por focar-se quase sempre em Gerry, o homem que tem a missão de encontrar a origem do vírus e que tem o destino da Humanidade nas suas mãos.

Tem ainda sequências magnificamente filmadas, monstros que não se veem mas que sabemos estarem lá o que torna todo o filme uma tensão em permanência, tem o senão de tantas pessoas mortas e no entanto não se vê um pingo de sangue mas em contrapartida quando se juntam em exércitos para atacar os zombies criam impacto no ecrã.

Tendo em conta o título do filme esperava-se mais imagens de uma suposta guerra o que acaba por não acontecer. O filme não é o desastre que se anunciava, mas também não consegue atingir todo o seu potencial. Poderia ser um dos grandes filmes de zombies da década, ainda assim acabará por chamar o máximo público possível numa excelente interpretação de Brad Pitt, mas incapaz de alcançar a dimensão que ambiciona.

Siga-me:
Redactor.