fbpx

«A Gaiola Dourada»

A Televisão
3 min leitura

Cine Opiniao 2012

 

 

Dado que estamos no verão e na chamada silly season esta semana no Cine Opinião decidi debruçar-me sobre o filme que tem levado muitos portugueses às salas de cinema e que já foi visto por 300.000 espetadores – A Gaiola Dourada.

1012245 10151765175869936 1320405613 N «A Gaiola Dourada»

Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés-do-chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia-a-dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?

Gaiola «A Gaiola Dourada»

Quando pensamos que é apenas mais um filme tipicamente português eis que Ruben Alves se revela uma ótima surpresa, ao conseguir aliar humor e emoção e ao conseguir através destas personagens criar um misto de sentimentos porque acho que rimos e choramos com coisas tão “nossas” que acaba por ser tocante. Os clichés são mais do que muitos, mas são utilizados de forma perspicaz, apelando à tradição portuguesa espalhada pelo mundo – o bacalhau, o fado ou o futebol não faltam.

«A Gaiola Dourada»

O realizador luso-francês inspirou-se na sua própria experiência para dar vida ao filme, a história base do filme é relativamente simples e sem grandes complicações mas acaba por ser muito bem sucedido pelo humor leve que imprime e pelo facto do público se identificar com muitas das situações ali descritas. Destaque ainda para a banda sonora excecional de Rodrigo Leão e como não poderia deixar de ser para o desempenho fantástico de Rita Blanco e Joaquim de Almeida que dão vida a Maria e José e de Maria Vieira como Rosa que diverte imenso no filme.

 [youtube http://www.youtube.com/watch?v=uwXp0ZhXAoY]

 

 

 

Siga-me:
Redactor.