fbpx

«Brave»

A Televisão
3 min leitura

Cine Opiniao2012 «Brave»

«Brave» tem o cunho de dois dos maiores estúdios de animação, a Disney e Pixar, sendo que este é o primeiro filme da Pixar cuja personagem principal é uma jovem princesa, bem mais ao estilo Disney. A colaboração destes dois estúdios poderia indicar a junção do melhor que há neles, levando, possivelmente, à realização de um grande filme de animação, contudo, «Brave» está longe de manter a mesma, e inegável, qualidade de outros inesquecíveis filmes da Pixar, tais como «Up», «Wall-E», ou mesmo a trilogia «Toy Story».

Brave «Brave»

Analisando a história num contexto mais genérico, verifica-se que nada de novo é introduzido, são vários os exemplos de filmes da Disney, onde a jovem princesa tem de arranjar uma maneira para que a sua vontade em relação a quem deve casar seja concedida. Infelizmente, no que diz respeito a filmes onde as personagens principais são elementos do sexo feminino, esta temática é inevitavelmente explorada.

«Brave» acompanha Merida, uma jovem princesa, aventureira, sonhadora, e aspirante a guerreira, a qual está determinada em realizar o seu próprio destino. Assim, a princesa Merida desafia os costumes, e principalmente a vontade da sua controladora mãe, pois não se sente preparada para casar, o que leva ao caos generalizado no seu reino.

Merida depara-se com uma bruxa, que lhe dá um feitiço, o qual teria o poder de mudar a sua mãe, levando inevitavelmente à mudança do seu destino. Porém, e como seria de esperar, o feitiço não tem o efeito previsto, e transforma a sua mãe num urso. Este percalço leva mãe e filha em busca de uma solução, que permitiria transformar Elinor novamente em humana. Este acaba por ser, porém, o mote para que mãe e filha passem algum tempo juntas, possibilitando, assim, reparar o fosso que existia entre ambas.

A cuidada qualidade visual da animação é bastante notória durante todo o filme, não só as paisagens do reino, como também o cabelo de Merida, que apesar de parecer algo tão simples, aparentemente só foi possível devido a uma equipa especializada.

Apesar de não ser a melhor animação que já vi, «Brave» não deixa de proporcionar bons momentos, sendo sempre uma boa opção quando há necessidade de escolher um filme para ver em conjunto com a pequenada.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=TEHWDA_6e3M]

Siga-me:
Redactor.