fbpx

«Argo»

A Televisão
3 min leitura

Cine_Oscars

E para finalizar o mês em beleza e porque os Óscares foram neste Domingo, a minha crónica esta semana debruça-se sobre o melhor Filme do ano de acordo com a Academia – Argo.

Argo «Argo»

Irão, 4 de Novembro de 1979. Militares iranianos invadem a Embaixada dos EUA em Teerão, em retaliação ao apoio ao recém-deposto Xá. Antes dos militantes entrarem no edifício, o pessoal tenta destruir documentos comprometedores. Nesse dia, 52 pessoas são tomadas como reféns. Porém, no meio do caos que se instala, seis conseguem escapar, escondendo-se em casa de Ken Taylor (Victor Garber), o embaixador canadiano. Apesar da situação ser mantida em segredo pelo Governo americano e cientes de que é apenas uma questão de tempo até todos serem capturados e mortos, Tony Mendez (Ben Afleck), um especialista da CIA, desenvolve um plano surpreendente para os salvar: entrar no Irão como uma equipa de filmagens e retirar os diplomatas sãos e salvos.

Com argumento de Chris Terrio e realização de Ben Affleck, é baseado em factos verídicos, revelados no artigo “How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue Americans from Tehran”, publicado na revista Wire e escrito pelo jornalista Joshuah Bearman.

Argo acaba por ser a confirmação de que Ben Affleck é um cineasta mais interessante e mais talentoso do que propriamente um ator brilhante, é uma obra bem conseguida e com um fundo de verdade tendo em conta que se baseia em factos reais dos anos 70. O argumento acaba por ser um bocado inverosímil tendo em conta a cena política atual, uma operação da CIA para tirar de Teerão pessoal diplomático que escapou à ocupação da embaixada americana em 1979 através dum história de equipa de cinema canadiana é um bocadinho surreal mas ainda assim o filme consegue juntar espionagem com thriller político no qual os espetadores quase sentem a tensão do momento com um ligeiro toque de humor na altura apropriada a cargo de Alan Arkin e de John Goodman.

Argo acaba por ser uma chapada de luva branca pois no estilo inconfundível de Affleck este projeto tem qualidade ao mostrar uma época de acontecimentos convulsivos com o respeito e a seriedade que eles mereciam mostrando que o ator cresceu desde os tempos de Bom Rebelde.

 [youtube http://www.youtube.com/watch?v=w918Eh3fij0]

 

Siga-me:
Redactor.