fbpx

Audimetria Semanal (85)

A Televisão
7 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (85)

Muito boa noite. Neste sábado, que encerra a Prova Cega da Voz de Portugal, a Audimetria Semanal tem reservado para si os principais destaques audiométricos. Assim sendo, a Estrela Maior da RTP1, o Zig Zag da RTP2, o jogo de futebol entre o Sporting Clube de Portugal e o Zurique da SIC, e, por fim, o Jornal da Uma da TVI, são os pontos principais da octagésima quinta edição desta rubrica.

Concorda com as escolhas? Existiram outros destaques que considera mais relevantes? Dê-nos a sua opinião!

RTP1

Estrela Maior Audimetria Semanal (85)

Foi na passada quinta-feira, dia 1 de dezembro, que a RTP1 e a Endemol se juntaram para mais uma emissão muito especial. A gala Estrela Maior ficou a cargo, durante a tarde, de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião e, durante a noite, de Catarina Furtado. Esta transmissão serviu, acima de tudo, para destacar as “Crianças extraordinárias” que se têm sobressaído em diversas áreas – desporto, solidariedade, música, etc.

Durante a segunda parte da transmissão, Catarina Furtado contou com o apoio de inúmeras crianças que a auxiliaram na receção e entrevista a diversos convidados. Entre eles destacaram-se Mia Rose, mentora no programa A Voz de Portugal, o jornalísta e pivot José Rodrigues dos Santos e o próprio Pai Natal, para marcar a época festiva de que nos aproximamos.

Durante as quase 3 horas de direto transmitido no período da tarde, a RTP destacou-se e ganhou à concorrência sem qualquer problema. Alcançou, neste horário, 7,3% de audiência média e 30,1% de share. À noite, a apresentadora de Quem tramou o Peter Pan?, não conseguiu convencer o público e a estação do Estado ficou-se pelos 5,5% de rating e 17,5% de share.

Apesar de Portugal no Coração ficar, na maior parte dos dias, em terceiro lugar nas audiências, foram precisamente os seus apresentadores que conseguiram vencer a SIC e TVI numa emissão muito diferente. Afinal, o programa da tarde alcançou o quinto lugar do top dos cinco mais vistos da RTP1.

RTP2

O programa da RTP2 dedicado aos mais pequenos destacou-se na passada quarta-feira, merecendo, desta forma, lugar na Audimetria Semanal. Zig Zag é transmitido de 2ª a 6ª feira e também ao sábado de manhã, mas é ao longo da semana que este é dividido em três espaços: o primeiro, logo pela manhã; o segundo na hora de almoço e, por fim o terceiro ao final da tarde.

Este último foi o que alcançou melhores resultados audiométricos, merecendo assim o primeiro lugar do top de programas mais vistos do canal, com 1,6% de audiência média e 4,2% de share. O programa tem sido uma aposta constante da estação do Estado a pensar nos mais novos. Serve, acima de tudo, para os divertir e entreter ao longo de todo o dia, apresentado diversos desenhos animados e séries infantis capazes de captar a atenção deste tipo de público.

Ainda de salientar que, na quarta-feira, o primeiro espaço transmitido logo pela manhã, registou os 0,6% de audiência média e os 11,9% de share. Já o da hora de almoço, ficou-se pelos 0,5% de audiência média e os 2,6% de share, hora em que os mais novos ainda estão na escola, e os adultos sintonizados nos noticiários da concorrência.

Deverá este canal público apostar mais nos formatos infantis?

SIC

Sporting Cp Audimetria Semanal (85)

O feriado ficou também marcado pelo jogo que colocou frente-a-frente o Sporting Clube de Portugal e o Zurique. A transmissão dessa partida para a Liga Europa ficou a cargo da estação de Carnaxide, com o clube de Alvalade a conseguir a vitória por 2 a 0.

A SIC consegiu, desta forma, resultados audiométricos que falam por si. Este jogo, de acesso aos 16 avos-de-final da Liga Europa trouxe, à estação de Pinto Balsemão, 14,7% de audiência média e 34,3% de share, conseguindo esmagar de forma absoluta a concorrência que investia, neste horário, nos respetivos espaços noticiosos, que merecem normalmente uma forte atenção por parte dos telespetadores.

Tal como se sabe, os jogos de futebol apresentam sempre uma forte adesão por parte do público, maioritariamente masculino, e isso é comprovado com os resultados anteriormente referidos.

Mesmo assim, e apesar de a noite ter sido de ouro para Carnaxide, é de salientar que o seu share diário não lhe permitiu alcançar a liderança, ficando bem abaixo das expetativas (22,4%).

TVI

O destaque desta edição da Audimetria Semanal para a TVI, recai sobre o Jornal da Uma. O espaço noticioso da hora de almoço da estação de Queluz de Baixo, brilhou no passado feriado, ultrapassando a concorrência. Nem a RTP, conhecida pela forte informação, intimidou o noticiário do canal da Media Capital, que alcançou neste dia 8,5% de audiência média e 31,9% de share.

Com estes resultados, garantiu o lugar sete no top dos quinze programas mais vistos do dia. No plano oposto esteve a informação de Carnaxide.

Afinal, o Primeiro Jornal não conseguiu melhor do que 5,5% de audiência média e 20,9% de share. Num dia marcado por um jogo de futebol na grelha de programação da SIC, estranhamente o noticiário da hora de almoço deixou muito a desejar. Terá sido pela ausência de Querida Júlia, ou pela constante aposta em filmes de animação ou programas dedicados aos mais jovens em dias “especiais”?

Seja qual for a resposta, a verdade é uma: no primeiro de dezembro, a informação da TVI saiu vitoriosa, e muito!

Número da semana

1,7%

Foi o share diário alcançado pelo canal 24 horas da segunda temporada da Casa dos Segredos, na sexta-feira, 2 de dezembro. Alcançou o décimo primeiro lugar no top dos quinze canais mais vistos do dia.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.