fbpx

Audimetria Semanal (79)

A Televisão
6 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (79)

A caminho das oitenta edições, a Audimetria Semanal deste sábado centra-se na ficção e no entretenimento. Apesar destas escolhas, também a Informação é relembrada, assim como os reality-shows. Já sabe quais são as escolhas desta semana?

Não? Então sintonize-se com o Pai à Força, a Alma e a Gente, os especiais da segunda temporada de Peso Pesado e a telenovela Remédio Santo para perceber porquê!

Conto consigo!

RTP1

O último episódio de Pai à Força, transmitido no último domingo, deu nas vistas. Num dia em que as segundas temporadas de Peso Pesado e Casa dos Segredos ditavam o abandono de dois concorrentes, a série da estação pública destacou-se no horário que antecedeu o Telejornal.

Em números, Pai à Força ascendeu aos 8,1% de audiência média e 25,6% de share, tendo sido o segundo programa mais visto do primeiro canal, e o sétimo mais visto do dia. À mesma hora, a concorrência apostava em filmes, nomeadamente O Rafeiro e O Código da Vinci. Tanto para a SIC como para a TVI, essas transmissões não resultaram. A produção protagonizada por Pepe Rapazote venceu, e provou que anteceder os noticiários de fim de semana com séries pode surtir resultados para a estação pública.

Apesar de, mesmo com um lead-in razoável, o Telejornal ter sido o menos visto de domingo, conseguiu comparecer no top dos cinco programa mais vistos do dia, com 10,1% de audiência média.

De referir igualmente que, no sábado, também a série Os Compadres liderou no horário das 19h00, combatendo desta forma os filmes transmitidos pelas privadas.

RTP2

Conduzido por um dos maiores historiadores portugueses, A Alma e a Gente tem feito história no segundo canal. Apesar de, em tempos, ter conseguido atingir melhores resultados, é ainda na atualidade um dos grandes programas da RTP2.

Aos sábados, pelas 19h30, José Hermano Saraiva dá a conhecer aos telespetadores figuras que fizeram história na nossa pátria, que pelos mais variados motivos merecem ser destacadas.

No último, dia 15 de outubro, o programa foi o sétimo mais visto da RTP2, tendo registado 0,9% de rating e 3,4% de share. Tendo em conta que deixei de seguir A Alma e a Gente há algum tempo, temo que o seu conteúdo e forma de realização tenham permanecido praticamente idênticas. O objetivo de se preservar a essência do programa e, simultaneamente, do próprio apresentador, assim o exigiam.

No entanto, será que algumas mudanças mais profundas não levariam a melhores resultados?

Afinal, os ingredientes estão lá, só faltam as ideias!

SIC

Peso Pesado 2011 02 Lb 0146 Concorrentes Audimetria Semanal (79)

Já toda a gente reparou que a segunda temporada de Peso Pesado está longe de obter os resultados alcançados pela primeira. A concorrência não o permite, nem os próprios canais temáticos, que têm sugado vários telespetadores das generalistas. Desta forma, e pressupondo que a direção de programas da estação de Carnaxide já chegou a esta conclusão, para quê lançar Daniel Oliveira às feras aos domingos, após a gala?

Os especiais conduzidos pelo apresentador de Alta Definição até podem funcionar como uma recompensa pelo seu trabalho, mas não resultam em termos de audiências. Assim, e se ao domingo Bárbara Guimarães e os seus concorrentes até conseguem alcançar um valor razoável, qual o propósito de se transmitir de seguida um especial que leva a que os telespetadores do terceiro canal fujam para a TVI?

Em números, e no último domingo, esta aposta da estação de Carnaxide registou apenas 5,6% de audiência média e 17,7% de share, ficando claramente atrás do final da gala da segunda temporada da Casa dos Segredos e, “felizmente”, à frente do filme transmitido pela RTP1, Eu sou a Lenda.

Perante tais resultados, qual seria e será o objetivo pretendido por Luís Marques e companhia limitada?

TVI

Se há novela que tem conseguido ser, durante as últimas semanas, a mais vista, é Remédio Santo. A produção da estação de Queluz de Baixo, apesar de não atingir as mesmas audiências que as suas antecessoras, tem mantido o seu público fiel agarrado aos ecrãs.

Da autoria de António Barreira, e com um elenco de luxo composto por nomes como Margarida Marinho, Rita Pereira, Patrícia Tavares ou João Catarré, Remédio Santo tem funcionado como um autêntico fármaco para o horário nobre do canal da Media Capital.

Por exemplo, durante esta semana, e à exceção de terça-feira, dia em que a RTP1 transmitiu uma partida de futebol para a Liga dos Campeões, a novela da TVI marcou sucessivamente o top dos cinco programas mais vistos do dia, não dando hipóteses à concorrência.

Mesmo com a nova aposta de Carnaxide a dar cartas na programação do terceiro canal, a verdade é que Rosa Fogo ainda tem de captar a atenção de muitos telespetadores para conseguir fazer frente a Remédio Santo.

Afinal, esta é a prova de que a ficção da TVI é ainda um dos seus grandes trunfos. E contra provas, não há argumentos!

Número da semana

8,3%

Foi esta a audiência média registada pela final de MasterChef. O concurso conseguiu ser o sétimo programa mais visto do dia.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.