Audimetria Semanal

Audimetria Semanal (78)

Sete dias passaram e mais uma vez a Audimetria Semanal marca presença no horário nobre d’A Televisão.

Está preparado para entrar no mundo das audiências? Se sim, fique a saber que os destaques desta semana se baseiam em telespetadores, desporto e muito entretenimento. Positivamente ou negativamente, os quatro programas destacados deste sábado já fizeram história na televisão nacional.

Pelos melhores ou piores motivos? Sintonize-se!

RTP1

A Voz do Cidadão iniciou um novo capítulo, e o objetivo da estação do Estado em ouvir os telespetadores continuou a ser colocada em prática. Assim, e depois de uma pausa, o programa exibido ao sábado à noite, imediatamente após o Telejornal, regressou em força para tentar perceber as críticas positivas e negativas por parte dos portugueses.

Os resultados são ainda baixos tendo em conta, por exemplo, os do último sábado. A Voz do Cidadão foi o quinto programa mais visto da RTP1, tendo alcançado 4,8% de audiência média e 13,4% de share. Se atentarmos à tabela dos dez programas mais vistos do primeiro canal, então podemos concluir que, por pouco, Herman José não conseguiu mais telespetadores que a oferta televisiva das 21h00.

O prejudicado foi, obviamente, MasterCher que, nesse dia, se ficou pelos 21% de share. O lead-in promovido pel’A Voz do Cidadão não conseguiu ser suficiente para que o concurso de culinária da estação pública, que se aproxima da final, registasse uma melhor audiência.

Assim, questiono: estarão os telespetadores interessados em ouvir as queixas de tantos outros sobre os conteúdos do primeiro canal? Duvido.

RTP2

É uma das apostas do segundo canal que mais tem feito história ao fim de semana. Durante a tarde, e a partir da RTP2, os telespetadores podem contar com várias horas dedicadas ao desporto. E porque todas as semanas refiro que a estação do Estado consegue ser alternativa, este Deporto 2: é uma prova disso mesmo.

Com modalidades para todos os gostos e géneros, o segundo canal consegue agradar a gregos e a troianos, transmitindo provas de vólei, basquetebol, andebol, atletismo, surf, ciclismo, motoclismo, entre tantas outras. Um compacto de qualidade de desporto, para todos os fãs desta área.

Assim, destaque para o resultado do último sábado e domingo. Se, no dia 8 de outubro, o programa conseguiu alcançar 1,2% de audiência média e 7,1% de share (segundo mais visto da RTP2), no dia 9 de outubro o resultado foi de 1,2% de rating e 5,9% de share.

Numa altura em que muitos são os que não vivem sem os conteúdos oferecidos pela Sport TV, a RTP2 consegue, mais uma vez, ser uma boa solução para tal situação.

SIC

O destaque da semana  da SIC na Audimetria deste sábado vai para Júlia Pinheiro. O talk-show que por ela é conduzido na estação de Carnaxide teve, nos últimos cinco dias úteis, uma audiência razoável. Apesar de a liderança de Você na TV! ser ainda indiscutível, é necessário salientar que Querida Júlia e A Praça da Alegria competiram, por vezes, taco a taco.

Assim, e se no início da semana foi o programa matinal da estação pública que conseguiu atingir melhores resultados do que Júlia Pinheiro, na quinta e sexta-feira o talk-show do terceiro canal alcançou melhores resultados. Mesmo sabendo que as Comemorações do 13 de outubro promoveram a adesão dos telespetadores ao talk-show da SIC, é de salientar que também na sexta-feira este ficou empatado com A Praça da Alegria.

Por outras palavras, ambos os programas alcançaram 2,4% de audiência média. Assim, e tendo em conta que o primeiro lugar das manhãs está entregue à estação de Queluz de Baixo, é de salientar que os restantes estão ainda um pouco indefinidos. A Praça da Alegria ocupa a segunda posição contudo, em alguns dias, consegue ser ultrapassada por Júlia Pinheiro.

O que acontecerá até ao final do ano?

TVI

Foi apresentado inicialmente por Fátima Lopes. Com pompa e circunstância, a antiga apresentadora da estação de Carnaxide aceitou um desafio que era marcado pela animação em estúdio. Com diferentes jogos, e com muito dinheiro para oferecer, Agora É Que Conta tornou-se num sucesso no primeiro momento em que foi para o ar.

No entanto, e depois de Fátima Lopes se ter passado a dedicar-se às tardes de Queluz de Baixo, os resultados decaíram em grande escala. Se, quando a atual cara de A Tarde É Sua já registava alguns valores menos bons, com a entrada de Leonor Poeiras começou a sentir-se novamente a crise de Quem Quer Ganha. Tal como no antigo concurso da TVI, também Agora É Que Conta se transformou num call-tv, para que os telespetadores consigam ganhar elevados prémios em dinheiro.

Com este objetivo, as audiências decaíram, e nem mesmo a inclusão de um DJ de serviço conseguiu captar a atenção de mais telespetadores. A verdade é que Agora É Que Conta, tal como já se suspeitava, tem os dias contados, estando já a ser preparado um novo concurso para as tardes de Queluz de Baixo.

A pergunta é a seguinte: acabará esta nova aposta por seguir o percurso que Quem Quer Ganha e Agora É Que Conta?

Imaginação, precisa-se!

Número da semana

10,6%

Foi a audiência média registada pelo Especial Informação na estação pública, a propósito do Orçamento de Estado para o próximo ano. A aposta da RTP1 conseguiu tornou-se o quarto programa mais visto do dia.

Até para a semana!


/* ]]> */