fbpx

Audimetria Semanal – 2ª edição

A Televisão
5 min leitura

Alt


Boa noite. Está em linha a segunda edição da Audimetria Semanal. Preparado para ficar a par dos resultados dos principais programas televisivos?

A análise incide desde o dia 3 a 8 de Abril

Resumo Semana

A semana foi ganha pela TVI. Apesar de a estação de Queluz no domingo ter ficado bastante próxima da RTP1 (26,6% de share, contra 25%), e de na segunda-feira ter sido ultrapassada por ela, conseguiu, no geral, bons resultados audiométricos. O share diário mais alto do canal da Media Capital foi de 29,5%, na quarta-feira, abaixo dos 30,6% que a SIC obteve um dia depois.

O confronto da semana

Escolher um duelo nesta semana é complicado. Mas aponto para o que ocorreu no horário das 19:00, na quarta-feira, entre O Preço Certo, Paraíso e Morangos com Açúcar. Se a série da TVI liderou, o concurso apresentado por Fernando Mendes ficou-se obviamente pelo segundo lugar. Mas desengane-se se pensa que a novela da SIC esteve mal. Muito pelo contrário. Nos primeiros episódios, Paraíso alcançava shares na ordem dos 20%. Nos últimos, e num horário bastante diferente do seu, bateu os 24%! Melhor que Nós Por Cá portanto. Não será este um sinal?

Estrela em Ascenção

Há muito que as tardes não eram tão renhidas, mas, de facto, há alguém que se pode gabar dos resultados do seu talk-show. Júlia Pinheiro, apesar de muitas vezes ser ultrapassada pela concorrência vai percorrendo o seu caminho devagar, mas bem. Por outras palavras, vai vencendo e perdendo, sabendo que é disto que se faz a televisão. Com calma a apresentadora procura combater as novelas da hora de almoço e, posteriormente, a “inimiga” Fátima Lopes. Uma tarefa difícil, que nos últimos tempos tem sido combatida com moderação.
De referir que, na quarta e quinta-feira, As Tardes da Júlia dominaram das 14:00 às 17.00, com uma quota de mercado na ordem dos 30%.

O desastre da Semana

Super Miúdos tem vindo a portar-se bem. Durante a semana tem conseguido shares na ordem dos 20%. No entanto, quando a concorrência fica mais forte, ou seja, quando há futebol, o concurso apresentado por Sílvia Alberto desce drasticamente. Por exemplo, na quinta-feira, com o Benfica na SIC, Super Miúdos ficou-se pelos 10% de share.

O melhor de cada canal

RTP – Jornal da Tarde. Faça frio ou faça sol, o noticiário da hora de almoço da RTP1 é consecutivamente o mais visto das 13:00. Apesar do Jornal da Uma por vezes se aproximar durante a semana, são raras as vezes em que o ultrapassa. Mesmo sem a liderança da Praça da Alegria, o Jornal da Tarde consegue recuperar do segundo lugar do talk-show da estação pública.

SIC – Lua Vermelha. A série de vampiros da SIC não se portou mal nos dias “especiais” de exibição. Com a ajuda do futebol na quinta-feira, foi o quarto programa mais visto do dia com 10,1% de rating e 24,3% de share. Sinceramente, acho que já está na altura de Nuno Santos apostar em Lua Vermelha durante a semana.

TVI – Meu Amor não dá tréguas à concorrência. A vitória em todos os dias da semana é simplesmente brilhante. Sim, é uma novela, mas os portugueses são soberanos. Quando se gosta, gosta-se mesmo!

Expectativas

No próximo domingo estreia o novo concurso da SIC, Achas Que Sabes Dançar, e não só! Na RTP1, vai para o ar o primeiro episódio de O Cubo. AltDe quem será a vitória? Bom, eu aposto no programa de dança, apresentado por João Manzarra.
Pessoalmente estou desejoso para ver os chamados “cromos” a fazer más figuras, e ficar impressionado com o talento escondido que há em Portugal quando vir as “estrelas”.

Não tenho dúvidas que Jorge Gabriel perca no domingo. O que não tenho a certeza são os valores que o concurso da SIC vai fazer. Isto porque se Achas Que Sabes Dançar resultar, poderá não só ser o novo Ídolos do terceiro canal, como também o ajudará a melhorar os resultados de domingo.
Quanto à TVI, prevejo uma semana tranquila, na liderança.

De referir que as férias da Páscoa acabam no domingo e, como tal, os resultados da RTP2 e do Cabo devem descer.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.