fbpx

Audimetria Semanal – 11ª Edição

A Televisão
5 min leitura
Alt

Boa noite. Seja bem-vindo à décima primeira Audimetria Semanal!

Resumo Semanal

A semana foi marcada pela partida da selecção portuguesa para a África do Sul. O Mundial já começou, e a RTP1 está a lucrar com isso. Nesta sexta-feira, o primeiro jogo do campeonato do mundo, exibido às 15:00, chegou aos 48,9% de share. Tais valores fazem-me crer que, mesmo sem os direitos dos jogos da selecção portuguesa, a SIC vai lucrar com os 18 que vai transmitir.
A pergunta “hoje dá algum jogo do Mundial?” tem ganho relevo, traduzindo-se por isso numa vontade de querer ver futebol, bom futebol.
Quem lucra com isso? O primeiro e terceiro canal.

De referir ainda a estreia de Tás Aqui Tás Apanhado. O novo programa de apanhados da estação de Carnaxide estreou bem, e marcou presença no top dos 5 programas mais vistos do dia.

Estrela em Ascenção

Perfeito Coração – A novela da SIC é destacada na edição desta Audimetria Semanal pelos passos que foi dando. Ontem, a estação de Carnaxide transmitiu o último episódio de Perfeito Coração. Resultado? 13,3% de rating e 36,5% de share. É necessário apenas relembrar o início desta novela, que começou por ser exibida aos fins-de-semana. Devido aos seus valores considerados razoáveis, a SIC decidiu apostar nesta produção diariamente. As coisas correram bem e, apesar de Perfeito Coração não ter de certa forma ameaçado a liderança das novelas da TVI, proporcionou ao terceiro canal bons resultados.
Palavras para quê?

O Pior da Semana

E-Especial já aqui foi falado e, graças aos resultados que tem vindo a obter volta a sê-lo. Desde que se efectuaram mudanças no programa, nomeadamente com o cenário, com o próprio nome, e com alguns conteúdos, que o magazine da SIC tem vindo a descer. Sinceramente, duvido que os portugueses tenham notado as diferenças que enunciei, o que me faz concluir que a concorrência está mais forte. Basta olhar para os valores do último sábado. Enquanto E-Especial fez 3,8% de rating e 21,2% de share, Top + trepou aos 6% de audiência média e 30,7% de share. Motivos de preocupação para Daniel Oliveira?
O melhor de cada canal
RTP1 – Já se sabe que aos fins-de-semana, qualquer programa em directo e à tarde costuma alcançar um resultado agradável. Exemplo disso é o Programa das Festas que, apesar de nem sempre liderar aos sábados, consegue alcançar uma média de 25% de share. Tendo por base este aspecto e considerando que nesse mesmo directo se juntou Tony Carreira, a selecção portuguesa, e milhares e milhares de pessoas no Parque Eduardo VII, percebem-se os resultados alcançados: 6,4% de rating e 35 pontos. Força Selecção deu força à RTP1, que venceu há oito dias atrás com 26,4% de share.

SIC – Grande Reportagem SIC – O espaço de informação da estação de Carnaxide foi o segundo programa mais visto de domingo, e conseguiu uns merecidos 10,3% de rating e 30,4% de share. De facto, este é o dia da semana que a Grande Reportagem SIC melhor resultado consegue. E penso que este pormenor, acaba por valer ao canal de Balsemão, o mérito e a credibilidade de uma das marcas da casa: a informação.

TVI – A estação de Queluz de Baixo dominou a tarde de terça-feira. O jogo entre a selecção portuguesa e Moçambique parou o país, mesmo sendo considerado um encontro particular. Os 53,5% de share que a partida obteve, comprovam exactamente isso.

Expectativas

Sem Viver a Vida, e com uma Passione fraca, Sentimentos vai melhorar a sua performance. Na sexta-feira passou a barreira dos 36 pontos, por exemplo. Por outro lado, e tal como já referi, os jogos do Mundial vão rebentar com a escala das audiências em Portugal. As partidas com a selecção portuguesa vão proporcionar à RTP1 resultados bastante elevados.
A grande prejudicada será a TVI, e principalmente a SIC, pois mesmo com direitos de alguns jogos, nos dias em que nenhum estiver na sua grelha, as coisas vão ficar “pretas”. Junho vai ser o mês do primeiro canal!

Até para a semana!
Siga-me:
Redactor.