fbpx

Audiências à Lupa: fevereiro 2013

Diana Casanova
5 min leitura

Audiencias_Lupa2012

Depois do primeiro mês do ano, regressamos para olhar as Audiências à Lupa de fevereiro. As tendências face a janeiro mantêm-se, de certa forma, com a predominância de A Tua Cara Não Me É Estranha na TVI e Dancin’ Days na SIC. Mas vejamos como se comportaram as generalistas e o Cabo nesta luta renhida (às vezes nem tanto) das audiências.

Fevereiro 1

Pelo gráfico das audiências de fevereiro vemos que a luta se mantém renhida, particularmente na primeira metade do mês entre a SIC e TVI, mas o fosso alarga-se um pouco posteriormente. Realmente, esta era uma tendência que já se vinha assistindo desde o ano de 2012 e agora acentuou-se, já que os produtos de ficção da SIC ganham mais peso e, sem concorrência à altura durante este mês, a verdade é que Carnaxide foi líder no horário nobre e com pouca concorrência. Quanto à TVI, naturalmente e também como já vem sendo hábito, tem especial preponderância nos fins de semana.

A RTP1 continua a sua queda brusca, registando apenas uma vez um valor superior aos 15% de share. Eu diria que é realmente esta a situação mais dramática e, provavelmente, mais injusta desta nova forma de medição de audiências, pois a verdade é que a TVI e SIC mantêm valores dentro daqueles que lhes são normais, mas a estação pública teve uma descida abrupta, com o Cabo a valorizar-se cada vez mais. De facto, atualmente, ao contrário do que acontecia há uns meses, o Cabo raramente é ultrapassado, o que demonstra, lá está, uma tendência de diversidade que continua a ser valorizada pelos portugueses.

Mas vejamos como se comportam os concorrentes aos fins de semana.

Fevereiro 2

É curioso verificar que a TVI e SIC registam tendências proporcionais, enquanto a RTP é o inverso. Crescimentos das duas privadas são compensadas com perdas da RTP e vice-versa. Esta é uma situação que não deixa de ser interessante reparar. Tendência semelhante se assiste em relação ao Cabo. Como seria de esperar é nos domingos que a TVI é mais forte, mas aos sábados continua a não ser ultrapassada, na mesma. A Tua Cara Não Me É Estranha a fazer das suas, como já vem também sendo hábito desde as anteriores edições, o que acaba por impulsionar os resultados do canal aos domingos.

Mas vejamos os números do mês em resumo.

Fevereiro Quadro

A RTP2 registou valores mais reduzidos face a meses anteriores, tendo como máximo apenas 3,8% de share. Face a janeiro, assistiu-se a um alargamento da margem da liderança da TVI, quer durante os fins de semana, quer nos dias úteis, tendo em fevereiro registado mais cerca de 3 pontos de share médio do que a sua concorrente direta – SIC. Contudo, já que realçar também a média da RTP1, que não chegou aos 12% de share, e tendo um valor mínimo deplorável. Quanto aos restantes canais, têm amplitudes de resultados alargadas.

As audiências estão ao rubro. Ora existe uma aproximação, ora existe um distanciamento. Isto é que tantas paixões e anseios cria em muitas pessoas, algumas diretamente ligadas aos canais, outras nem tanto, mas a verdade é que a televisão portuguesa há muito não gerava tanto interesse, pois com as alterações a vários níveis, os canais tentam adaptar-se e inovar (não muito, convenhamos), e é sempre curioso ver qual é a reação dos portugueses. Será que, afinal de contas, procuram assim tanto algo diferente, ou não passam de comentários da boca para fora? É isso que continuaremos a ver amanhã, com mais um Audiências à Lupa, desta feita, de março. Fique atento.

Redatora e cronista