fbpx

Audiências à Lupa: agosto 2012

Diana Casanova
5 min leitura

Audiencias Lupa2012 Audiências À Lupa: Agosto 2012

O verão termina com o mês de agosto e setembro já trará muitas novidades… pelo menos em termos televisivos. Contudo, será importante, antes, perceber a evolução dos canais face aos meses anteriores e compreender se algum levará vantagem. Assim, olhemos as Audiências à Lupa do mês de agosto.

Agosto1 Audiências À Lupa: Agosto 2012

Tal como já vinha sendo tendência dos meses anteriores, assistimos a uma aproximação da SIC à TVI, que ainda assim continua a liderar. De facto, tipicamente no verão a estação de Carnaxide consegue cativar mais espetadores, e desta vez o mês de agosto serviu para construir a força de «Dancin’ Days» na linha da frente do horário nobre, com «O Astro» e o boletim informativo do canal a fazerem bons resultados. Será que as novelas da TVI estão a maçar os portugueses? Acho que estas audiências indiciam isso mesmo. Será que as novelas da SIC são melhores? Bem, provavelmente não, mas são diferentes. E após anos a fio a acompanhar as tramas de Queluz de Baixo, agora os portugueses parecem querer mudar.

Apesar disso, é de realçar uma grande instabilidade e um «ora ganhas tu, ora ganho eu», que afetou ambos os canais. A RTP1 mantém a sua tendência de afastamento e, ainda assim, por vezes, aproximando-se da SIC, mas apenas em situações esporádicas de valores particularmente negativos por parte de Carnaxide. Além disso, a RTP2 usufruiu neste mês da emissão dos Jogos Olímpicos, que impulsionaram e bem os resultados do canal, particularmente no início do mês, voltando depois aos seus valores normais.

Por último, escusado será dizer que o Cabo continua a sua senda de descolagem face às generalistas. Trata-se de uma tendência espectável e que se vai manter no futuro, quanto a mim. Vejamos como foi o comportamento aos fins de semana.

Agosto2 Audiências À Lupa: Agosto 2012

Com os principais formatos de domingo a irem de férias, a SIC e TVI ficaram bastante próximas, contudo com a estação de Queluz de Baixo a conseguir garantir sempre a vitória. Já a RTP conseguiu subir um pouco mas nunca acima dos 15% de share, uma média deplorável para o canal, mas que já vem sendo hábito – veja-se ali aquele valor perto dos 10% no dia 5 de agosto. A SIC e TVI evoluíram num sentido convergente, enquanto a RTP1 e RTP2, de forma divergente, com o primeiro canal a ter um crescimento ao longo do mês.

Ora olhemos os números do mês, como habitualmente.

Agosto Quadro A Audiências À Lupa: Agosto 2012

Férias. A RTP1 foi de férias, de certeza. Em agosto registo um resultado deplorável. A RTP2 beneficiou dos Jogos Olímpicos e conseguiu valores acima do habitual. A SIC e TVI mantêm-se próximas, mas a estação de Queluz de Baixo continua a comandar as audiências das generalistas… mas com menos peso. O horário nobre parece estar a fraquejar, fruto também da concorrência de Carnaxide que parece ter acertado nas produções que colocou no horário noturno. Ainda assim, a SIC regista uma grande amplitude de valores (veja-se o mínimo e máximo) enquanto a sua concorrente direta é mais estável. O Cabo, por sua vez, mantém-se longe e não será tão cedo alcançado.

É curioso, ainda, observar que a média de semana e fim de semana é muito próxima em todos os casos, como seria de esperar nas férias. É que os hábitos mudam e não estão dependentes do «trabalho no dia seguinte».

É certo que com as férias, houve espaço para a SIC se conseguir aproximar da líder TVI, e essa permissão por parte da gestão de grelha da TVI poderá sair muito cara. É que uma vez abrindo a porta, já é difícil fechar. E «Dancin’ Days» parece ir por aí dentro sem dó… e «Gabriela»? Outra trama da Globo que cativa os portugueses e tem resultados inesperados. Em setembro é que será a prova dos nove, já que também teremos «Secret Story 3» e «Toca a Mexer». Quem vencerá? Cá estaremos para ver. Faça as suas apostas que nós regressamos em breve com a análise de setembro.

Redatora e cronista