Ao Ritmo da Balança

«Ao ritmo da balança» – 1ª Análise de «Toca a Mexer!»

Boa-noite! Sejam bem-vindos «Ao Ritmo da Balança», a nova rubrica do A Televisão que fará uma análise semanal sobre a semana e sobre as galas de domingo à noite do novo programa da SIC, «Toca a Mexer!».

Estreou no domingo, na SIC, o programa que vai pôr pessoas que sofrem de obesidade a fazerem o que mais gostam: dançar. Os concorrentes treinarão ao longo da semana para perder peso e ensaiarão as coreografias que apresentarão ao público e ao júri aos domingos à noite.

A eliminação dos concorrentes será baseada no voto do júri, que atribui uma pontuação de 1 a 10, a percentagem de peso perdido e o voto dos espectadores. De entre todos os concorrentes em jogo, aquele que tiver menor pontuação será eliminado.

Genérico

Mariana Domingues, semifinalista da quinta edição do «Ídolos», foi a escolhida pela direção da SIC para dar voz ao genérico de «Toca a Mexer!». Na minha opinião, Mariana foi uma boa aposta da SIC pois a mesma já tinha revelado no programa de talentos os seus dotes para a música. Porém, a música não é de todo a mais feliz. É mais do mesmo. O refrão repete-se imensas vezes.

Apresentadora

Depois de «Peso Pesado», Bárbara Guimarães volta a ser cara de um novo programa. Desde o início, esta era a primeira escolha por parte da direção da estação de Carnaxide. A meu ver, Bárbara foi uma boa aposta neste formato. A apresentadora mostrou estar à altura do desafio imposto: sempre bem-disposta e com um enorme sorriso, divertida, “brincou” com os concorrentes, mostrou a vontade e interação com o público presente assim como os jurados, etc. Basicamente, trinfou. Basicamente, triunfou e regressou em grande. O único aspeto que considero que fixou aquém foi o visual. Estava à espera de um pouco mais. Penso que deveria ter usado um vestido mais formal por se tratar de uma estreia.

Diários

Os diários do «Toca a Mexer!» serão apresentados por Rita Ferro Rodrigues. Esta dará conta, de segunda a sexta, do dia-a-dia dos concorrentes. Para mim, também esta apresentadora foi uma boa aposta da SIC pois Rita já estava um pouco esquecida do público e, com este programa, pode voltar a surpreender.

 

Concorrentes

São 14 os concorrentes que aceitaram o desafio de mudarem a sua vida dançando e perdendo peso e também ganhar hábitos alimentares mais saudáveis. Neste primeira gala, os concorrentes estrearam a pista de dança da SIC com um estilo de dança a gosto de cada um mostrando primeiramente uma diversidade de estilos.

No geral, acho que os concorrentes souberam agarrar o desafio não só por terem mostrado que querem e sabem dançar, assim como, comprometeram-se a perder peso alcançando assim perdas de peso favoráveis e agradáveis de ver.

Júri

No meu entender, a escolha dos jurados foi a maior desilusão. O júri que avalia os concorrentes domingo após domingo é constituído por Paulo Futre, Diana Chaves e Miguel Abreu. Para fazer parte do grupo de jurados, a SIC deveria ter selecionado melhor os comentadores das atuações dos concorrentes. Para este tipo de concurso, o júri deveria ser constituído por profissionais no ramo (dança), algo que não aconteceu. E essa má escolha comprovou-se durante a gala.

Paulo Futre, ex-jogador de futebol teve momentos inoportunos para falar fazendo uma avaliação muito básica e simples do que viu. Diana Chaves é outra. Embora esteja relacionada com o mundo televisivo, Diana esteve aquém das expetativas. Na minha opinião, apenas faz parte do júri por ser exclusiva do canal e por demonstrar charme e elegância. Por fim, Miguel Abreu foi a surpresa. O encenador, ator e produtor, nunca antes visto na “caixinha mágica”, foi, de entre os jurados, oque esteve melhor pela qualidade dos seus comentários.

Equipa

A equipa é, nada mais nem menos, do que uma excelente aposta. Esta, formada por Teresa Branco, Marco de Camillis e Nuno Silva, promete acompanhar os concorrentes durante o concurso.

Foi no «Peso Pesado» que a fisiologista Teresa Branco “deu nas vistas”. A fisiologista voltou a ser uma aposta forte do canal. Esta será a responsável pela alimentação dos concorrentes que será crucial para perderem peso, um dos grandes objetivos da competição.

Bailarino e coreógrafo, Marco de Camillis irá por os “gordinhos” a dançar. Será então o responsável por fazer a coreografias que serão apresentadas nas galas de domingo.

A surpresa no leque é Nuno Silva. O treinador tem como função ajudar os concorrentes a perderem peso, chegando assim ao final da semana “mais leves”.

Audiências 

O programa da SIC estreou com 8,1% de rating e 20,3% de share o que coloca o programa no 9º programa mais visto do dia com cerca de 800 mil espetadores. Um resultado pouco animador para e estação que perdeu assim, por quase metade, sobre o seu concorrente direto, «Casa dos Segredos 3» da TVI. Espero que as próximas galas alcancem um valor aceitável e na medida do esperado que ajude a estação a aumentar o seu share diário.

Expulsão

Muito provavelmente o público não estava à espera de que na primeira gala um concorrente fosse expulso… mas foi isso que veio a acontecer. No final do primeiro programa, Mónica foi expulsa do programa estando empatada com Vera. Porém, Vera levou a melhor visto ter perdido maior percentagem de peso. Restam agora 13 concorrentes…