A Reportagem Rubricas

Secret Story – A Casa dos Segredos

O Início

É um dos mais recentes sucessos da TVI no campo da ficção. Espírito Indomável seguiu as pisadas das suas antecessoras e tem-se afirmado, dia após dia, como a telenovela líder de audiências em Portugal.

Coincidência ou não, foi precisamente durante a apresentação à imprensa da história de e Rafael, em Maio último, que André Cerqueira falou sobre a possibilidade de, em Setembro, a estação que dirige apostar num novo reality-show. “Se nós acreditarmos que o público quer de volta uma coisa que é uma marca da TVI como um reality-show, a TVI o fará”, disse o director de programas ao jornal 24 Horas.

Hoje, quatro meses depois, chega finalmente ao ecrã o tão falado formato. E tanta tinta que fez correr durante todo o Verão, (publicidade gratuita, leia-se).

Se, inicialmente, se pensou que seria Big Brother o escolhido, cedo a imprensa descobriu que a aposta recairia num “primo” do Grande Irmão, o não menos polémico Secret Story.

Ao que parece, a aposta podia até ter sido feita há mais tempo, no entanto, por questões orçamentais, acabou por ser adiado até 2010.

{youtube}i-H66HYLWEo&feature=related{/youtube}

 

E o que é afinal este programa?


O original é francês e por território gaulês vai já na sua quarta edição.

Secret Story, História Secreta em português, tem várias semelhanças com o programa que revolucionou a televisão portuguesa em 2000, uma vez que tudo gira à volta de uma casa com 12 concorrentes, que estão vedados do mundo exterior e são vigiados 24 sobre 24 horas na apelidada Casa dos Segredos, tendo cada um deles a função de descobrir, no decorrer do programa, o segredo escondido por outra pessoa.

Caso um elemento descubra o segredo do outro, o primeiro confronta-o, na Câmara da Verdade (substituta do antigo confessionário), testando-o, através de perguntas de respostas sim e não. O concorrente que estiver a ser testado é ligado a um polígrafo que detectará a veracidade das suas respostas. Se o segredo for desvendado, o candidato que o conseguiu fazer ganha, de imediato, 10.000€.

Dentro da Casa dos Segredos haverá um telefone vermelho, A Voz, que dá ordens e missões aos concorrentes, fazendo com que estes ganhem ou percam dinheiro. Um pouco semelhante ao que acontecia em Masterplan, que a SIC transmitiu em tempos.

Ainda assim, e, ao contrário do que acontecia em Big Brother, neste programa cada elemento só pode nomear participantes do sexo oposto e haverá somente dois nomeados por semana. Todavia, caso assim o entenda, A Voz poderá alterar as regras a qualquer altura, fazendo com que alguns candidatos ganhem imunidade, por exemplo.

 

 

Os poderes de A Voz


É um pequeno telefone vermelho, mas a sua importância e poder dentro da Casa dos Segredos é muita. Eis os principais mandamentos dos concorrentes:

– Interromper qualquer actividade e manter o silêncio de imediato quando A Voz falar;

– Nunca questionar qualquer uma das decisões de A Voz;

– Jamais interromper A Voz;

– Nunca recusar uma missão secreta ou uma tarefa colectiva;

– Jamais revelar a sua missão secreta;

– Explicar de forma clara e honesta a votação para as nomeações;

– Agir e falar respeitosamente dentro da casa;

– Nunca revelar o seu segredo a outro candidato;

– Nunca pedir para falar com A Voz num local diferente do confessionário;

– Chamá-la por A Voz, quando quiser falar com “ela”.

 

A Casa dos Segredos


As obras da casa que mais segredos vai guardar nos próximos três meses começaram a 22 de Julho e duraram cerca de dois meses. Após esse período, na Venda do Pinheiro está já montada uma habitação com cerca de 600m2 de área, divididos por dois pisos.

Desengane-se quem pensa que a casa que serviu de pano de fundo a Big Brother roubava totalmente a privacidade de quem lá viveu! É que a nova habitação será ainda pior! Tudo porque o vidro está presente na totalidade das paredes da casa.

Todas as divisões estão alinhadas em paralelo com a sala, que será como que o “coração” do espaço, e todas as paredes em comum com esta divisão são de vidro. Quer isto então dizer que a casa de banho tem uma parede em comum com a sala, que é de vidro, onde se poderá visualizar quem está a tomar banho, por exemplo.

No “coração da casa” há uma peça de mobiliário que se destaca: um enorme sofá vermelho, em forma de U. É aqui que os concorrentes aproveitarão para conviver e falar com Júlia Pinheiro, sempre que houver ligações em directo à Venda do Pinheiro. Ao fundo da sala está a cozinha, também encarnada, e a zona de refeições.

As restantes divisões da casa ficam à esquerda da sala, mas a vista panorâmica continua, à direita. Nesse lado também há uma grande parede de vidro, com vista para o jardim, onde se pode visualizar muita relva e uma piscina oval.

Para além destas divisões, que podem ser vistas quer por concorrentes quer pelos telespectadores, há ainda pelo menos três espaços secretos, onde decorrem provas secretas ou servirão para esconderijos dos candidatos.

A garantia de que nada vai escapar às imagens é total, até porque há câmaras por todo o lado! No tecto, por cima dos sofás, da mesa da cozinha e das áreas de trabalho, como o fogão ou o lava-loiças.

Mas há mais! Muitas são as câmaras que circulam num corredor que cerca as paredes exteriores da casa, como o espelho da casa de banho ou dos quartos, que tem por detrás uma câmara, ou as janelas de vidro negro, ao longo das paredes de topo da sala e da cozinha.

 

 

As Regras


Tal como em qualquer outro programa televisivo, antes de entrar na casa, cada um dos 12 concorrentes assinou um contrato e nesse documento existem várias regras que não poderão ser quebradas.

Para além de todo o secretismo que terá que ser mantido até ao final do concurso, na mala dos concorrentes há muitas coisas que não poderão estar presentes.

Cada um dos participantes poderá levar apenas uma mala e um objecto que lhes recorde a família ou os amigos. Tudo será perscrutado pela Voz, que poderá obrigar um concorrente a ceder algum objecto que vá contra os regulamentos do programa.

Não poderão entrar telemóveis, rádios a pilhas, walkman, disckman, leitor de CD, computador, organizer, agenda, PDA, televisão, calendário, despertador, relógio, secador de cabelo, maquilhagem, medicamentos não aprovados pela produção, roupa de marcas visíveis, bebidas alcoólicas, jogos ou livros.

 

Os concorrentes


Foram mais de 60 mil as candidaturas recebidas pela produção do programa. Destas, 1000 receberam uma cuidadosa analise dos responsáveis que escolheram 60 candidatos, posteriormente submetidos a testes psicotécnicos e avaliados por dois psicólogos contratados pela produção.

Posto isto, 48 acabaram por ser dispensados, sobrando assim 12, 6 mulheres e 6 homens. Embora muitas revistas e jornais anunciem que são 14 ou 16 os seleccionados, foi o próprio André Cerqueira quem afirmou que serão apenas 12 os participantes, pelo menos numa fase inicial: “Antes de o programa começar, os 12 escolhidos irão estar espalhados por hotéis de todo o país, sem poderem contactar com o exterior. Tudo será feito sob o maior sigilo”, revelou o director de programas à TV Guia recentemente.

Embora as histórias estejam no “segredo dos deuses”, a imprensa tem avançado com alguns dos segredos que serão guardados em Secret Story.

Ao que tudo indica, entre os escolhidos está uma transexual, que tudo fará para manter o seu segredo longe do pensamento dos seus colegas. À semelhança desta concorrente, também um homem e uma mulher terão que esconder que já foram casados no passado. E o grande desafio será, precisamente, o de ocultar dos restantes participantes essa relação passada, tentado ao máximo fingir que não se conhecem.

Rumores à parte, é a própria Júlia Pinheiro quem explica que as histórias são, efectivamente, surpreendentes, ao afirmar: “(Seret Story) é um jogo muito mais intenso psicologicamente do que o BB, porque existe uma espécie de subdrama que eles suportam (…), alguns deles muito complicados, outros nem tanto. Cada um tem de esconder o seu e, se jogarem bem, talvez consigam guardá-lo e descobrir o do vizinho, ganhando mais dinheiro”.

 {youtube}ZsLEk5UcRhk&feature=related{/youtube}

 

A apresentação


Mais do que os concorrentes, foi o lugar de apresentador do novo reality-show aquele que mais tinta fez correr na imprensa ao longo dos últimos três meses.

Na voz de Teresa Guilherme, responsável pela apresentação de seis edições de Big Brother, a cara de um reality-show desta categoria terá que ter algumas características específicas: “Primeiro, este tipo de reality shows têm de ser apresentados por pessoas mais velhas, e neste caso, refiro-me a Júlia Pinheiro ou Manuel Luís Goucha. Acho que se o Manuel Luís Goucha fosse convidado, era homem para aceitar o desafio. Depois, os concorrentes têm de ter respeito e confiança pelo apresentador.”, explicou em entrevista à revista TV 7 Dias.

E quem foram, afinal os nomes que estiveram em cima da mesa, ou melhor, que a imprensa anunciou? Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha e Fátima Lopes chegaram a recolher alguns “apoios”, no entanto, acabaram por ser Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro as mais faladas.

Se, a primeira é experiente neste tipo de formatos, a segunda é a mais carismática apresentadora do momento, não esquecendo que também já conduziu vários reality-shows. Só acerca de três semanas da grande estreia é que a cara de As Tardes da Júlia confirmou ser ela a eleita. Os motivos? “Porque me apeteceu, porque é giro!”, afirmou a também directora de formatação de conteúdos ao jornal Diário de Notícias

Ainda assim, dizem as más-línguas que toda esta indecisão em torno do apresentador está relacionada com um desentendimento entre Júlia Pinheiro e André Cerqueira. Alegadamente, o director de programas não queria que fosse a sua colega a apresentar Secret Story, mas sim Fátima Lopes ou Teresa Guilherme. Esta situação fez ainda com que a cara de As Tardes da Júlia quase aceitasse um convite da televisão de Carnaxide para mudar de ares. Entretanto, tudo isto acabou por ser desmentido por todas as partes em questão.

Apesar de tudo, o nome da “eterna senhora televisão” parece nunca ter estado em cima da mesa. A explicação é simples e Júlia Pinheiro fez questão de abrir o jogo, em entrevista à revista TV 7 Dias: “Andamos a pensar fazer este reality-show há três anos ou mais. E ficou logo decidido que tínhamos de marcar um novo ciclo, para que não fosse confundido com o BB. Portanto, nunca se pensou repetir a Teresa. Ir buscar o mesmo universo não fazia sentido, porque é uma história nova. (…) Tranquilamente, está definido que serei eu a apresentar o programa e achei muita graça que as pessoas introduzissem o público nisso, porque ajudaram-nos a vender o programa. Nunca disse que era a Teresa ou eu. Era mais um Segredo”.

Rumores e polémicas à parte, o certo é que, ao lado de Júlia Pinheiro estarão Leonor Poeiras e Pedro Granger. Enquanto que a primeira regressa “às origens”, o segundo estreia-se nesta função.

Os dois jovens terão como tarefa a condução das emissões diárias, após o Jornal Nacional, bem como os Extras, após a meia-noite, não esquecendo ainda as reportagens e o auxílio à principal apresentadora nas galas de domingo.

 

O TVI DIRECT

À semelhança do que aconteceu com o Big Brother, também Secret Story terá direito a um canal cujas emissões são exclusivamente vindas da Casa dos Segredos.

Apesar de tudo, este canal estará apenas disponível na plataforma MEO, que concedeu ao TVI DIRECT a posição 10 da grelha normal. As emissões arrancam já hoje, logo após o término da emissão em directo pela TVI.

 

Expectativas

A estreia de um programa coloca sempre em alta as expectativas de muitas pessoas. Se há quem pense que os resultados de Big Brohter são inalcançáveis, também há quem defenda que Secret Story marcará uma nova era televisiva.

“Os portugueses já têm saudade de espreitar novamente pela fechadura, mas tudo vai depender das histórias e dos enredos que criarem”, defende Teresa Guilherme. Opinião que é partilhada por Piet Hein-Backer: “este formato tem todas as condições para vencer”, confessou o antigo responsável pela Endemol Portugal à TV 7 Dias.

André Cerqueira vai mais longe: “As pessoas ainda não têm noção do que é este reality show. Em Espanha, por exemplo, Secret Story monopoliza a antena de forma brutal. As regras são totalmente diferentes das do Big Brother. Enquanto aí as pessoas eram normalíssimas, no Secret Story, todas têm um segredo muito bem escondido. O grau de complexidade que este formato vai causa é avassalador!”. Já Júlia Pinheiro vai mais longe: “Temos a expectativa real de que a nossa aposta possa fazer a diferença”, confessou ao Diário de Notícias.

 

Curiosidades

Liliana Aguiar, que participou na terceira edição de Big Brother e que actualmente apresenta Sempre a Somar nas madrugadas da TVI, confessou à imprensa que gostava de fazer algo relacionado com o programa, como apresentar as emissões diárias ou fazer reportagens. Até ao momento, parece que nenhum convite surgiu.

­Também Vítor Emanuel, que fez várias peças humorísticas ao lado de Júlia Pinheiro em programas como Quinta das Celebridades ou Primeira Companhia revelou à imprensa que teria todo o gosto em voltar a fazer equipa com a directora de formatação de conteúdos. Mais uma vez, o convite não existiu.

Quem podia estar em Secret Story era João Manzarra. Segundo vários órgãos de comunicação social, o apresentador de Ídolos era um dos desejos de André Cerqueira para figurar na equipa do novo reality-show. Todavia, o rapaz decidiu continuar na SIC e o director de programas acabou por chamar Pedro Granger.

Chama-se Daniela Martins, é portuguesa, tem 22 anos e participou na versão original de Secret Story, em França. E, como prova de que os segredos que estão em jogo são “surpreendentes”, aquele que esta jovem guardou era verdadeiramente inesperado: nada mais, nada menos, do que ter traído o namorado, há cerca de cinco anos, com Cristiano Ronaldo. Embora não tenha ganho o prémio final, Daniela faz hoje sucesso no mundo da música

As semelhanças entre Big Brother e Secret Story não se ficam apenas pelo conteúdo. Também no nome os dois formatos estão próximos. É que, em França, o Grande Irmão é conhecido por Loft Story.

 

Secret Story em números

30 câmaras

100 pessoas a trabalhar nos bastidores

300 m2 de Jardim

1 apresentadora

2 repórteres

12 figurantes estrearam a Casa dos segredos

2 nomeados por semana

68 perguntas faziam parte do primeiro questionário

 

Há 10 anos o país parou para conhecer o Big Brother. Está preparado para o que aí vem?

Secret Story, estreia hoje, às 21h45 na TVI

{youtube}cJVR0TamsUk&feature=player_embedded{/youtube}

 

Fontes: Jornal de Notícias, Jornal I, Correio da Manhã, Diário de Notícias, 24 Horas, TV 7 Dias, TV Guia, TV Mais, Nova Gente, Mariana, Maria, ANA, Telenovelas

Tags
  • zito

    mas sao todos os medicamentos ou alguns??? :S

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close