A Reportagem Rubricas

“Peso Pesado” – Do primeiro ao último quilo

Reportagem TVU Peso Pesado

Foi o programa sensação deste Verão, que catapultou a SIC Mulher para o top de canais mais vistos do universo cabo e, sete meses depois de anunciada, a versão portuguesa estreia hoje na SIC generalista.

The Biggest Loser, um formato norte-americano, estreou por terras de “tio Sam” no décimo nono dia de Outubro de 2004. Começava aqui uma nova forma de fazer televisão e um programa que prometia ajudar a melhorar a vida dos habitantes dos Estados Unidos da América. De então para cá, o formato vai já na sua décima primeira edição e o sucesso é cada vez maior.

Mas não é só na América do Norte que The Biggest Loser tem êxito. O programa já ganhou “asas” e é actualmente transmitido em mais de 25 países, sendo que 2011 foi ano escolhido pela Ucrânia e por Portugal para o estrear.

Sobre o nome de Peso Pesado, está tudo a postos para mudar mentalidades e tornar a vida dos portugueses mais saudável!

Para a temporada de estreia, Luís Marques e companhia decidiram escolher 10 pares que estão há mais de um mês e meio fechados na Herdade Peso Pesado, em Alcácer do Sal, sobre fortes medidas de segurança e totalmente afastados do que se passa cá por fora. Cada uma destas vinte pessoas luta contra o excesso de peso e só aquele que perder uma maior percentagem de peso será vencedor.

Vários são os desafios a que serão submetidos, onde podem vencer prémios individuais ou de equipa, desafios principais mais exigentes a nível físico e mental, ou, como não podia deixar de ser, tentações às quais têm que resistir. Os prémios, esses, vão de bens matérias a visitas de entes queridos, tão importantes nesta “dura batalha”.

Como foi dito anteriormente, numa primeira fase, há 10 duplas, com diversos tipos de ligações. Todas as semanas, as duas duplas com menor percentagem de peso ficam abaixo da linha amarela e têm que se submeter à votação dos colegas. O problema é que, muitas vezes há concorrentes imunes e esses ficam fora da votação.

Os concorrentes expulsos do programa poderão regressar ao mesmo, dependendo do seu desempenho fora da herdade, uma vez que continuarão a ser seguidos por treinadores, mas tal não será documentado com filmagens a aplicar na transmissão televisiva. O critério de repescagem de ex-concorrentes será também a evolução do seu peso.

 

Na grande final, que será emitida em directo, em meados de Julho, há dois vencedores: o que perdeu uma maior percentagem de peso dentro da Herdade Peso Pesado e aquele que perdeu a maior percentagem de peso em casa.

 

As duplas

As inscrições arrancaram no inicio de Janeiro e durante o mês de Fevereiro mais de 10 mil pessoas acorreram ao primeiro casting. Todavia, de todas elas, apenas 20 ganharam o passaporte que oferece a estadia na Herdade Peso Pesado. Ei-los:

Paula e Rodrigo

Mãe e filho

43 e 18 anos

Inscreveram-se para conseguir perder peso e porque Paula se preocupa muito com o facto de o filho mais velho ser obeso tão novo.

A mãe acredita que se tivesse um peso normal seria a mesma pessoa, mas no seu entender, seria melhor, pois teria mais amor-próprio e gostaria mais de si mesma.

Já Rodrigo adora fazer compras e gosta do estilo que tem. No entanto ambiciona poder comprar certas roupas e até fazer compras nas mesmas lojas que os seus amigos.

João e Sandra

Ex-casal

33 e 28 anos

Estes dois ex-namorados pretendem ser mais saudáveis, ter mais agilidade e mais resistência física.

João considera-se uma pessoa feliz. É bem-disposto e brincalhão, embora muito competitivo e determinado.

Já Sandra considera que o cansaço, a falta de resistência física e a enorme dificuldade em encontrar roupa com a qual se sinta bem são as principais dificuldades que sente por ser obesa.

Maria José e Márcia

Mãe e filha

50 e 32 anos

Inscreveram-se porque ambas têm o mesmo objectivo: emagrecer e ter uma vida saudável.

Muito gulosa, Maria José crê que ser magra não a faria melhor pessoa, mas ficaria mais bonita e com melhor aparência.

Com a sua participação no programa, Márcia ambiciona perder 70kg e alterar vários hábitos, nomeadamente melhorar a alimentação, praticar desporto e ter uma vida mais saudável.

Fátima e Tânia C

Amigas

38 e 26 anos

São grandes amigas e conhecem-se há cerca de 12 anos. Consideram-se as melhores amigas.

Tânia quando era mais nova queria ser actriz de telenovelas, enquanto que Fátima quer voltar a ser quem era! Pretende mostrar aos filhos a pessoa que eles nunca conheceram, e pela qual perguntam quando olham para as fotografias antigas da mãe.

Paulo e Ana

Padrasto e Enteada

35 e 29 anos

Esta dupla pretende, principalmente, provar que consegue tomar conta das suas vidas.

Ana sonha em ter filhos, tratar deles e poder ter uma vida familiar estável. Já o marido da sua mãe, para além de perder peso, tem como objectivo auxiliar a enteada nesta sua nova fase, e ajudá-la a atingir os seus objectivos dentro da herdade.

Ricardo e Filipe

Vizinhos

29 e 33anos

Estes vizinhos pretendem perder o maior número de quilos para que consigam ter uma vida melhor.

Ricardo diz que o seu maior defeito é ser preguiçoso. Sente que nunca fez nada para emagrecer, pois nunca teve iniciativa para tal.

Já Filipe quer voltar a ser quem era e a ser o pai que sempre foi.

Fábio e Vanessa

Namorados

21 e 20 anos

Estes dois jovens têm o sonho de casar e constituir família.

Fábio gostava de voltar a fazer desporto. Se fosse mais magro seria uma pessoa melhor em todos os sentidos, principalmente na saúde e auto-estima.

Já Vanessa gosta de si por dentro, oposto do que é por fora. Admite que se fosse magra seria uma pessoa melhor, mais alegre e feliz.

Rúben e Cristina

Ex-colegas de trabalho

22 e 30 anos

Inscreveram-se com o objectivo de melhorar a condição de vida.

Rúben está muito motivado e tem muito apoio de todos os seus amigos e familiares. O seu maior sonho é ser feliz e ser um homem realizado a nível profissional e amoroso.

Cristina admite que seria uma melhor pessoa se fosse mais magra. Pretende provar com a sua participação que é capaz de perder peso.

Karen e Tânia J

Amigas on-line

18 e 18 anos

As duas amigas consideram que perder peso é mais importante do que o prémio final de Peso Pesado.

Tânia quer mostrar a todos que consegue perder peso, enquanto que Karen tem como objectivo no programa alterar os seus hábitos alimentares e perder 70kg.

Tiago e Susana

Irmãos

31 e 28 anos

Esta dupla de irmãos esteve sempre ligada ao desporto e actualmente não o praticam devido ao excesso de peso.

Susana acredita que só conseguirá ser feliz depois de ser saudável, pois terá mais auto-estima, mais mobilidade e mais aptidões para viver melhor.

Tiago diz que para ser feliz, falta-lhe uma vida amorosa e ter muitos filhos.

 

Os Treinadores


Para além de ter feito um casting para os concorrentes, a produção do programa fez também testes para encontrar a Jilian e o Bob portugueses. E muita tinta correu na imprensa até se chegar aos dois nomes finais.

José Moutinho, o “chefe” de Primeira Companhia, que passou em tempos na TVI, foi um dos primeiros a ser apontado como treinador de Peso Pesado. Todavia, tal acabou por não acontecer. Houve também quem se “oferecesse” para o lugar. Paulo Manso, actor português e personal trainer chegou a afirmar à TV Guia que gostaria de ser um dos treinadores da versão portuguesa de The Biggest Loser, bem como Hugo Marques, antigo concorrente de Secret Story, da TVI.

Todavia, os responsáveis pelo acompanhamento dos vinte concorrentes de Peso Pesado são mesmo Sara Freitas e Rui Barros, dois profissionais bastante ligados ao exercício físico e ao bem-estar e que já acompanharam casos de perda de peso com muito sucesso.

A jovem, de 31 anos, é solteira, já estudou arquitectura e admitiu ser bastante exigente, mas confessou à imprensa que já se emocionou durante as gravações: “Sim, já me emocionei bastante. Há determinados concorrentes com histórias de vida emocionantes, que nos levam mesmo a abraçar aquele momento de uma maneira espectacular. Deixam-nos sem palavras”.

Já Rui Barros, de 39 anos, é casado e tem dois filhos. Segundo ele “O grande objectivo é, claro, perder peso, mas há toda uma estrutura mental que temos de ajudar as pessoas a alterar. Estamos a falar de pessoas deslocadas da sociedade e psicologicamente afectadas com alguns dramas. São pessoas que não se souberam libertar de algumas angústias. Se saírem da herdade com a auto-estima mais elevada, ainda que tenham algum peso, já valeu a pena”.

 

A apresentadora


Quando a televisão de Carnaxide anunciou que iria adaptar para a realidade portuguesa The Biggest Loser, logo se especulou sobre quem o iria apresentar. João Manzarra chegou a admitir à imprensa que seria “um presente” conduzir este reality-show, bem como Carolina Patrocínio, confessa fã do programa.

Chegou-se a escrever ainda em algumas revistas que este poderia ter sido o programa reservado para Fátima Lopes, caso a comunicadora não se tivesse mudado para a TVI.

Contudo, parece que desde o início estava decidido quem apresentaria Peso Pesado. E foi aliás este um “isco” para a trazer para a SIC. Há nove anos na TVI, Júlia Pinheiro regressou este ano a Carnaxide e logo com a responsabilidade de conduzir aquele que é, por muitos apelidado de “programa do ano”.

Ainda antes do arranque de Peso Pesado, a comunicadora mostrou-se bastante confiante no êxito deste: “Vai ser um grande sucesso e vai correr lindamente. As pessoas vão ter ternura pelos concorrentes e vão emocionar-se”, disse, na altura, à imprensa.

Mais recentemente, em entrevista à TV 7 Dias, a apresentadora voltou a falar sobre este projecto: “É um formato que revela profundamente a humanidade das pessoas. Ou seja, não basta contar apenas as histórias e fazer o percurso de vida. Nós vamos ver ali, de facto, aquelas pessoas a mostrarem dúvidas, resistência, dor, vitória, alegria e a vida a mudar”, começa por dizer, acrescentando, em seguida: “Quando derem por isso, eles vão ver que as coisas vão correr bem, porque já estão diferentes. Portanto, são vitórias que estão a ser conseguidas. E o programa, a esse nível, é comovedor, porque há um lado de transparência que normalmente os concorrentes de um reality não têm, porque não estão tão expostos e não dão tanto. Estes estão a dar tudo. A moldura de alimentação daquelas pessoas é uma prisão. Eles vão sair da prisão… à nossa frente”, adiantou, sem contudo admitir as lágrimas que já derramou durante o programa.

Para além de tudo isto, Júlia Pinheiro afirmou ainda, há poucos dias, que terá uma postura diferente da adoptada pela apresentadora da versão original: “O nosso formato é feito em cima do original, mas claro que existe uma adaptação à realidade portuguesa. A apresentadora, por exemplo, é diferente. A dos EUA e da Austrália são muito passivas, muito cépticas. Eu tenho um envolvimento mais cúmplice e próximo com os concorrentes”, frisou, em declarações à Notícias TV.

A equipa médica


Também os médicos da versão portuguesa de The Biggest Loser causaram falatório antes do início do programa.

Se Fernando Póvoas, Humberto Barbosa e Miguel Stantley chegaram a ser anunciados como certos em Peso Pesado, a escolha da produção acabou por recair numa equipa do hospital privado dos lusíadas e pela fisiologista Teresa Branco, que será a responsável pela alimentação dos concorrentes, em conjunto com a sua equipa, onde se destaca Paulo Sousa Costa, responsável pela gestão da imagem dos participantes, e namorado da apresentadora Carla Matadinho.

Devido à mecânica do concurso, estará em permanência na Herdade Peso Pesado uma equipa constituída por médicos e enfermeiros do referido hospital, para o caso de algum dos concorrentes necessitar de assistência.

 

O Canal Peso Pesado


Numa iniciativa totalmente inovadora, face às restantes adaptações de The Biggest Loser, a estação de Carnaxide e a Meo juntaram-se e criaram um canal totalmente dedicado a Peso Pesado.

Disponível 24 horas por dia na posição 11 da plataforma da MEO e é semelhante ao que já aconteceu no passado com o Ídolos (SIC) e Casa dos Segredos (TVI). Mas a versão portuguesa de The Biggest Loser tem uma diferença, é gravado e vai ter um atraso de cerca de um mês.

O canal Peso Pesado conta com conteúdos exclusivos que não vão ser emitidos na SIC generalista. Está garantido a exibição de quatro horas de programação original, que serão sucessivamente repetidas ao longo do dia. O canal conta ainda com uma aplicação que permite aos clientes aceder a vários conteúdos como o perfil dos concorrentes de Peso Pesado, dicas dos treinadores que os acompanham, rever os programas ou música para acompanhar exercício físico.

 

O prémio final


Como em qualquer programa de televisão, também em Peso Pesado existe um prémio monetário final. De acordo com a imprensa, o concorrente que perder a maior percentagem de peso dentro da Herdade Peso Pesado receberá 50 mil euros. Já aquele que perder a maior percentagem em casa também receberá um prémio, não se sabendo ainda de quanto, sendo provável que seja perto de 20 mil euros.

Para além destas quantias, por cada dia que permanecem no programa, cada concorrente recebe 25€, o que, ao final de um mês perfaz a quantia de 750€ e se ficar durante os quatro meses de duração de Peso Pesado chegará a casa com 3 mil euros no bolso.

Apesar de tudo, o maior prémio que cada um destes concorrentes poderá receber é mesmo uns quilos a menos e uma nova vida.

 

Curiosidades


Ao contrário do que inicialmente se pensou, a versão portuguesa não recebeu o nome de Peso Certo, como acontece na transmissão do programa na SIC Mulher, mas sim de Peso Pesado. Os motivos para esta opção não são conhecidos.

Por cá, o programa terá emissões diárias. Embora não seja em directo, de segunda a sábado há o diário dos concorrentes, num programa com cerca de 30/40 minutos de duração e, ao domingo, haverá a tão ansiada pesagem e consequente expulsão. De acordo com Luís Marques, Peso Pesado terá a lógica de uma telenovela, uma vez que “Tem narrativa, e as emissões são como episódios”.

A concorrente mais pesada pesa 170 quilos e, no total, os 20 participantes pesam duas toneladas e 600 quilos.

Sandra Pereira, vencedora da última temporada de Ídolos foi a escolhida pela SIC para dar voz ao genérico de Peso Pesado, numa adaptação do tema da versão original Proud, de Heather Small (ex M-People).

A SIC apostou numa promoção original a este programa. Para além de vários anúncios televisivos, de imprensa e de outdoor, a estação colocou ainda vários mupis espalhados pelas cidades do Porto e Lisboa que eram “apenas” uma grande t-shirt branca.

A apresentação à imprensa de Peso Pesado teve também um dado curioso, uma vez que foi o primeiro evento a que Nuno Santos, ex-director de programas do canal, não compareceu, uma vez que se havia mudado para a RTP dias antes.

Fique agora com alguns vídeos sobre o programa em que quem perde mais, ganha!


 

Peso Pesado, a não perder, hoje à noite, pelas 21h35, na SIC!

  • Penso que li no SIC Blog que o nome escolhido foi “Peso Pesado” e não “Peso Certo” por causa de não confundirem com o programa “O Preço Certo”, da RTP1

  • Vítor Carvalho

    Excelente trabalho Tiago!
    Informação detalhada do programa, dos concorrentes, de toda a equipa! Não te escapou nada!

    Estreia finalmente hoje o programa pelo qual todos ansiamos! Quanto à muita especulação feita em torno do programa, acho que não será razão minimamente suficiente para o programa perder audiência, bem pelo contrário, todos os participantes me parecem felizes e tenho a certeza que têm as melhores das condições dentro e fora do programa.

    Quanto ao prémio, já sabemos que não estamos na América, mas verdade é que se puderam dar 100.000 euros ao vencedor de ‘Portugal Tem Talento’, acho que 50.000 euros não é um prémio justo para o vencedor de ‘Peso Pesado’. Mas é verdade que a dinâmica do programa é outra e o que interessa não é o dinheiro, mas sim perder peso! Já para não falar que a produção deste programa face aquele ganho por Filipe Santos nem se compara, quer ao nível financeiro, quer ao nível funcional.

    Quanto aos treinadores, vai ser difícil demover um espectador e fã acérrimo (como eu) das qualidades de Jillian e Bob, no entanto, acho seriamente que nos vamos apaixonar por Sara e Rui, uma dupla igualmente bem escolhida que se aprimora de qualidade e não de fama.

    A apresentadora, a ‘Querida Júlia’ é sem dúvida a melhor escolha! Tenho a certeza que a sua contribuição para o programa vai ser enorme e estou convencido que a sua participação enquanto apresentadora neste grande programa será também um convite aos telespectadores para o programa matinal da SIC!

    Eu vou ser um dos telespectadores que vai acompanhar o programa!

    Mais uma vez, Muitos Parabéns pela Reportagem!
    Um excelente trabalho!

    Um forte abraço,
    Vítor Carvalho

  • Ana

    Parabéns pelo vosso “resumo” do programa!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close